Hipertonia muscular é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de relaxar, podendo resultar em aumento da rigidez devido à contração muscular constante.
Os braços e as pernas ficam mais rígidos e mais tensionados. Também pode levar a espasmos, como se fosse um susto, então isso pode ser espontâneo ou por estímulos na visão, na audição, no toque, no stress emocional.
A principal causa são as doenças neurológicas que afetam o Sistema Nervoso Central, como AVC, traumatismos na medula espinhal, paralisia cerebral e doenças degenerativas e infecciosas. Essas lesões prejudicam os músculos atingidos, podendo haver perda total ou parcial da função.
A rigidez muscular faz com que o paciente tenha dificuldade em movimentar-se, seja para se levantar de uma cadeira, para começar a andar, ou para pegar um objeto. Um sintoma discreto para rigidez é a dificuldade de fazer a própria assinatura, já que em casos iniciais, a rigidez é difícil de ser diagnosticada.
Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.
Qual a relação da rigidez muscular com a dor em pacientes portadores de Parkinson?
O que fazer em caso de rigidez muscular?
No caso da tensão muscular, as aplicações de calor (como Faixas Térmicas ThermaCare®, sauna ou compressas de aquecimento) e as massagens podem proporcionar um alívio prolongado. A curto prazo, podem também ser utilizadas outras opções como medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou pomadas analgésicas.
A rigidez provém de pequenos rasgões a que os tecidos musculares estão sujeitos ao longo do tempo. Essas lesões decorrem de vários fatores e é importante saber que existem tratamentos para evitar ou, pelo menos, aliviar as dores agudas.
Alguns remédios relaxantes musculares, como o carisoprodol, a ciclobenzaprina ou a orfenadrina, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da dor muscular causada por contraturas musculares, torcicolo, fibromialgia, dor lombar ou crises agudas de artrite reumatoide, por exemplo.
Quais são os primeiros sintomas da síndrome da pessoa rígida?
A síndrome da pessoa rígida tem como principais sintomas a rigidez muscular e repetidos episódios de espasmos musculares dolorosos. Os espasmos podem envolver todo o corpo ou apenas uma região e ocorrer sem qualquer causa definida ou ser provocados por situações / eventos como: Ruído inesperado ou muito intenso.
Geralmente, quando há uma contratura muscular, é indicado ficar em repouso e realizar massagens no local afetado7. Pode ser indicado o uso de compressas. Mas, nesse caso, não as geladas4. O recomendado é o uso de compressas quentes.
A síndrome da pessoa rígida é mais comum entre mulheres e muitas vezes ocorre em pessoas com diabetes tipo 1, certas doenças autoimunes (como tireoidite), ou certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama (mais comumente), câncer de pulmão, câncer renal, câncer de tireoide, câncer de cólon e linfoma de Hodgkin.
Pessoas com espasticidade descrevem seus músculos como rígidos, pesados e difíceis de mover. Quando a espasticidade é grave, pode ser muito difícil dobrar um membro. Um espasmo é uma repentina e involuntária contração muscular. Podem variar de leve a grave e ao longo do tempo, até durante um mesmo dia.
Estilo de vida sedentário: Os músculos permanecem muito longos em uma única postura e, antes de qualquer esforço, são mais suscetíveis a ter uma contratura em pessoas sedentárias. Dieta e hidratação inadequadas: Se você comer uma dieta pouco saudável, seu corpo acumula mais toxinas do que pode expelir.
A síndrome da pessoa rígida é um problema autoimune que afeta o sistema nervoso. Estima-se que a síndrome acometa um indivíduo a cada um milhão de pessoas. Os sintomas mais comuns da síndrome incluem rigidez muscular e espasmos.
São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade. Nos prendemos a velhos padrões que nos impedem de crescer intelectualmente e emocionalmente.
A compressão de nervos ou medula espinhal (na coluna cervical, torácica ou lombar) pode vir de várias causas: hérnia de disco, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma.
Quais são os remédios relaxantes musculares mais usados? Dentre os remédios com função relaxante muscular mais usados estão o carisoprodol (mioflex), ciclobenzaprina (miosan), orfenadrina (dorflex, ana-flex) e tizanidina (sirdalud).
Uma doença rara que acomete uma a cada um milhão de pessoas no mundo, a Síndrome de Stiff Person, também conhecida como Síndrome da Pessoa Rígida, provoca rigidez muscular e espasmos progressivos em pessoas acima de 20 a 50 anos de idade, tendo como maior foco o público feminino.
A rigidez articular é a sensação de que o movimento da articulação está limitado ou difícil. A sensação de rigidez articular não é causada por fraqueza ou relutância em movimentar articulação por causa de dores.