Método da Água Quente: Aqueça água até a fervura, desligue o fogo e coloque a carne embalada em um saco plástico resistente dentro da água. Este método é ideal para quando você precisa descongelar carne em 5 minutos.
Dica importante: Em situações de emergência, quando chegam mais convidados que o previsto, descongelar a carne com água fria e corrente na embalagem ajuda a manter a temperatura e não causa tantos danos. Nunca descongele a carne em água quente e evite descongelar a carne no micro-ondas.
Manter alimentos parcialmente cozidos não é recomendado. Os alimentos descongelados no microondas ou pelo método da água fria devem ser cozidos antes de eventual recongelamento. É seguro cozinhar carne congelada no forno, no fogão ou na grelha sem descongelar primeiro; o tempo de cozimento pode ser cerca de 50% maior.
O descongelamento ideal para as carnes é feito de forma lenta, colocando as porções no refrigerador, durante 24 horas antes do consumo. Desta forma, os nutrientes do alimento são preservados. É importante não retirar a carne da embalagem em que foi congelada e nem mergulhá-la na água para acelerar o processo.
COMO DESCONGELAR CARNE MAIS RÁPIDO | FLÁVIA FERRARI
Qual a forma correta de fazer descongelamento?
Descongelando no refrigerador
Isso porque, em temperatura ambiente, há mais chance de proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. Esse é o método mais seguro que existe para o descongelamento de alimentos.
Utilize água fria e adicione algumas gotas de vinagre. Coloque a carne embalada em um saco hermético e submerja no líquido. Descongelar carne com vinagre pode acelerar o processo. Essa técnica também funciona para descongelar carne de pouco, como o lombo.
§ 1º O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente à cocção, ou ainda segundo orientações do fabricante.
"A temperatura ambiente é uma faixa de temperatura na qual as bactérias podem se multiplicar rapidamente, especialmente nas superfícies externas da carne, enquanto o centro ainda está congelado, por isso não se deve descongelar carnes à temperatura ambiente ou em água corrente ou em recipientes com água sobre a pia ou ...
A carne não deve ser lavada com água da torneira nem com água quente, com a intenção de matar as bactérias. "Além disso, jogar água quente para descongelar entra na mesma situação do micro-ondas, acarretando os mesmos problemas", explica Fernandes.
E não lave a carne com água congelar, pois isso pode espalhar bactérias para a sua pia. Fique ligado! Procure usar também embalagens à prova de água e com pouco ar. Se possível, use à vácuo, que são mais seguras.
No entanto, é preciso estar atento ao fazer isso com carnes congeladas, principalmente as que estão em pedaços grandes, já que elas podem sobrecarregar a capacidade da panela, ocasionando acidentes. Para garantir, o melhor é descongelar e cortar em pedaços menores antes de cozinhar as carnes na pressão.
Por que não pode descongelar em temperatura ambiente?
Se você é do grupo de pessoas que deixa a carne fora da geladeira para descongelar naturalmente, pare agora mesmo. De acordo com a gastrônoma e nutricionista Laura Franco, o tradicional descongelamento fora da geladeira não é nada recomendado, por ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Pega o teu vinagre que tem guardado aí na geladeira. e põe sobre a carne, deixa aí agindo por alguns minutos, depois que você adicionar. Ele não vai descongelar a carne, mas ele vai ajudar a soltar a carne.
Vinagre. O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!
Pega esta dica de como descongelar na air fryer! Descongela e assa ao mesmo tempo. Deixei 20 minutos, virei e deixei mais 15 minutos. Depois fatiei, temperei e voltei para a air fryer por mais 15 minutos.
Prefira a bacia à água corrente: quando precisar descongelar um alimento em um curto espaço de tempo, use uma bacia com água, alternativa mais sustentável que deixá-lo sob água corrente. Não se esqueça de colocar os alimentos em um saco bem fechado antes de imergi-los.
O jeito mais correto de descongelar uma carne é retirá-la com antecedência do freezer e deixá-la descongelando na geladeira pelo tempo que for necessário (entre 12h e 24h).
A legenda da postagem reforça: “Evite Descongelar com Água: Descongelar carne com água pode ser arriscado, pois a água favorece a proliferação de bactérias, aumentando o risco de contaminação alimentar.”
O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.
Como descongelar carne rápido com água fria e duas panelas de metal? Deixe a carne fechada em um saco de plástico hermético, em cima do fundo de uma panela de metal. Em cima da carne, coloque outra panela de metal menor cheia de água fria. Aguarde cerca de 10 a 20 minutos (dependendo do tamanho da peça) e pronto!
Já para descongelar, basta jogar sal ou álcool em cima da superfície desejada. Como eles possuem esse poder de “roubar” a baixa temperatura, aceleraram o processo do descongelamento. Quando não tem a água como condutora dessa baixa temperatura, o alimento irá descongelar mais rapidamente.
Quanto tempo a carne crua pode ficar fora da geladeira?
Quanto tempo a carne estraga fora da geladeira? Tanto as carnes, quanto demais produtos que necessitam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas.