O que eu não posso falar para o psicólogo?
O Que Não Dizer Ao Seu Terapeuta
- “Sinto que estou falando demais.” ...
- "Eu sou o pior. ...
- “Sinto muito por minhas emoções.” ...
- “Sempre falo de mim.” ...
- "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
- “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
- Outras coisas a evitar. ...
- Uma última dica.
Pode mandar mensagem para psicóloga?
O psicólogo saberá como acolher seu gesto e isso não atrapalhará o decurso da psicoterapia. Sua mensagem é uma forma de expressar seu sentimento. Acredito que pode mandar a mensagem, pois é uma forma de vc expressar seus sentimentos terapêuticos.Em qual momento o psicólogo pode quebrar o sigilo?
A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).O que o psicólogo pode denunciar?
Por exemplo, se o delito envolve violência, ainda mais contra crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, o psicólogo ou psiquiatra pode ter o dever legal e cívico de denunciar o caso às autoridades competentes.Podemos falar de tudo na terapia? | Acidamente
Pode contar tudo pro psicólogo?
Não, a terapia é um lugar seguro e protegido por sigilo. Tudo que for falado em terapia não será relatado aos familiares ou a qualquer pessoa. O único caso em que existe a quebra de sigilo é quando o que for falado representar um possível risco a sua própria vida ou a vida de terceiros.O que o psicólogo não pode falar para o paciente?
Entre elas estão:
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.
Pode abraçar o psicólogo?
Não, não podem ser amigos, pois qualquer vínculo pessoal afeta diretamente a eficiência do processo terapêutico do paciente.O que a psicóloga pode contar para os pais?
O profissional só pode contar algo aos seus pais caso ele avalie que há risco à sua vida, considerando que quebrar o sigilo seja o menor prejuízo (pois sua vida é o mais importante). Ainda assim, é necessário que o psicólogo converse com você antes.Quando o psicólogo não está bem?
Se você não se sente ouvido, se possui dificuldades em expressar sentimentos ou se a comunicação é difícil, é possível que o psicólogo não seja o mais adequado para você. Em segundo lugar, a falta de interesse do profissional em conhecer seus valores, experiências e crenças pessoais pode ser um sinal negativo.Quando é a hora de trocar de psicólogo?
Você, enquanto paciente, pode trocar de psicólogo a qualquer momento sem arcar com prejuízos à terapia. Pelo contrário, o novo profissional pode oferecer um relacionamento mais adequado e garantir avanços mais significativos. A mudança não precisa ser necessariamente justificada por desentendimentos.Como devo conversar com uma psicóloga?
Introduções, história familiar breve, o que está acontecendo em sua vida agora, como você se sente sobre isso etc. Lembre-se de que as informações que você passar, quanto mais precisas, darão uma visão mais clara ao psicólogo sobre o que pode estar causando ou contribuindo para o seu problema.O que fazer quando não sabe o que falar na terapia?
Podemos falar sobre tudo , sobre nossas esperanças, sonhos, medos, decepções, dores, vergonha, conversas com a mãe, interações com a parceria, falhas percebidas como pai, sexualidade ou até o encontro mais recente.O que falar para o psicólogo te afastar?
O que falar para o psiquiatra te afastar?
- A duração e a gravidade dos sintomas.
- Como os sintomas afetam seu trabalho.
- Quaisquer medicamentos ou tratamentos anteriores.
- Como você tem lidado com seus sintomas.
- Como você acha que o afastamento do trabalho pode ajudá-lo a lidar com seus problemas de saúde mental.