Ao contrário dos vinhos tintos e brancos, que devem ser armazenados deitados, as garrafas de espumante devem ser mantidas na posição vertical, para preservar a pressão interna do gás carbônico e evitar a oxidação da bebida.
De pé ou deitado? No caso dos vinhos tintos e brancos, mantenha a garrafa deitada na horizontal. Essa posição evita o ressecamento e também o encolhimento da rolha, evitando assim que o oxigênio entre na bebida – o que pode azedar o vinho. No caso dos espumantes, você deve manter a garrafa em pé.
O espumante é o vinho que tem a menor vida após aberto, pois perde a carbonatação rapidamente. Ou seja, perde as borbulhas. O ideal é consumi-lo no mesmo momento que aberto. Para conseguir conservar por mais tempo, é necessário a utilização de um uma tampa especial, um fechamento sob pressão.
Ao contrário dos vinhos tintos e brancos, que devem ser armazenados deitados, as garrafas de espumante devem ser mantidas na posição vertical, para preservar a pressão interna do gás carbônico e evitar a oxidação da bebida.
O ideal é armazenar a garrafa em uma temperatura constante entre 9ºC e 12ºC, evitando oscilações bruscas que possam afetar a qualidade da bebida. Finalmente, vale mencionar que o método mais eficaz de conservação de espumante depois de aberto é consumi-lo rapidamente.
O espumante começará a perder sua carbonatação assim que você abrir a rolha. A carbonatação está escapando pelas bolhas. Depois de aberto, o espumante deve ser consumido em até 24 horas. Usar uma rolha ajudará a prolongar sua vida útil, mas não mais do que 12 horas.
Uma excelente dica é usar uma tampa específica para espumante, disponível em lojas especializadas em vinhos. Estas tampas criam uma vedação hermética, evitando a entrada de ar e mantendo a carbonatação do espumante por mais tempo.
O champanhe deve ser guardado em temperaturas ligeiramente mais baixas do que outros tipos de vinho, apesar de todos deverem ser guardados em locais frescos. O champanhe deve estar bem frio, mas sempre com cuidado para não congelar.
A cerveja sempre deve ser armazenada na posição vertical (em pé). Desta maneira, a cerveja evita o contato com o ar que fica em sua superfície, pois ele pode oxidá-la. Também não é recomendado o contato da cerveja com a tampa. Exceto as cervejas de guarda com rolhas de cortiça, que podem ser guardadas deitadas.
Especialista explica como esse hábito pode facilitar o acesso de bactérias e vírus ao ouvido. Crianças pequenas que tomam mamadeira deitadas correm maior risco de ter infecção no ouvido.
A garrafa de whisky pode ser guardada em qualquer posição: deitada, em pé, de lado ou até de ponta-cabeça. Comentário: Dependendo do Whisky, guardo no melhor lugar da prateleira. CONSERVAÇÃO. A garrafa de whisky deve ser mantida em locais onde não haja incidência do sol.
A melhor maneira de resfriar o espumante é coloca-lo em um balde de água com gelo (na proporção meio-a-meio), mantendo a rolha para fora do balde. Em 25-30 minutos, ele estará gelado.
Mas voltemos, então, à melhor forma de resfriar a bebida à temperatura ideal – e esse não é um assunto polêmico. A melhor forma é colocar o espumante numa champanheira com gelo e um pouco de água por cerca de 30 a 40 minutos antes de abri-lo.
Como segurar uma taça de Champagne? Segure a taça entre a base e o bojo, evitando esquentar o vinho com o calor da mão. O champanhe deve ser degustado na temperatura ideal, entre 6ºC a 8ºC. Temperatura ideal para servir Champagne, segundo especialistas, é entre 8ºC e 9ºC para os vinhos jovens.
Efervescência excessiva: Se o vinho espumante estiver produzindo muitas bolhas ou se o gás for liberado com um estalo ao abrir a garrafa, isso pode indicar fermentação adicional ou problemas na vedação da garrafa.
No geral, deve-se guardar o vinho deitado. A posição evita o secamento e encolhimento da rolha, não dando espaço para que algum excesso de oxigênio entre na garrafa e estrague ou azede a bebida.
É só usar uma peneira, dependendo de como a rolha foi desintegrada. Caso ela esteja apenas esfarelando, retire-a com muita delicadeza e logo em seguida coloque o vinho em um decanter para separar os sedimentos do líquido.
R: Na verdade o espumante não possui um prazo de validade. Ele pode permanecer em pleno estado de consumo por 2 a 3 anos. Para isso, basta conservá-lo em local seco e com pouca luz.
Enrole a rolha de cortiça com o papel vegetal e insira-a na abertura da garrafa. Porque é que funciona? O papel vegetal atua como um lubrificante, fazendo com que seja mais fácil voltar a inserir a rolha na garrafa. E ainda atua como barreira, impedindo a possível entrada de pedaços de cortiça no seu vinho.
Uma maneira de preservar o prazer de beber vinhos espumantes é usar um acessório que substituirá a rolha após o estouro da espumante quando o vinho não é totalmente consumido. Ele tem o propósito de evitar que todo o gás escape dos espumantes em geral.
O espumante não sai do erolhamento para a geladeira. Se for antecipar a compra, não compre gelado, a não ser que possa guardá-lo em menos de uma hora em ambiente que conserve a temperatura.
O congelamento dificulta a análise sensorial de vinhos e espumantes, pois pode interferir nas qualidades organolépticas do mesmo, como no aroma, por exemplo. Além disso, no caso de espumantes congelados, é preciso esperar para conseguir abrir a garrafa com segurança.