As aves possuem as penas como excelente proteção contra o frio, mas as penas não esquentam, apenas mantêm o pássaro aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuiem a sua temperatura e podem causar algumas doenças como pneumonia e corizas.
Penas não são fonte de calor, mas um isolante térmico. Por isso que proporcionar um local agradável e sem uma corrente de ar forte é fundamental para quem tem aves. Estes animais conseguem manter uma temperatura de até 40ºC, entretanto são sensíveis a rajadas de vento e mudanças do tempo.
Proteção. Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio, o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido das baixas temperaturas ...
Quando uma ave sente frio, ela tende a diminuir sua atividade metabólica, fica mais quieta e suas penas ficam mais eriçadas. Esses comportamentos são respostas fisiológicas que visam economizar energia e manter o calor corporal. Mesmo na natureza, essas adaptações podem ser observadas.
As aves conseguem arrepiar as penas e ao fazerem isso, criam uma camada protetora de ar quente em volta do corpo que diminui muito a perda de calor. Outra adaptação é um eficiente mecanismo de aproveitamento de calor em uma das partes do corpo das aves mais sensível à perda de temperatura: as patas.
PÁSSARO SENTE FRIO? COMO AGASALHAR SUA AVE NO INVERNO
O que acontece com os pássaros no inverno?
No inverno é comum os pássaros ficarem mais quietos e desanimados, e para dar mais força e vitalidade a eles é importante acrescentar vitamina à sua alimentação. Tomando o devido cuidado bom as baixas temperaturas, seu pássaro não terá problemas com o frio. Em caso de dúvidas, consulte sempre o veterinário!
Além disso as gaiolas devem ser penduradas em locais longe do vento e correntes de ar frio, se possível dentro de casa, especialmente durante a noite onde as temperaturas são mais baixas. Para os viveiros externos a proteção com algum tipo de capa também é válida.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
Prefira lâmpadas aquecedoras, especialmente as de cerâmica ou infravermelhas, que geram calor, mas não iluminação. Coloque-as fora da gaiola, mas focadas para a casa do pássaro. Assim, o animal poderá escolher entre zonas mais quentes e outras mais frescas no seu espaço.
Se você estiver se perguntando qual a temperatura corporal das aves, em média ela varia em torno dos 39°C aos 42°C, mesmo quando o ambiente está mais frio. Ou seja, um pássaro saudável tem a mesma temperatura que um humano com febre alta!
Confira algumas dicas para ajudar a manter suas aves mais quentinhas no inverno. Evite deixar a gaiola exposta a correntes de ar frio. Invista em capas para as gaiolas ao anoitecer. Se possível, também use o aquecedor, desde que regule a temperatura adequadamente.
Odor. O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves.
Em vez disso, prefira acomodar a gaiola em uma sala usada pelos pais para descansar ou para assistir à televisão em volume moderado. Os pássaros são bastante sensíveis a mudanças de temperatura e a correntes de ar, por isso não deixe a gaiola em frente de portas, ar-condicionado, aquecedores ou janelas.
Periquitos Australianos: 5-18 anos Araras: 30-50 anos ou mais (dependendo da espécie) Pombas: 20 anos ou mais (na natureza é cerca de 5 anos) Cacatuas: 20-60 anos dependendo da espécie Papagaios (Amazona): 25-75 anos Papagaios do Congo: 40-60 anos ou mais Papagaios eclectus: 30-50 anos ou mais Jandaias e Maritacas: 10- ...
Quanto tempo um pássaro pode ficar sem beber água?
Uma pesquisa sobre os efeitos da privação de água em aves durante o transporte revela que períodos superiores a 6 horas podem ser prejudiciais ao bem-estar das aves.
O Petrel das neves ou Petrel branco (Pagodroma nivea) é uma das únicas três aves exclusivamente da Antártica, tendo a distribuição de reprodução mais a sul que qualquer ave.
Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro.
Forros, Fundos e Saias são excelentes higienizadores, pois eles retêm as sujeiras que caem da gaiola e impedem que elas caiam no chão, deixando o ambiente sempre limpo!
Separar um cantinho agradável longe do frio, é uma forma eficaz de como aquecer o filhote de passarinho. Atente-se para as características do clima e à variação de sensibilidade de espécie para espécie, em todo caso, verifique as condições ideais com o veterinário.
Pássaros que estão com frio tendem a ficar mais quietos e menos ativos. Se o seu pássaro parece cansado, sonolento ou não está se movendo tanto quanto o normal, é um sinal de que ele pode estar sofrendo com o frio. Assim como os humanos, os pássaros também podem tremer quando estão com frio.
Como não possuem glândulas sudoríparas, se utilizam de outras maneiras para eliminar o calor. As aves possuem um centro termorregulador, localizado no sistema nervoso central, que é responsável pelo controle dos mecanismos fisiológicos e reações comportamentais que controlam e mantém a temperatura corporal.
O que fazer quando o passarinho está morrendo de calor?
2. Banho para se refrescar. Ofereça banhos regulares ao pássaro, usando um borrifador ou uma banheira própria para aves. Isso ajuda a manter a plumagem limpa e a regular a temperatura corporal.
É importante sempre lembrar de oferecer uma fonte de calor (lâmpada de aquecimento emite apenas calor, não emite luz!) para sua ave nos dias mais frios, com temperatura abaixo de 22ºc já pode ser necessário o devido cuidado!
Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.