“Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa. Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados.
Uma dica importante, é guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.
Isso porque a casca é uma proteção contra a entrada de bactérias e demais micro-organismos e lavá-la com antecedência pode enfraquecer essa barreira. Quando a porosidade da casca entra em contato com água e esponja, ela pode ser danificada, e isso favorece a passagem de contaminantes, como bactérias e fungos.
Brincadeiras à parte, os ovos quebrados duram de 2 a 3 dias na geladeira. Certifique-se de que eles sejam armazenados em um recipiente com uma tampa que tenha um selo hermético.
Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo. Ela pode causar sintomas incômodos e bastante mal-estar, além vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.
“Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa. Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados.
No caso dos ovos descascados, é necessário fazer um passo extra antes de guardá-los: cobri-los com água fria antes de levá-los à geladeira. Se preferir armazenar ovos sem casca, não se esqueça de usar um bom recipiente hermético e de consumir esses ovos sem casca dentro de 2-3 dias.
A temperatura é fundamental: mantenha-os na geladeira entre 1°C e 4°C para desacelerar o crescimento de bactérias e manter sua qualidade por mais tempo. Evite lavar os ovos antes de armazená-los, pois isso remove a camada protetora natural, chamada “cutícula”, que ajuda a prevenir contaminação.
A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).
Para a preparação de sobremesas ou pratos à base de ovos crus, é importante que as cadeias do frio não sejam interrompidas. Os restos conservam-se no frigorífico durante um dia, no máximo.
Segundo Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), não é preciso lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira porque eles já vêm com uma película natural que protege o interior do produto contra a invasão de ...
Em um primeiro momento você pode realizar um teste na água. Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho. Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara.
Os ovos cozidos por 12 minutos (com a gema firme) podem ser armazenados na geladeira por até 2 dias. Guarde o ovo cozido com a casca em pote fechado com tampa. Se preferir, armazene o ovo cozido e descascado imerso num pote com água filtrada, também tampado.
De acordo com um estudo publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o ovo pode ficar de 3 a 5 semanas dentro do eletrodoméstico. “Os ovos podem ser refrigerados de três a cinco semanas a partir do dia em que são colocados na geladeira.
Qual é a correta maneira de armazenamento e higiene dos ovos?
Deve-se evitar que os ovos sejam mantidos em ambientes onde a temperatura ultrapasse os 25°C para melhor conservação do produto, sendo que a própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o armazenamento preferencialmente refrigerado, apesar dessa prática não ser obrigatório no Brasil visando o ...
Onde armazenar os ovos? A refrigeração é sempre uma das principais aliadas para a conservação de alimentos. Por isso, o ideal é guardá-los na geladeira.
É recomendado limitar o consumo de ovos a quatro por dia, considerando que a gema é rica em colesterol. Além disso, é importante atentar para a quantidade de proteína, já que 25 ovos fornecem mais proteína do que o recomendado para a maioria das pessoas.
Sem mais delongas, a resposta é que o ovo deve ser guardado na geladeira, sim. Nada de chegar do mercado e deixá-lo em cima da pia, do armário, dentro de porta-ovos ou coisas do tipo. A Agência de Vigilância Sanitária é bem explícita na resolução: “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”.
O ideal é armazená-los na geladeira, em temperatura média de 10 °C, para retardar a deterioração. Ao contrário de alimentos não perecíveis, ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, onde as temperaturas podem flutuar mais.
Por isso, recomenda-se ao consumidor retirá-los da embalagem e guardá-los em local onde não sofram variação de temperatura nem qualquer tipo de impacto para evitar possíveis contaminações. A indicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é manter os ovos, preferencialmente, refrigerados.
Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.