Os 12 filamentos de DNA mantêm uma conexão intrínseca com as glândulas endócrinas, estabelecendo uma ponte vital entre a biologia e a espiritualidade. Cada um desses doze cordões de DNA representa um dos aspetos da consciência multidimensional.
A replicação de DNA ocorre com a ajuda de várias enzimas. Essas enzimas "descompactam" as moléculas de DNA quebrando as ligações de hidrogênio que mantêm as duas fitas unidas. Cada fita serve, então, como um molde para uma nova fita complementar a ser criada.
A numeração 5' e 3' refere-se à posição dos átomos de carbono no açúcar de cada nucleotídeo do DNA. O carbono do açúcar tem uma ligação fosfodiéster com o grupo fosfato no carbono 5' e outra ligação com a base nitrogenada no carbono 3'.
O que é DNA? Como funciona e quais as suas funções
O que é 3 e 5 no DNA?
Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.
Por que dizemos que uma das fitas do DNA está no sentido 5 → 3 e outra no sentido 3 → 5?
As cadeias principais apresentam as direções 5' → 3' opostas, ou seja, uma cadeia está no sentido 5' → 3', e a outra, no sentido 3' → 5'. Em razão dessa característica, dizemos que as fitas são antiparalelas. A união entre as bases nitrogenadas é que faz com que as duas cadeias fiquem unidas.
5'- 3': O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Na fita complementar este sentido é invertido.
Portanto, segundo o modelo proposto por Watson e Crick, a molécula de DNA é constituída por duas cadeias polinucleotídicas dispostas em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita (uma hélice dupla).
E as duas cadeias se ligam através de fracas pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos, responsáveis pela manutenção da estrutura de dupla hélice do DNA.
A região do DNA aberto é chamada de bolha de transcrição. A transcrição usa uma das duas fitas de DNA expostas como molde; essa fita é chamada de fita molde. O produto de RNA é complementar à fita molde e é quase idêntico à outra fita de DNA, chamada de fita não molde (ou codificante).
Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos. Em média, cada gene produz 4 diferentes tipos de proteínas, portanto acredita-se que cada ser humano tem cerca de 100 mil proteínas.
Porque existe uma coisa chamada de DNA espiritual, ou herança espiritual. E o que significa isso? Trazemos no nosso sangue, no nosso código genético, chamado pela ciência de DNA, uma forte herança de todos que vieram antes de nós e possibilitaram a nossa existência aqui nesse plano: nossos ancestrais e antepassados.
Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5'-3' pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5'-3'. Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.
No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.
Fé, diz o autor, não é apenas crer, mais possuir a essência ou as características de Deus, isto é, o seu DNA. Assim como as características dos antepassados são transmitidas nas plantas, nos animais e nas pessoas, o DNA de Deus é a característica divina vista em Abraão e naqueles que pela fé venceram !
Se você tem duas correspondências que compartilham 7% do seu DNA e uma delas compartilha alguns segmentos longos com você, enquanto a outra compartilha muitos pequenos segmentos, a primeira é uma correspondência mais forte.
A forma YHWH é considerada um resumo dessa frase e é geralmente traduzida como “Ele é” ou “Ele é Aquele que é”. A substituição do nome de Deus pela palavra SENHOR (do hebraico ADONAI) contradiz a principal regra de exegese que requer um cuidadoso estudo sobre o significado original da palavra que se pretende traduzir.
Pois bem, na fita de DNA estas ligações acontecem sempre entre a hidroxila do carbono 3' de uma fita com a hidroxila do carbono 5' e este é o sentido da “leitura” e síntese de novas moléculas. Por isso, o sentido da vida é 5'- – ->3' (lê-se 'cinco linha – três linha'), como já nos ensinou a Mafalda muito tempo atrás.
Os nucleotídeos dentro de uma fita são unidos por ligações químicas fortes (covalentes) fosfodiéster, formando o DNA dupla hélice. As ligações entre os pares de bases são fracas quando comparadas às ligações de açúcar – fosfato também fosfodiéster.
No modelo de Watson e Crick, as duas fitas da dupla hélice de DNA são mantidas juntas por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas nas fitas opostas. Cada par de bases fica plano, formando um "degrau" da escada da molécula de DNA.