Onde foi encontrada a imagem do Divino Pai Eterno?
De acordo com a história, a imagem foi encontrada há 182 anos, por um casal de agricultores. O medalhão de barro, com a imagem da Santíssima Trindade, encontrava-se onde hoje é o município de Trindade (GO). Por causa das graças recebidas, a devoção ao Divino Pai Eterno se alastrou pelo Brasil.
A devoção ao Divino Pai Eterno surgiu no interior do Estado de Goiás, na cidade que hoje é conhecida como Trindade, a amada Capital da Fé. Foi no ano de 1840, quando o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão de barro, nas proximidades do córrego Barro Preto.
Quem são os santos da imagem do Divino Pai Eterno?
Não são três Deuses, mas três pessoas, unidas pelo mesmo coração”. O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas.
Nessa época, Constantino Xavier Maria e sua esposa chamada Ana Rosa de Oliveira, foram morar nas proximidades do Córrego do Barro Preto, a uns vinte quilômetros do município de Campininha das Flores.
Em abril de 2022, Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou definitivamente o processo contra o padre. A vida do padre Robson de Oliveira Pereira ganhou repercussão nacional nos últimos anos, após a investigação que apurou supostos desvios milionários de dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).
A Festa. O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos.
O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos. Cabelos e barba grisalhos não significam que o Pai Eterno é 'mais velho', mas representam a sabedoria e a paternidade do Pai. A túnica branca do Pai simboliza a santidade. O manto vermelho simboliza o fogo do poder criador que só Ele tem.
O Divino Pai Eterno é uma devoção católica à Santíssima Trindade e sua começou em 1840, quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus.
Qual é a origem da devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade e como essa devoção se transformou em uma das maiores peregrinações religiosas do Brasil?
Como conta a tradição, os agricultores encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A partir daí, famílias de amigos e vizinhos começaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno. Saiba Mais: Por alguns anos, a devoção é praticada naquele ambiente familiar.
A imagem do Divino Pai Eterno é uma representação da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O Pai Eterno é representado como um homem com cabelos e barba grisalhos.
São 101 anos de muita história, luta e dedicação de homens e mulheres, nossos pioneiros que não mediram esforços para transformar o arraial da Santíssima Trindade do Barro Preto numa grande cidade para se morar e viver.
A Tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, da cidade de Trin- dade (GO), terá este ano como tema “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, em comunhão com o Papa Francisco, que declarou 2024 como o Ano da Oração. A Festa começa no dia 28 de junho (sex- ta-feira) e vai até o dia 7 de julho (domingo).
Desde agosto do ano passado, ele retomou as celebrações na região de Mogi das Cruzes, no interior paulista. Robson de Oliveira criou, inclusive, uma nova associação, chamada Obra de Cristo, que segue os mesmos moldes da Afipe, com o objetivo de angariar doações para promover supostos trabalhos de evangelização.
O ministério público de Goiás apontava o padre Robson como "líder do suposto grupo criminoso", que teria desviado de R$ 120 milhões doados por fiéis à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O Tribunal de Justiça estadual trancou a investigação, e o Ministério Público recorreu.
O padre Robson de Oliveira será transferido para a Diocese de Mogi das Cruzes e vai retomar as celebrações religiosas mais de um ano após o STJ manter o arquivamento de ação contra ele por lavagem de dinheiro em Goiás.
O Ícone – Imagem do Divino Pai Eterno – é formado pela Santíssima Trindade, coroando a Virgem Maria. Composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, um único Deus em três pessoas. É a primeira pessoa da Santíssima Trindade.
Deus no cristianismo é a doutrina sobre Deus, o ser divino que criou e governa o mundo, segundo o cristianismo. Ele é manifesto em três personalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito.