O que acontece se ingerir óleo essencial de melaleuca?
Caso haja ingestão, em geral, ocorre irritação gastrointestinal, com náuseas, vômitos e diarreia. Dependendo da origem vegetal do óleo, pode haver dor de cabeça e até convulsões”, afirma.
O óleo de melaleuca só deve ser usado externamente, não devendo por isso ser ingerido porque pode ser tóxico por via oral. Além disso, quando usado na pele, deve ser diluído, principalmente em pessoas com pele sensível, para evitar irritação da pele.
Quanto tempo leva para o óleo de melaleuca fazer efeito?
— Ele pode ser usado antes ou depois do esmalte. O resultado é visível logo na primeira aplicação. A ação da melaleuca é eficaz não somente nas unhas, mas também na pele.
Para facilitar pode adicionar de 1-3 gotas do óleo essencial na dose de uso do produto cosmético. Pode ser usado nessa mesma concentração em produtos cosméticos para pets. Também, pode ser usado puro pontualmente na pele e unha desde que faça o teste para ver se é sensível ao óleo.
Quais os benefícios medicinais do óleo de melaleuca?
Dentre seus benefícios estão propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, entre outros proveitos para desinfetar as feridas, reduzir a acne, nutrir os cabelos, tratar fungos nas unhas, etc.
Pode colocar óleo de melaleuca nas partes íntimas?
A proliferação desequilibrada desses fungos desencadeia sintomas que conhecemos coo Candidiase, tais sintomas são: coceira vaginal, desconforto, corrimento vaginal branco, ardência e dor na relação sexual. Devido as propriedades que citamos acima, o óleo de melaleuca é ótimo para o combate da Candidíase.
De acordo com a ginecologista, trata-se de um excelente lubrificante, mas sem estudos que comprovem seus benefícios à saúde. Óleo de girassol, de calêndula, de melaleuca e de semente de uva, além do aloe vera, também são utilizados como matéria-prima de lubrificantes.
Não é recomendado aplicar a substância diretamente sobre a pele e cabelo a fim de evitar irritações e ressecamento. De acordo com profissionais, o ideal é diluir o tea tree em outros óleos vegetais, loções, hidratantes ou máscaras de argila.
Pode ser feito antes de dormir, para deixar o óleo agindo durante toda a noite. Quanto mais tempo melhor! No dia seguinte lave normalmente com o shampoo e condicionador e hidrate com o seu Reconstrutor do Complexo Multivitaminas Power. Na pele pode ser utilizado para combater fungos nas unhas, aplicando o óleo puro.
Geralmente, na embalagem de um óleo essencial puro, consta o nome científico da planta, que deve ser o mesmo encontrado na análise de cromatografia. Se houver somente um nome genérico, desconfie.
O enquadramento regulatório de óleos essenciais pela ANVISA pode variar dependendo de como são usados e comercializados. Produtos que contenham óleos essenciais, como cosméticos, produtos terapêuticos, ou mesmo alimentos, podem estar sujeitos a regulamentações específicas para essas categorias.
Quem quiser, pode misturar o óleo de melaleuca no shampoo. É só colocar três gotas do ingrediente no seu shampoo, misturar e usar no couro cabeludo. Lembre-se de massagear bem a região com as pontas dos dedos, assim você ajuda também a ativar a circulação.
Quando aplicada nas unhas, a melaleuca promove regeneração de unhas deformadas, devolvendo a sua estrutura original e saudável, fortalece as unhas fracas e quebradiças, hidrata a pele e diminui a produção excessiva da cutícula e de calosidades.
Passar uma colher de chá de óleo com os dedos na vagina e vul- va após cuidados com solução de melaleuca ou bicarbonato. vagina com o dedo ou aplicador de pomada vaginal. Retirar o excesso no banho pela ma- nhã.
Nesse contexto, o TTO pode ser considerado como opção para o tratamento das doenças periodontais. Ao contrário da clorexidina, esse óleo não mancha os dentes e a ação antimicrobiana é somada ao efeito antiinflamatório.
Ajuda a tratar caspa, seborreia e psoríase, o óleo de melaleuca é um antibiótico, bactericida e fungicida natural que promove uma limpeza profunda no couro cabeludo, estimulando a regeneração dessa área.
Faça isso com o rosto já seco e limpo, antes de dormir. Caso seja utilizado de forma tópica e pontual, não há problema em o Tea Tree não estar diluído.
Pode ser utilizado para tratamento de lesões de pele e infecções gerais, machucados, arranhões, picadas de inseto, acne ou micose. Também é indicado para herpes labial e genital, bolhas e dermatite seborreica (caspa).
Qual a diferença entre óleo de melaleuca e óleo essencial de melaleuca?
Essa é uma dúvida muito comum, especialmente entre iniciantes no uso de óleos essenciais, já que existem óleos essenciais com nomes semelhantes que, na verdade, são extraídos de plantas diferentes. No caso do Melaleuca e do Tea Tree, não há diferença entre eles.