Especialistas em segurança cibernética defendem que é importante, sim, desligar o roteador de Wi-Fi ao ficar uns dias fora da residência. Isso porque, o roteador pode ser a porta de entrada virtual para cibercriminosos invadirem seus dados.
A resposta é sim, reiniciar ou desligar o modem, ou roteador pode de fato melhorar o desempenho da internet. Isso pode ser atribuído ao ciclo de energia do dispositivo que emite o sinal de Wi-Fi. Em algumas situações, os dispositivos podem estar sobrecarregados tanto em termos de software quanto de hardware.
A resposta é NÃO! Não é necessário desligar seu roteador todas as noites. O que recomendamos, na verdade é que você reinicie ele às vezes. Normalmente, costumamos deixar o roteador ligado 24h por vários dias, porque isso é mais prático, afinal, você sempre vai ter o Wi-Fi funcionando em casa.
Equipamentos que trabalham com ondas de rádio tendem a interferir no funcionamento do roteador. É o caso do telefone sem fio, que opera na mesma faixa de frequência das redes wireless 2.4Ghz. Nesta lista também podemos incluir o micro-ondas, as babás eletrônicas e os transmissores de TV.
Muito se fala sobre desligar o Wi-Fi durante a noite para que o aparelho possa ''descansar''. Mas será que isso realmente é necessário? A resposta é não!
Para desligar a internet sem precisar tirar o roteador da tomada, você pode seguir um destes métodos, dependendo do modelo e das funcionalidades do seu roteador:
Embora possa parecer inofensivo ou até conveniente para receber atualizações e notificações, manter o WI-FI do celular ativado enquanto dormimos pode ter algumas implicações. Trocar mensagens, enviar e-mails, pesquisar, estudar e trabalhar são atividades frequentes em nossos dispositivos.
Além do mais, com esta atitude, você evita que o roteador sofra com picos de energia caso haja alguma tempestade ou intercorrência na rede elétrica na região onde mora e ainda contribui com o planeta. Deixar o equipamento fora da tomada reduz a emissão de carbono da energia elétrica e colabora com o meio ambiente.
Janelas e paredes podem dificultar que o sinal chegue aos dispositivos, portanto, é melhor instalar longe deles. Além disso, tijolos e pedras, espelhos e até mesmo alguns eletrodomésticos também prejudicam a qualidade do sinal.
Com o uso massivo da internet, roteadores de cinco anos já são considerados obsoletos, costumam conectar apenas na frequência 2,4 GHz e não são compatíveis com a maioria dos novos dispositivos. Para sua internet funcionar direitinho recomenda-se a substituição de roteador a cada dois ou três anos.
Geralmente, a melhor posição para deixar as antenas é para cima. Isso faz com que o sinal se espalhe de forma horizontal. Entretanto, quando se trata de diferentes andares, o ideal é posicioná-las deitadas, pois assim as ondas serão disseminadas verticalmente.
O roteador WI-FI é um dispositivo eletrônico que fica ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Durante esse tempo, ele pode acumular dados na memória cache, o que pode afetar o desempenho da sua internet.
A ideia por trás disso é manter a sua conexão sempre “fresca” e rápida. Quando o roteador reinicia regularmente, ele se livra de qualquer acúmulo de dados e problemas temporários que possam afetar o desempenho.
E é incrível como às vezes isso já é o suficiente para melhorar a conexão de internet, né? Sabe por quê? Então, manter o aparelho sempre ligado não é o ideal para seu melhor funcionamento. O recomendado é que você reinicie ele pelo menos 1 vez por semana em caso de lentidão e travamentos na internet.
Ao colocar o roteador próximo à TV, ele pode superaquecer devido à exposição prolongada ao calor gerado pelo aparelho. Este aumento na temperatura não é positivo e pode resultar em problemas no dispositivo e falhas na interrupção na transmissão do sinal.
O local onde está posicionado o seu roteador pode estar interferindo diretamente na qualidade do Wi-Fi. Se ele estiver em um local rodeado por muitas paredes, espelhos e outros equipamentos, isso pode atrapalhar a captação do sinal. Por isso, o ideal é escolher um cômodo mais central para colocar o roteador.
Janelas e paredes podem complicar a chegada do sinal aos dispositivos, então é melhor instalar o roteador longe desses objetos. Tijolos, pedras, espelhos e até mesmo alguns eletrodomésticos também prejudicam a qualidade do sinal.
Não coloque objetos em cima do seu roteador Wi-Fi. Eles podem cair e danificar tanto o aparelho quanto o conector óptico e os cabos. Outro fator importante é manter os animais longe do modem de internet e dos cabos.
A recomendação é sempre usar o botão de energia para desligar ou reiniciar o modem. Caso o dispositivo não tenha essa opção, a única saída é tirá-lo diretamente da tomada.
Mito. Pode ficar tranquilo(a): ter dispositivos wireless em casa não oferece danos à saúde. Todas as tecnologias sem fio trabalham com radiação eletromagnética, igualzinho a televisão — que faz parte dos lares brasileiros desde a década de 1950.
Melhoria na qualidade do sono: Interromper o sono para verificar mensagens, e-mails ou notificações pode afetar negativamente a qualidade do sono, causando fadiga e sonolência durante o dia. Desligar a internet ajuda a minimizar essas interrupções e a melhorar a qualidade do sono.
A recomendação é sempre usar o botão de energia para desligar ou reiniciar o modem. Caso o dispositivo não tenha essa opção, a única saída é tirá-lo diretamente da tomada.