Quanto tempo pode ficar sem o aparelho de contenção?
Por quanto tempo se usa os aparelhos de contenção? Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos.
Os cuidados necessários com a contenção ortodôntica móvel
O uso diário da contenção é de suma importância, vindo a se tornar um hábito. Use-a durante o maior tempo possível após tirar o aparelho fixo. A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal.
Preciso usar a contenção para dormir? Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro.
Quanto tempo depois de tirar o aparelho os dentes podem entortar? Esse processo, que é conhecido na odontologia por recidiva (algo que volta a acontecer depois do tratamento para sanar) é gradativo. Por isso, é impossível dizer matematicamente: os dentes podem voltar a entortar em exatos x meses.
Por ter ficado tanto tempo sem usar o aparelho móvel (a contenção), existe o risco dos seus dentes serem muito forçados ou irem para posições indesejadas caso comece a utilizar a contenção novamente. O mais recomendado é você ir ao profissional que conduziu seu tratamento para ele avaliar qual a melhor conduta.
O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
Uma possível razão para a tensão com um alinhador ou aparelho de contenção é o movimento dos dentes. Não usar o seu aparelho de contenção ou alinhador permite que os seus dentes saiam da posição e pode fazer com que se sinta ainda mais tenso quando tentar colocá-lo novamente.
Para pacientes que usam contenção fixa, é muito importante evitar o consumo de alimentos duros. Durante a fase de mastigação, eles podem danificar o aparelho ou até mesmo descolando e assim causar danos, caso não seja recolocado o mais rápido possível.
“É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário. Tentar remover a contenção em casa pode causar prejuízos ainda maiores, como danos à superfície dos dentes”.
A contenção fixa inferior deve ser mantida sempre que o paciente não quer que seus dentes se movam mais, após o tratamento ortodôntico. Com o processo natural de envelhecimento, nossos dentes estão em constante movimentação. Se você não se importar de seus dentes inclinar, mudar de posição, pode remover sim.
O aparelho de contenção tem um preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais). Lembrando que se trata de um preço médio, podendo varia de acordo com o profissional, a clínica, os valores podem mudar também de região para região.
Após a retirada do aparelho ortodôntico, é importante dar continuidade no processo com o uso da contenção superior (Hawley). A contenção removível deve ser usada nos dentes de cima para mantê-los alinhados, evitando que entortem após a retirada do aparelho fixo.
Além de remover a contenção, é importante escovar os dentes imediatamente após a ingestão de alimentos de cor forte ou bebidas como café, chá preto e vinho, a fim de evitar qualquer problema. Tomar água é a única exceção, então não precisa se preocupar em tirar a contenção para se hidratar, certo?
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
O aparelho de contenção deve ser usado pelo menos no período noturno enquanto estiver dormindo. O não uso poderá acarretar em recidiva dos dentes na posição anterior e, se o período for muito grande (variável para cada paciente), o aparelho removível poderá não mais encaixar corretamente e perderá sua funcionalidade.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
Logo após o término do tratamento ortodôntico é necessário usar a contenção de dente para evitar que haja movimentação dentária e todo o seu tempo de dedicação seja prejudicado.
A contenção inferior é muito importante para manter os dentes na posição que o aparelho fixo deixou, ou seja, bem alinhados! 😁 ⚠️ Se você tirar a sua contenção, seus dentes podem movimentar e desalinhar 😦 Então, o correto é mantê-la para sempre, para que os dentes fiquem bem posicionados.
O que deverei fazer se quebrar ou perder o meu aparelho de contenção, alinhador ou goteira? Se tiver um problema com o seu aparelho ortodôntico removível deverá contactar o seu dentista o mais rapidamente possível e marcar uma consulta.
Verifique se a placa de plástico está bem encaixada no céu ou base da boca e se os fios estão bem-posicionados ao redor dos dentes da frente e de trás. Entre em contato com o seu dentista se a contenção não se encaixar propriamente. Ela provavelmente vai precisar de ajustes nos fios ou na placa de plástico.