Pode furar greve?

O direito a fazer greve está assegurado na Constituição, mas o abuso dele pode ser punido, mesmo que não configure um crime, disseram especialistas ouvidos pela CNN.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

O que é proibido na greve?

Os grevistas não devem em momento algum violar ou constranger os direitos fundamentais de outrem. E as manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

Quem Fura-greve?

Fura-greves é um termo pejorativo utilizado para designar trabalhadores que aceitam trabalhar temporária ou permanentemente nos postos de trabalhadores paralisados, mobilizados em uma greve, contrariando a orientação do movimento dos trabalhadores organizados, sindicalizados ou não.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quando a greve pode ser considerada ilegal?

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

É obrigatório aderir greve?

SIM. O exercício da greve constitui direito constitucionalmente assegurado aos servidores públicos, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal consolidou o entendimento de que a mera adesão ao movimento grevista não pode constituir falta grave (Súmula 316).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sinasefe.org.br

BANDIDO ACUSA PM DE FURAR GREVE!

Pode furar a greve?

Nenhum trabalhador tem o direito de ir e vir para furar uma greve, inviabilizando o que foi decidido democraticamente em assembleia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindipetro.org.br

Quando uma greve é legal?

Conforme texto do artigo 2ª da Lei de Greve, para que o direito de greve seja considerado legitimo, é necessário que a suspensão do trabalho, seja total ou parcial, seja pacifica e temporária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem faz greve leva falta?

Apesar de a greve nos transportes públicos não ser justificativa para a falta, não é comum que as empresas demitam os funcionários por esse motivo. No entanto, é aconselhável que o funcionário explique o motivo da sua ausência e mostre ao patrão a impossibilidade de chegar ao local de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

O que a CLT fala sobre greve?

greve suspende o contrato de trabalho, assegurando aos grevistas o pagamento dos salários durante o período da sua duração e o cômputo do tempo de paralisação como de trabalho efetivo, se deferidas, pelo empregador ou pela justiça do Trabalho, as reivindicações formuladas pelos empregados, total ou parcialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

É obrigatório ir trabalhar na greve?

Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem fura-greve é pelego?

No Texto, Tião é considerado pelo pai um fura-greve, um traidor de sua classe. O termo “pelego” tornou-se popular durante a Era Vargas para referir-se a tais pessoas. Ele era aplicado aos trabalhadores, ao líder sindical, especialmente, que defendia as propostas dos patrões.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em app.estuda.com

Quanto tempo pode durar greve?

8 A greve pode ser por tempo determinado ou indeterminado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando se faz greve recebe se?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode fazer greve por falta de pagamento?

Em outubro de 2016, o Tribunal decidiu que os funcionário públicos em greve devem sofrer desconto no salário pelos dias não trabalhados. A exceção é em caso de paralisação motivada por atraso no pagamento de salários ou por quebra de acordo trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Quais são os limites do direito de greve?

A lei nº 7.783/89 também impõe limites ao direito de greve. Em seu art. 2º esclarece que a greve deve ser pacífica, vedando, portanto, greves violentas, inclusive por meio de tortura ou de tratamento desumano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o trabalhador pode deflagrar a greve?

A greve somente pode ser deflagrada após negociação coletiva frustrada, acrescida da impossibilidade de utilização da via arbitral (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fpsv.adv.br

Pode dar justa causa por greve?

A simples adesão à greve, mesmo após a recomendação do fim do movimento pelo sindicato da categoria, não configura falta grave que justifique a demissão por justa causa do trabalhador. Ao rejeitar…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que momento uma greve se torna ilegal?

Abusividade formal: considera-se a abusividade formal no descumprimento de procedimentos, como a não realização de assembleia de categoria para deliberar sobre seu exercício ou a sua realização em desconformidade com o estatuto do sindicato; a falta de aviso prévio ao empregador e à comunidade, conforme o caso; e a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigada a entrar em greve?

Fazer greve não é ficar de folga ou tirar férias. Fazer greve, porém não é opcional. Participar do movimento nos é imposto pela condição de fazermos parte da categoria profissional que legal e regularmente representada aprovou e deflagrou a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode descontar falta de greve?

Quem falta por causa da greve pode sim ter o dia descontado. Segundo a advogada Cristina Buchignani, sócia da área trabalhista do Costa Tavares Paes Advogados, o fato de ter uma greve em transporte por si só não autoriza o funcionário a faltar ao trabalho. A empresa pode descontar o dia ou as horas de ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Quem não pode fazer greve?

Tema 541 - I - O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública; II - É obrigatória a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que o sindicato não pode fazer?

O que o sindicato não pode fazer? Além de saber as atribuições do sindicato, é fundamental saber o que o sindicato não pode fazer para evitar confusão. Em primeiro lugar, o sindicato não pode obrigar o trabalhador a participar como filiado. Sendo assim, ele pode cancelar sua inscrição no sindicato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sintecpr.org.br

Tem limite de tempo para greve?

A mesma coisa. Mesmo que não tenham um sindicato próprio, é isso: todos os trabalhadores podem fazer greve. 4- Como funciona a greve dos serviços essenciais (transporte público, saúde etc)? As greves de serviços essenciais têm de ser comunicadas com até 72 horas de antecedência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Pode fazer greve sem sindicato?

Somente na falta de sindicato representativo da categoria é que o rigor legal permite a formação da comissão de trabalhadores para capitanear o movimento grevista, responsabilizando-se pelas futuras negociações (§2º).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em publicadireito.com.br

Quais motivos podem justificar uma greve?

I - tenha por objetivo exigir o cumprimento de cláusula ou condição; II - seja motivada pela superveniência de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relação de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sp.gov.br