Pode estornar comissão?
É restrita a possibilidade de estorno de comissões aos casos de insolvência do comprador, conforme o artigo 7º da Lei nº 3.207/57, sendo vedada a interpretação ampliativa para considerar lícito o estorno em casos de inadimplência ou cancelamento de contratos, uma vez que não se pode transferir ao empregado os riscos do ...O que a lei diz sobre comissão de vendas?
Art 2º O empregado vendedor terá direito à comissão avençada sôbre as vendas que realizar. No caso de lhe ter sido reservada expressamente, com exclusividade, uma zona de trabalho, terá êsse direito sôbre as vendas ali realizadas diretamente pela emprêsa ou por um preposto desta.Pode descontar comissão de venda cancelada?
Para o relator, os cancelamentos e trocas estão inseridos no risco do negócio (art. 2º da CLT), que deve ser suportado exclusivamente pela empregadora. “Não cabe o desconto de comissões sobre negócios ultimados pelo vendedor, independentemente de restarem prejudicados por fatos supervenientes.Quando a comissão pode ser descontada?
c) A empresa pode descontar a comissão do empregado, desde que haja antecipado seu pagamento e o cliente tenha cancelado a execução/pagamento do serviço. Vale dizer que as possibilidades acima não estão condicionadas a atitudes do vendedor. Em todos os casos os “descontos” são feitos por culpa do comprador/contratante.Estorno de comissões de vendedores
Pode ser estornado descontado o valor das comissões do funcionário quando o cliente ficou inadimplente com a empresa?
A inadimplência dos clientes não autoriza o desconto das comissões, pois não é possível transferir os riscos do negócio para o trabalhador.Pode cortar comissão?
Esta regra está relacionada ao princípio da inalterabilidade contratual lesiva, que rege o Direito do Trabalho. Por isso, não pode ser diminuída a porcentagem de comissão de empregado, seja com fundamento no princípio da inalterabilidade contratual lesiva ou da irredutibilidade salarial.O que diz a CLT sobre comissões?
Essa determinação está contida no art. 457, § 1º da CLT, o qual determina que “Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador”.Pode descontar devolução do vendedor?
Descontar a comissão de vendedor diante de desistência ou devolução por parte do cliente após venda concretizada é proibido. Além disso, está previsto em lei, com base no Princípio da Alteridade.Quando o cliente tem direito de estorno?
no caso de cobranças indevidas ou valores cobrados a mais, o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro em até 5 anos. em casos de publicidade enganosa, o consumidor tem direito de solicitar a devolução do dinheiro em até 90 dias, contados a partir da data da compra do produto ou serviço.Qual prazo para estornar?
Todo consumidor tem, por lei, direito de cancelar uma compra que fez pela internet, telefone ou fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias (a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço).Como deve ser feito o pagamento de comissões?
No geral, os formatos mais comuns de pagamento de comissionamento são:
- o vendedor recebe após o contrato ser assinado;
- o profissional é pago depois do primeiro pagamento do cliente ter sido registrado;
- no caso de pagamentos recorrentes ou parcelados, a comissão acontece mensalmente ou após cada parcela ter sido quitada.
É obrigado a pagar comissão para vendedor?
É obrigado a pagar comissão para vendedores? A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não exige o pagamento de comissão para os profissionais de vendas.Pode diminuir comissão de vendedor?
A empresa não pode reduzir a comissão de um vendedor mexendo no percentual ajustado por que é isso implica em redução salarial, o que é proibido pela lei.Pode descontar falta de comissão?
Importante lembrar. que quando o empregado recebe um fixo e mais comissão. que nós chamamos de valor misto, aí sim, quando ele falta, a empresa pode descontar, mas apenas descontar a falta do valor fixo.Pode cobrar taxa de estorno?
Reembolso totalCaso o consumidor se arrependa, tem o direito de receber tudo aquilo que já pagou, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância. Isso porque o CDC prevê que o direito de arrependimento deve ser exercido sem ônus.