"Não pode treinar perna dois dias seguidos, porque a musculatura requer um tempo para recuperação. Por exemplo: o processo de hipertrofia acontece na regeneração das fibras. Durante o treino de musculação as fibras se rompem e então é no descanso que esse processo de recuperação acontece.
O treino em dois períodos sobrecarrega demais o sistema muscular e o esquelético”, explicou o treinador Paulo Rennó, diretor técnico da Assessoria Esportiva que leva seu nome. “Outro fator é que, com o tempo, o corredor pode ficar desmotivado fazendo esse tipo de treino”, completa.
Quais são os riscos ao treinar o mesmo músculo todos os dias? Pode ocorrer lesões devido à sobrecarga muscular; Atrapalha o processo de hipertrofia; Sobrecarga em articulações e tendões.
A maioria das pessoas realizam um treino pela manhã e um outro de noite, pois acha que a quantidade é ideal. Saiba que não existe uma regra clara nem exata, embora muitos profissionais defendem a realização de dois treinos no dia.
A DIVISÃO MAIS INSANA DE TREINO PARA DESENVOLVER AS PERNAS | Renato Cariani Ironberg Podcast
Pode fazer musculação de manhã e de tarde?
Com certeza é possível, desde que sua alimentação esteja compatível a quantidade de exercício físicos que você está fazendo ao longo do dia. Você precisa adequar sua ingestão calórica a favor do seu objetivo. Com uma dieta equilibrada, descanso adequado e boa hidratação é super possível!
No verão, treinar às 5 h da manhã te ajuda a aproveitar o horário mais legal do dia, com uma temperatura mais amena, o que provavelmente te ajudará a ir mais além em sua sessão — mais um dos benefícios de acordar cedo para treinar.
Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas.
Se o que falta para você inserir uma rotina de exercícios na sua vida é tempo, uma solução pode ser seguir a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de fazer apenas 75 minutos de atividade física por semana, o que equivale a pouco mais de 10 minutos por dia.
Quantos aparelhos posso fazer por dia na academia?
Normalmente, para um treino completo de musculação, um indivíduo pode utilizar de 5 a 8 aparelhos por sessão, dependendo do número de grupos musculares trabalhados e da intensidade dos exercícios físicos.
Via de regra não há proibição em treinar todos os dias, porém o treinamento físico tem que ser estratégico, baseado no seu objetivo, biotipo físico e prescrição alimentar. Desse modo é tanto aceitável treinar todos os dias, quanto descansar alguns.
É melhor malhar todos os dias ou 3 vezes na semana?
O principal autor do estudo, o professor Ken Nosaka, afirma que os resultados mostram o “ponto de inflexão” para obter benefícios significativos com os exercícios. “Esses novos resultados sugerem que pelo menos três dias por semana são necessários, pelo menos para o treinamento de contração excêntrica de três segundos.
Adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios ...
Os principais grupos musculares são: costas, peito e pernas. Esta separação significa que é possível treinar todos os grupos musculares numa semana. Por outro lado, não é aconselhável misturar dois ou três deles juntos no mesmo dia, devido ao seu efeito adverso no sistema nervoso.
É importante entender que todo treino de perna, exige também do glúteo. E treinar perna no dia seguinte de glúteo, você estará prejudicando a recuperação do glúteo e por consequência o desenvolvimento muscular. E o contrário, treinar perna e no dia seguinte treinar glúteo, segue a mesma ideia.
Portanto, as fibras não crescem ou aumentam de tamanho durante a sessão do treino e, sim, durante o descanso — explica a educadora física. De acordo com Samantha, de forma geral, é neste momento que ocorre a fabricação das substâncias que servem para trazer energia de volta ao grupo muscular estimulado.
“Só indica que não precisamos sentir dor muscular para hipertrofiar, podendo começar 'leve', evitando tanto dano e dor, para nas próximas semanas treinar com altos graus de esforço e fadiga que maximizarão a hipertrofia muscular no médio e longo prazo.”
Qual é o músculo que cresce mais rápido e qual músculo demora mais para crescer? Segundo Milena Chalegre, é preciso avaliar o fator genético de cada pessoa. No entanto, um músculo que se desenvolve facilmente é o quadríceps - parte da frente da coxa.
Portanto, não vale a pena fazer exercícios físicos quando se está extremamente cansado, mas se você fizer, também vai dormir melhor e obter mais benefícios da prática de atividade física. Então o que fazer? Use o bom senso, disse Zee. “Se você não está dormindo bem, não faça aquele treino intenso.
“Segundo o mesmo autor, isto acontece porque o organismo aumenta a quantidade e qualidade do sono profundo de forma a compensar a energia que foi perdida durante a prática do exercício físico.”
O cansaço natural causado pelo exercício físico é um dos motivos pelos quais ele pode ajudar a induzir o sono. “O aumento do gasto energético durante o exercício físico resulta em um aumento na produção de adenosina.
Realizar treinos em jejum pode te auxiliar na perda de peso sim, mas para realizar as atividades é necessário que você procure um profissional, pois caso seu treino seja muito intenso, pode acabar trazendo alguns riscos a sua saúde.
Treinar duas vezes por dia parece a melhor solução para desafiar nossos limites e chegar mais longe quando se trata de performance. Mas será mesmo? Como tudo na vida, treinar 2 vezes por dia tem pontos positivos e negativos. Enquanto nosso desempenho pode melhorar, ficamos mais sujeitos a fadiga e a lesões.