É expressamente proibida a realização de tatuagem ou aplicação de piercing em menor de 16 (dezesseis) anos de idade, e em maior de 16 (dezesseis) anos e menor de 18 (dezoito) anos somente com autorização dos pais ou responsável legal.
§1º. No caso dos adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, os procedimentos só poderão ser feitos na presença dos pais ou responsável e mediante autorização por escrito, com assinatura reconhecida em cartório.
Lembrando que menores de 18 anos só podem realizar procedimentos de maquiagem definitiva, tatuagem e piercing com autorização por escrito de pais ou responsáveis.
Art. 1º. Os estabelecimentos comerciais, profissionais liberais ou qualquer pessoa que aplique tatuagem permanente, ainda que a título não oneroso, ficam proibidos de realizar tal procedimento em menores de 18 anos de idade, sem autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
TATUAGEM NA ADOLESCÊNCIA E EM MENORES DE IDADE | DROPS MHM 004
Pode fazer tatuagem com 11 anos com autorização dos pais?
Os locais onde podem ser realizados tatuagens e piercings preconizam como idade mínima 14-16 anos (conforme região), para que um jovem possa fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, exigindo também uma autorização dos pais por escrito e aconselhando ainda que estes estejam presentes no estúdio.
9º É proibida a realização de tatuagem e inserção de piercing em menores de 18 anos, a menos que autorizados pelos pais ou representantes legais. Art. 10 Os estúdios de tatuagem e de piercing somente poderão funcionar mediante cadastro junto às autoridades sanitárias competentes.
É expressamente proibida a realização de tatuagem ou aplicação de piercing em menor de 16 (dezesseis) anos de idade, e em maior de 16 (dezesseis) anos e menor de 18 (dezoito) anos somente com autorização dos pais ou responsável legal.
Pela Lei, fica proibida a realização de procedimentos de tatuagem, colocação de piercings em que ocorra a perfuração da pele ou membro do corpo em criança de até 12 anos, sem a autorização dos pais.
A Bíblia diz que a tatuagem é um pecado dentro de um contexto muito específico envolvendo a idolatria. Isto significa que, em geral, não há proibição bíblica contra toda e qualquer tatuagem. Isso significa que o simples ato de tatuar não é, por si só, um pecado.
“Não devem fazer tatuagem as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C”, diz a infectologista Heloísa ...
Não raspe ou depile: evite fazer depilação ou raspar a área onde você for criar a tatuagem, para não deixar a pele vulnerável à machucados e infecções. Se for preciso remover os pelos, o ideal é que o tatuador remova na hora.
A questão não é a prática cultural, mas a intenção e se ela incita ou não ao pecado. Tatuagem não incita um ser humano ao pecado. Aqui está a defesa do mito da destruição do Corpo. É interessante as pessoas dizerem: A tatuagem destrói o seu corpo.
Para realizar tais procedimentos, os estúdios devem possuir o Certificado de Licenciamento Sanitário, o qual é emitido pela Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária. “A ausência da licença impede o funcionamento desses estabelecimentos.
Segundo a especialista em design de sobrancelhas, Andrea Souza, as meninas podem começar a tirar a sobrancelha por volta dos 13 ou 14 anos. Entretanto, em alguns casos, quando os pelos são muito desalinhados ou em excesso, o serviço pode começar ainda mais cedo, com 10 ou 11 anos.
Se feita sem o consentimento dos pais sim (é crime): lesão corporal de natureza grave porque resulta em deformidade permanente (art. 129, § 1º, III, do CP). Entendimento fixado pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJSP.
"A idade varia de acordo com as leis locais. Em muitos lugares a idade mínima seria 18 anos. No entanto, menores, com o consentimento dos pais ou responsáveis legais, podem fazer a perfuração", pontua.
Em muitas jurisdições, existe uma idade mínima legal para fazer tatuagens. Geralmente, essa idade é de 18 anos. Isso ocorre porque, nessa idade, você é considerado legalmente capaz de tomar decisões importantes e entender completamente os riscos associados às tatuagens.
Na realidade, a lei define como absolutamente incapaz para exercer os atos da vida civil os menores de dezesseis anos, que deverão ser representados por pai, mãe, tutor ou curador, dependendo do caso. O ato praticado pelos infantes é totalmente nulo e não produzirá os efeitos desejados.
Que o digam os adolescentes, sempre insistindo com os pais para autorizarem a colocação de um piercing ou a gravação de uma figura na pele. Embora a legislação proíba a realização dessas técnicas em menores de 18 anos, elas podem ser feitas, contudo, quando há anuência do responsável.
A idade mínima é entre 14 e 16 anos, dependendo da região do corpo. “Há também a exigência de uma autorização dos pais por escrito e é aconselhado ainda que eles estejam presentes no estúdio.
Tatuagem não é aconselhável para pessoas com alguma alergia aos pigmentos utilizados ou que já tenham alguma doença de pele (como psoríase e vitiligo). A tatuagem também não é aconselhável durante a gravidez e amamentação.
A lei também proíbe tatuagens na cabeça, no rosto ou na parte da frente do pescoço. As novas regras têm origem no Projeto de Lei 5010/20, do Poder Executivo, aprovado pela Câmara em agosto, onde recebeu parecer favorável do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), e pelo Senado em dezembro.