Caso você utilize apenas a gema ou a clara em uma receita, é possível preservar a parte que sobrou, sem desperdiçá-la, mas atenção: guarde-as em um recipiente de vidro fechado de preferência. A gema deve ser consumida em até 2 dias, já a clara dura até uma semana.
Sim, claro que sim. A congelação é uma solução possível. Quem diria, os ovos, as claras ou as gemas também podem ser congelados e, desta forma, ter uma maior vida útil.
A clara do ovo crua deve ser mantida o tempo todo na geladeira! Se você preparou alguma receita que não utilizou tudo, coloque o restante de clara em recipiente ...
As claras de ovo podem ser mantidas no congelador por 3 meses e descongeladas por algumas horas sem geladeira. Após o descongelamento, use, é claro, em preparações cozidas! As claras de ovo são congeladas individualmente em bandejas de gelo.
Ao descongelar as claras ou gemas congeladas, é importante deixá-las descongelar completamente na geladeira antes de usá-las. Você pode descongelá-las rapidamente no micro-ondas, mas é importante não deixá-las cozinhar.
“Congelar ovos inteiros, com a casca, não é recomendado, pois o líquido no interior deles aumenta, fazendo com que o ovo exploda”, explica a especialista.
Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.
É preciso lavar o ovo antes de guardar na geladeira?
Lavar ou não? Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC/Food Research Center) da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é não. Afinal, os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos.
No caso específico dos ovos de colher, como o recheio fica mais exposto do que os trufados, eles são mais sensíveis e podem perecer fora da geladeira. Por isso, é recomendado levá-los à refrigeração e consumi-los em até 3 dias.
Sua função é auxiliar na construção de músculos e tecidos, e permitir a passagem de minerais pelas células do organismo e isso é um dos mais importantes benefícios da clara de ovo. Mas os benefícios da clara de ovo, vão além disso, pela sua alta composição de proteínas, o consumo da clara de ovo promove saciedade.
Clara de ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina. Com o calor, a albumina sofre desnaturação e coagula.
As claras podem ser mantidas no congelador por 6 meses e descongeladas por algumas horas no refrigerador. Após descongelar, utilize as claras imediatamente em preparações cozidas! As claras podem ser congeladas individualmente em bandejas de gelo. Após a solidificação devem ser armazenadas num recipiente hermético.
Congelar a gema de ovo é uma boa alternativa quando se usa apenas e clara em alguma receita. A técnica evita o desperdício e permite que você use o ingrediente novamente em outros preparos. Além disso, quando armazenada apenas na geladeira e não na parte mais fria do aparelho, a gema dura apenas alguns dias.
A primeira é misturar a gema com a clara e colocar em uma forma de gelo. Quando o conteúdo estiver sólido, basta armazenar os cubos em um saco plástico para economizar espaço. A segunda maneira de congelar um ovo é separando as duas partes do alimento, clara e gema, e congelar separadas.
Quantos minutos o ovo tem que ficar no congelador?
Quando finalizar as camadas deixe no freezer por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco. Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador.
É permitido congelar o ovo, no entanto, é preciso prepará-lo antes. Para começar, o ovo cru, com casca, não pode ser congelado. Caso você coloque o ingrediente sem nenhum preparo, ele passa a produzir mais líquido e pode rachar, chegando a "explodir" dentro da sua geladeira.
Ovos crus e frescos: aguentam um tempo máximo de 12 meses no congelador antes de serem consumidos. Ovos cozidos: você pode congelar pratos contendo ovos cozidos durante um intervalo que varia entre 2 e 3 meses.
Os momentos mais comuns para ingestão do produto são logo pela manhã ou antes de dormir. Como a absorção da clara pasteurizada pelo organismo é mais lenta que de grande parte dos aminoácidos, esses horários permitem que a síntese proteica seja ainda mais eficiente.
Esse produto é uma fonte de proteína de alto valor biológico, além de possuir albumina e BCAA, todos esses, nutrientes extremamente importantes para a construção de massa magra. Além disso, a clara de ovo pasteurizada pode auxiliar no emagrecimento ao promover saciedade!