Fique atento: todo botijão Liquigás deve trazer lacre inviolável com a marca sobre a válvula. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre violado (lacre quebrado ou solto).
O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.
O consumidor deve conferir se a marca estampada em relevo no botijão é a mesma do lacre e da etiqueta. Se o botijão estiver sem o lacre ou com lacre sem marca, quebrado ou solto, deve ser recusado. A compra deve ser feita apenas em revendedores autorizados e nunca em pontos de venda informais ou clandestinos.
– Sempre deixe o registro fechado quando não estiver usando o fogão; – Ao receber o botijão de gás na sua casa, verifique se ele está em bom estado. Ou seja, não possui partes amassadas, enferrujadas ou lacre corrompido.
O lacre serve para proteger a integridade do seu botijão. Para removê-lo, jamais utilize objetos pontiagudos! Ele deve ser tirado de maneira segura, sem o uso de ferramentas que possam danificar a válvula do botijão.
Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente. Não use ferramentas, pois pode danificar a válvula e causar vazamento. Retire a etiqueta e leia atentamente as instruções para o correto manuseio do produto.
Segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio; Gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme. O rosqueamento deve ser feito somente com as mãos.
Vale ressaltar, sempre esvazie seu botijão ou leve o casco vazio! Nunca leve em hipótese alguma o mesmo cheio na mudança, já que pode causar um acidente muito grande e afetar você e as pessoas que estão trabalhando na mudança.
O Registro é um dispositivo que bloqueia o fluxo do gás do Botijão para o fogão. Ele deve permanecer fechado sempre que o gás não estiver sendo usado. As abraçadeiras são pequenos anéis empregados para ajustar, e fixar a mangueira ao fogão e ao regulador de pressão do Botijão.
Por exemplo, se houver um incêndio por conta de um vazamento, a temperatura vai subir muito, a pressão interna do botijão aumenta, então pode ser que ocorra uma explosão por conta do derretimento do material. Mas pode sossegar: no dia a dia, não há nenhum perigo de explosão do botijão.
O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso. Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto.
Poucas pessoas têm consciência, mas os acidentes vão desde asfixia até incêndios e explosões. Por isso, cuidado, não deixe o gás ligado. Então se você não sabe o que fazer caso esqueça o gás ligado, nós te daremos dicas para que você possa evitar acidentes e garanta a sua segurança e da sua família.
Gás. – antes de bater à porta, fechar a chave do botijão de gás de cozinha e/ou registro da central de gás para evitarmos vazamentos. Como também, caso sua casa possua aquecedor de água a gás, também desligue o registro.
O botijão deve ficar em um local arejado. A mangueira não deve estar ao lado do fogão. Ele deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância dos ralos.
É considerado o tamanho ideal para o uso residencial. Dependendo da frequência de uso, esse gás pode durar, em média, cinquenta dias. Se usássemos a medida em horas podemos dizer que um botijão de 13kg dura cerca de 40 horas. Uma residência que possui cerca de dois moradores pode durar por dois meses ou até mais.
Para que serve o buraquinho no registro do botijão de gás?
8 - Qual a função do furo na tampa do regulador? Todos os reguladores para gás possuem um furo na tampa que é o Respiro de Ar. Através desse Respiro o diafragma de borracha pode trabalhar e consequentemente regular a pressão de saída. ATENÇÃO - Pelo respiro do regulador APENAS pode haver saída de AR.
Onde colocar o botijão de gás do cooktop? Muita gente se pergunta onde colocar botijão de gás quando se usa um cooktop instalado em uma ilha. Bem, o ideal é que o botijão não fique armazenado nessa ilha, mas pois isso aumenta as chances de acúmulo de gás.
Como saber se o registro do gás está aberto ou fechado?
Não é difícil descobrir o posicionamento. Caso o registro esteja na horizontal, significa que o registro está fechado, que não há passagem de gás. Se estiver na vertical, há passagem de gás normal até o fogão.
Embora seja raro que um botijão de gás exploda ao ficar exposto ao sol, isso não é recomendado. O calor excessivo pode comprometer os componentes de segurança, como a válvula de alívio de pressão, o que aumenta o risco de acidentes e vazamentos.
É perigoso colocar o botijão de gás dentro do armário?
Em hipótese alguma mantenha seu recipiente de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira.
Caso ele esteja aberto ou com qualquer tipo de defeito na válvula, o gás poderá sair, o que representa um significativo risco de incêndio, explosão ou mesmo intoxicação por meio da instalação.
A válvula foi pensada para que qualquer pessoa consiga mantê-la aberta e fechada. Utilizar ferramentas para apertar o registro, além de desnecessário, pode causar danos no registro de gás.
Desenrosque o regulador de pressão do botijão vazio e segure o bico do regulador na vertical para encaixá-lo no botijão cheio. Gire a borboleta do regulador até ter certeza de que ela está totalmente apertada. Por fim, abra o registro de gás que foi fechado no primeiro passo.