Não há grandes riscos quando tomada em excesso, porém é importante ressaltar que a suplementação da Vit B12, principalmente em doses altas é desnecessária, não faz muito sentido.
O que acontece se eu tomar vitamina B12 todos os dias?
Vitamina B12 alta: o que pode causar? Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.
Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.
A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador.
Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo.
A terapia deve ser continuada indefinidamente. Dietas deficientes em vitamina B 12: Indivíduos com dietas deficientes em vitamina B 12 (veganos, vegetarianos, bebês exclusivamente amamentados por mães deficientes em B 12) tem absorção normal por via oral e podem ser tratados desta forma.
Você tem problemas de memória, falta de ar ou sente cansaço? Se sim, saiba que esses sinais podem ser consequência da falta de vitamina B12 em seu organismo. Para ter disposição e um corpo saudável, é fundamental que todos os nutrientes estejam em dia.
O excesso de vitamina B12 também faz mal à saúde? Segundo João Rodrigo Campos, a resposta é sim. Ele explica que o local de estoque desse nutriente é o fígado. Então, quando o excesso não é eliminado na urina pode causar danos ao fígado, como, por exemplo, hepatites.
Quais os sintomas da falta de vitamina B12 no corpo humano?
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
Qual é o melhor horário para tomar a vitamina B12?
O melhor horário para tomar a vitamina B12 é durante uma refeição, pois alguns alimentos ajudam no processo de absorção da suplementação. Converse com o(a) nutricionista para escolher a refeição ideal da sua dieta.
Garantir uma ingestão adequada de Vitamina B12 por meio de uma dieta equilibrada ou suplementação, quando necessário, pode ser uma estratégia valiosa para promover a estabilidade emocional e o bem-estar mental.
A melhor vitamina B12 para tomar é a metilcobalamina, devido à sua alta biodisponibilidade e eficácia. Ela é especialmente recomendada para vegetarianos e veganos, ajudando na formação de glóbulos vermelhos e no funcionamento adequado do sistema nervoso.
Cianocobalamina 1000 µg/dia, via oral [1,5]. Não há tempo precisamente estabelecido, sugere-se o uso por 4 a 6 meses [6]. Cianocobalamina 1000 µg 2, intramuscular, diária, por 1 a 5 dias, após trocar para Cianocobalamina 1000-2000 µ/dia, via oral , por 4 a 6 meses [6].
Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.
Usando a suplementação adequada, meus pacientes costumam ter sucesso na redução da queda em até 3 meses de tratamento, além de referirem maior brilho nos fios e crescimento mais rápido do cabelo. Os cuidados começam com as vitaminas do complexo B, importantíssimas para o couro cabeludo.
Quanto tempo devo tomar vitamina B12 metilcobalamina?
Para reposição vitamínica é indicada o uso da B12 1g ou 1000mcg em dias alternados por 15 dias, a partir de então o uso passa a ser mais espaçado ...ou siga a orientação médica.
A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].
Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.
A vitamina B12 em excesso não traz problemas, mas na forma que está utilizando, pode trazer, pois terá acúmulo de cianeto. Mesmo assim, aconselho que faça um acompanhamento médico, para deixar seus níveis otimizados e não excessivos.
A suplementação de B12 é contraindicada quando o indivíduo apresenta alergia (ou hipersensibilidade) à cobalamina ou ao cobalto, que está presente em sua molécula. Também não devem suplementar quem tem doença de Leber, que já apresenta níveis de cobalamina elevados por conta da condição.