28 Passando, pois, os mercadores midianitas, alçaram e tiraram José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Os irmãos concordaram. Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito. Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
José foi jogado no poço pelos seus irmãos por ter sonhado com o futuro e porque recebeu uma túnica colorida de seu pai, Jacó. Deus “permitiu” que eles o jogassem num poço e o vendessem ao Egito (Gen. 37:3 e 28).
Quando os mercadores midianitas se aproximaram, tiraram José da cisterna e o venderam aos ismaelitas por vinte peças de prata. Assim, levaram José para o Egito.
Onde está escrito na Bíblia que José foi jogado na cova?
Gênesis 37:23-24 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram a José a sua túnica, a túnica de várias cores que trazia. E tomaram-no e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Quantos anos tinha José quando foi jogado na cova?
Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; e estava este jovem com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José contava a má fama deles a seu pai.
Daniel por manter seus valores e princípios foi jogado na cova dos leões. Assim como José do Egito também tornou-se um grande Governador. José foi para a “cova” por “falar demais”, ou seja, ele não tinha medo de falar sobre seus sonhos.
E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.
"O padeiro-mor do palácio do faraó é condenado pelos crimes de violação da verdade, ofensa e conspiração contra o rei, alta traição e tentativa de assassinato contra o Hórus Vivo. Quais são suas últimas palavras?", anunciará Potifar.
E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.
Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito. Graças ao seu caráter inabalável, quando os problemas chegaram, encontraram um homem com estrutura espiritual e emocional firme e suficiente para superá-los.
Em virtude da falaciosa história narrada ao marido; decepcionado, Potifar despede José e encarcera-o por alguns anos. Assim, o jovem José ficou preso por um crime que na realidade ele jamais cometeu. A Bíblia descreve assim o episódio: “A mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.
O texto bíblico conta que José era um homem formoso (Gênesis 39:6), mas era muito inteligente também, afinal Potifar entrega em suas mãos tudo o que tinha. Porém esqueceu da mulher que havia em sua casa.
Então, quando os ismaelitas, que eram negociantes midianitas, se aproximaram, os irmãos de José o tiraram da cisterna e o venderam para eles por vinte peças de prata. E os negociantes o levaram para o Egito. Algum tempo depois, Rúben voltou para tirar José da cisterna.
Tudo o que se sabe é que após ter interpretado os sonhos dos servos de Faraó, José ficou na prisão por mais dois anos inteiros. Depois, pela providência de Deus, José saiu da prisão para ocupar o posto de segundo homem mais poderoso do Egito.
Cisterna, vem do hebraico “bor”: lugar cavado, poço. É um termo usado 67 vezes no Antigo Testamento, e a cisterna era um lugar onde era guardada água potável.
Ele se refere à destruição. Satanás quer sempre nos levar para o poço. José foi vendido como escravo por seus irmãos. Eles na verdade o lançaram em um poço e pretendiam deixá-lo ali para morrer, mas Deus tinha outros planos.
Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem. José é Assediado pela Mulher de Potifar.
Quantos anos tinha Daniel quando foi jogado na cova dos leões?
Com cerca de 18 anos, Daniel, filho de nobres, era fiel às leis de Deus. Por isso mesmo, Ele o abençoou com muita sabedoria e conhecimento. A história dessa personalidade, narrada no Antigo Testamento, começa ao lado dos amigos Sadraque, Mesaque e Abednego.
Dario se tornou o governante da Babilônia. Ele amava Daniel e queria torná-lo líder de todo o reino. Alguns sábios do rei ficaram com ciúmes. Eles sabiam que Daniel orava a Deus, então enganaram o rei fazendo com que ele assinasse uma nova lei.