Se você quer reformar a sua cozinha e tem medo da obra ser muito demorada, então o vinílico é a escolha certa. Diferente de outros tipos de piso, a instalação do piso de vinil é rápida, simples e limpa. Além disso, é possível fazer a sua aplicação em cima de outros revestimentos, como a cerâmica ou porcelanato.
Isso ocorre devido às variações do clima e do tempo, que formam um cenário agressivo às propriedades do vinílico, que podem desbotar com o passar do tempo. Por isso, não é recomendado a instalação deste revestimento em áreas externas como quintais, jardins e bordas de piscina.
POSSO COLOCAR PISO VINÍLICO NA COZINHA? //Eliel Carlos//
Quais são as desvantagens do piso vinílico?
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
"O piso ideal precisa ser fácil de higienizar, resistente e não ser escorregadio. Ao observar essas características, as demais questões estão conectadas ao estilo, gosto dos clientes e proposta do projeto", explica.
Para limpar o chão encardido e engordurado, esses produtos são seus melhores amigos: água sanitária e vinagre. Para desinfetar o chão, misture água com um pouco de água sanitária ou o desinfetante que preferir e passe no chão com o auxílio de um pano macio.
Ambientes com muita umidade, como banheiros, não são locais recomendados para a instalação de piso vinílico. Este revestimento não possui grande durabilidade ao estar em contato frequente com a água ou se o ambiente ficar úmido por bastante tempo. Se isso acontecer, tem a possibilidade do piso descolar.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
O piso vinílico dura em média 15 anos. Mas, para determinar a durabilidade existem alguns fatores que devem ser considerados. Por exemplo, se a movimentação for intensa no ambiente, mais do que o recomendado, é possível que as peças estraguem antes desse período.
Em um balde, misture água com um pouco de detergente neutro, molhe bem o pano e torça-o para ficar apenas úmido. Em seguida, com a ajuda de um rodo, limpe todo o piso. Por fim, enxágue utilizando um pano umedecido apenas em água. Lembre-se de que outros tipos de produtos podem danificar o piso vinílico.
Isso ocorre porque os pisos vinílicos geralmente são feitos de plástico, que é derivado de fontes não renováveis. Além disso, a produção de pisos vinílicos pode liberar poluentes e gases de efeito estufa.
A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
Porcelanatos e cerâmicas são sempre a primeira opção de quem está reformando a cozinha. Na opção de cerâmica, temos uma dos melhores custos-benefícios do mercado, pois além de apresentar um preço mais acessível, também conta com uma variedade incrível de estampas e cores, bem como a resistência ideal para o ambiente.
Um piso para cozinha que está se tornando tendência para quem aprecia estilos diferentes e sofisticados é o piso epóxi, também conhecido como porcelanato líquido. O nome vem do brilho que lembra o piso de porcelanato. No entanto, sua composição não tem nada de porcelanato.
Qual o melhor piso para cozinha que não escorrega?
Os revestimentos cerâmicos costumam ser a melhor opção de piso resistente ao escorregamento. Afinal, quando bem aplicados, eles são bastante seguros. Sem falar que têm valores acessíveis. Além disso, as peças são duráveis e bonitas, podendo reproduzir materiais naturais, como a madeira.
Pode colocar o mesmo piso do chão na parede da cozinha?
A resposta é sim! Eu adoro essa combinação, pois cria um ambiente clean e elegante. Além disso, usar o mesmo revestimento em todo o banheiro e até na cozinha é uma escolha prática e esteticamente agradável. Essa técnica também traz vantagens econômicas: comprar em maior quantidade pode garantir descontos!
A melhor opção para cozinhas de restaurantes e industriais é o piso de cerâmica pela resistência a atritos mecânicos e químicos. Afinal, esse é um ambiente que recebe grande impacto de maquinários e alta carga química com produtos de limpeza.
Agora que você já sabe que pode instalar o piso vinílico na cozinha sem medo, saiba também que a instalação do produto é muito fácil! Inclusive pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica, porcelanato e outra pedras.
Com tantas qualidades admiráveis e uma versatilidade na aplicação surpreendente - podendo ser usado desde quartos até salas inteiras (exceto cozinha e banheiro) -, não é difícil entender porque esse Piso Vinílico Autocolante Régua Madeira Cinza está liderando as vendas!
Em termos de preço, o revestimento piso vinílico clicado é superior, mas, o que não significa descarta-lo, pois basta ponderar a interessante relação custo x benefício. Como não há nenhum outro gasto com argamassa, colas, grandes procedimentos para limpeza pós obra, e acima e tudo pouquíssimas chances de perdas.