A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
Se o ar no interior dos pneus estiver quente, ele se expande e provoca uma leitura errada da pressão, indicando um valor maior do que o real. “Se não for possível calibrar com os pneus frios, o recomendável é considerar uma diferença de 10% a 15% na pressão para compensar o efeito do ar quente”, observa Magliano.
Quanto tempo esperar esfriar o pneu para calibrar?
Temperatura dos pneus é fundamental
A calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
Afinal, não basta apenas saber como calibrar o pneu, é preciso entender quando o procedimento deve ser feito. Diferente do que muitos imaginam, saber de quanto em quanto tempo é preciso fazer a calibragem é bem simples: em geral, o ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso.
Porque quando o pneu está rolando sobre o asfalto, ele vai se esquentando e o aumento de temperatura faz aumentar a pressão interna. Então medir a pressão do pneu já aquecido será distorcida com talvez duas ou três libras a mais.
Como calibrar o pneu corretamente? Dá diferença calibrar o pneu quente?
É melhor calibrar o pneu frio ou quente?
A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
Como calibrar pneus quando estão frios ou quentes? No entanto, se a calibragem for verificada enquanto os pneus estão quentes, adicione 0,3 bar (4,35 PSI) à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. A pressão deve então ser verificada e reajustada com os pneus frios.
O ideal é que você calibre os pneus pela manhã, ao menos uma vez por semana, com os pneus em temperatura ambiente, em local próximo de onde seu carro estiver estacionado. Evite rodar mais que 2 ou 3 km e em alta velocidade antes de calibrar.
Quanto tempo um carro parado para calibrar um pneu?
Especialistas indicam que o carro poderá ter algum dano mais complexo se ficar mais de 15 dias parado. No entanto, alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar eventuais desgastes. Pneus: em relação aos pneus, é importante calibrar os pneus com a pressão máxima que consta no manual do veículo.
Quando o item se encontra vazio ou então excessivamente cheio, a banda de rodagem (a área de contato do pneu com o solo) não roda de maneira eficaz. Isso reduz os níveis de aderência, proporcionando falta de estabilidade — algo muito perigoso para todo tipo de veículo.
Em dias de chuva, a calibragem correta faz uma diferença ainda maior. Pneus calibrados com pressão abaixo do recomendado favorecem a aquaplanagem (perda total de aderência devido à água na pista).
Tanto pneus murchos quanto pneus excessivamente cheios podem comprometer a estabilidade do veículo. A área de contato da banda de rodagem com o solo é afetada, reduzindo a aderência e aumentando o risco de acidentes.
Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A calibração deve ser feita com o carro vazio e os pneus frios, ou seja, se o carro foi ligado após ficar mais de duas horas parado e fez um trajeto máximo de 3 km em baixa velocidade. Assim, é possível usar no calibrador os níveis especificados pelo fabricantes e atingi-los de forma correta.
A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.
Pressão acima da ideal vai tornar 0 carro mais “duro”, menos confortável, forçar os componentes da suspensão e o que é pior: reduzir a durabilidade do próprio pneu.
Para usufruir do potencial máximo da durabilidade de um pneu, é necessário que a temperatura dos talões (medida na base dos mesmos) mantenha-se próxima de 80ºC. Acima desta temperatura inicia-se um processo de degradação térmica dos talões que reduz progressivamente a vida útil do pneu.
A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento. Um pneu quente aumenta a pressão do pneu e pode causar acidentes.
Quando o veículo estiver com carga máxima, a pressão deve ser aumentada para 35 psi. - Pneus 195/55 R16: Utilizando da carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi para os pneus dianteiros e traseiros. No entanto, com carga máxima, essa pressão deve ser elevada para 35 psi.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
Veículos que trafegam grandes distâncias durante o mês: calibre os pneus a cada 500km, caso aconteça antes dos 15 dias. Veículos com pouco uso durante o mês: calibre os pneus uma vez a cada 30 dias.
O aquecimento resulta da qualidade das borrachas utilizadas e da estrutura do pneu. Com efeito, quando as borrachas sofrem deformações de natureza dinâmica absorvem, em cada ciclo de deformação, uma maior ou menor quantidade de energia. Esta energia armazenada transforma-se em calor e eleva a temperatura do pneu.