O que acontece se ficar um pedaço de dente na gengiva?
Quando fazemos uma extração devemos tirar o dente inteiro.Se ficar um pedacinho,pode causar uma infecção,pois esse pedacinho pode ser um foco de infecção. A extração feita de forma correta promove uma total neoformação de osso no local da extração,portanto a gengiva não afunda.O que acontece se ficar um pedaço da raiz do dente?
Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias. Esses sintomas podem levar ainda à dificuldade para mastigar.O que fazer quando se extrai um dente e fica um pedaço?
Às vezes não é necessário remover mas é bom que se mantenha contato com o colega dentista responsável para realizar um acompanhamento. Se futuramente este pedacinho se soltar, a gengiva ficará dolorida e inflamada, havendo então a necessidade de remoção. Em geral é um procedimento simples.Pode deixar resto de raiz?
Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.PEDAÇO DE DENTE APÓS EXTRAÇÃO - DRA. DANIELLE SALES
Pode acontecer de ficar pedaço de dente após extração?
Depende da localização da porção residual, da história clinica do paciente, o tempo decorrido desde o 1o tempo cirúrgico e dos riscos que envolvem remover ou não a porção residual. O ideal é passar por uma avaliação com um cirurgião-dentista e avaliar o caso adequadamente.O que acontece se arrancar um dente e deixar a raiz?
Para cada caso, um tratamentoAs raízes residuais sempre acontecem por um motivo. Para cada um deles, existe um procedimento adequado para reabilitação. Se a raiz é fruto de uma remoção mal feita, por exemplo, ela ficará retida dentro do osso, podendo aparecer na gengiva com o passar dos anos.
É normal deixar um pedaço do dente?
Pode acontecer do dente se quebrar durante uma refeição e você acabar engolindo um pedaço dele acidentalmente. Desde que o dente não seja irregular ou excessivamente afiado, não há com o que se preocupar. Porém o dentista pode determinar se existe ou não algum perigo nesse sentido.Como saber se ficou raiz no dente extraído?
O ideial é refazer a radiografia ou pedir a solicitacao de uma tomografia para confirmar se existe essa raiz mesmo e se tiver, extrair.Quando fica só a raiz do dente?
Quando um dente quebra e a raiz fica exposta, é crucial buscar ajuda de um dentista o mais rápido possível. A raiz exposta pode ser um ponto de entrada para bactérias, levando a infecções e outros problemas de saúde. Além disso, o desconforto e a dor podem aumentar sem tratamento adequado.Precisa tirar a raiz do dente?
É aconselhável a remoção, porém se seu cirurgião por alguma razão não removeu e não está te trazendo problemas, então tudo bem. Procure um bucomaxilo para uma melhor avaliação, assim ele te indicará a melhor opção à se fazer.O que um resto radicular pode causar?
Quando um dente sofre reabsorção radicular, o sistema imunológico do organismo destrói a estrutura da raiz do dente. De acordo com a Cochrane Library, a reabsorção radicular pode ocorrer interna e externamente e pode levar à mobilidade ou perda de dentes.Pode ficar com a raiz do dente fraturada?
Depende. A localização da fratura acima da margem óssea alveolar e manutenção da integridade estrutural do dente afetado, por exemplo, permite a recuperação da raiz dentária fraturada ou quebrada através de restaturação em resina composta.O que acontece se eu não tirar os pontos do dente?
Os pontos podem reter bactérias e alguns alimentos podem causar infecções. Por isso, mantenha a boca sempre limpa e bem cuidada.O que fazer com pedaço de dente?
Como guardar o pedaço de dente quebradoColocar o pedaço do dente dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da própria pessoa; Deixar o dente inteiro dentro da boca, no caso de adultos, para deixá-lo viável para ser reimplantado, o que deve acontecer no máximo 1 hora após o acidente.