Pode usar chinelo, bermuda, calça, tênis, etc. Não há restrições sobre o tipo de roupa no edital. O mais importante é que o aluno faça uma escolha confortável para aguentar o longo tempo de prova. Vale a pena também consultar a previsão meteorológica sobre a temperatura nos dias de Exame.
Pode ir de chinelo no Enem? O Inep não impõe nenhuma restrição sobre o calçado. O estudante pode usar o for mais confortável possível. Apenas acessórios que cubram a cabeça, como bonés e toucas, são proibidos no Enem 2023.
O que é proibido? Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.
O edital do Enem não possui nenhuma orientação específica sobre o uso do cabelo no momento da prova. Sendo assim, pessoas com cabelos longos podem usá-los soltos no momento da prova. Mais uma vez, a proibição existente é a respeito do uso de bonés, que não podem ser usados nos locais de prova.
⚠️ CHECKLIST ENEM 2024: Itens INDISPENSÁVEIS PARA A PROVA!
Pode ir de bermuda e chinelo no Enem?
Por normalmente serem proibidos em alguns estabelecimentos, os candidatos muitas vezes têm receio de usar bermudas, regatas ou shorts. No Enem esse itens não são proibidos! Você pode usar sem culpa – ainda mais se estiver calor. Também está permitido usar chinelo no exame.
Além da avaliação que serve como vestibular, a punição valerá para a conduta em concursos públicos. A popular “cola” passa a ser crime tipificado no código penal e pode render ao autor de dois a seis anos de reclusão e multa.
Pode usar chinelo, bermuda, calça, tênis, etc. Não há restrições sobre o tipo de roupa no edital. O mais importante é que o aluno faça uma escolha confortável para aguentar o longo tempo de prova. Vale a pena também consultar a previsão meteorológica sobre a temperatura nos dias de Exame.
Também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame. Sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato.
Acessórios. Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova.
Além dos 10% que não compareceram, também não realizaram a prova aqueles que se apresentaram com piercings e/ou alargadores, pulseiras e colares, itens proibidos pelas normas de segurança do vestibular.
A resposta é sim! Você pode levar mochila no Enem e bolsa também, já que não existe proibição de levar esses itens para o local de prova. Entretanto, é importante dizer que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.
Pode levar, mas não pode usar. O edital explica que objetos como “caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações” devem ser guardados em envelope lacrado entregue pelo chefe da sala de prova.
Use roupas leves e que não vá te deixar desconfortável durante as horas de provas. Não use calçados apertados ou que você sinta a necessidade de tirá-los durante um certo tempo. Veja se na instituição que você vai fazer a prova é climatizado. Roupas de frio, como um casaco ou calça, podem ser necessárias.
Qual lanche levar pro Enem? Conforme explicado, no dia da prova é permitido levar alimentos e comer durante a aplicação. Por questões de segurança da prova, o mais recomendado é levar alimentos em embalagens lacradas, como por exemplo: barrinhas de cereal, chocolate e salgadinhos que venham lacrados.
Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Com a intensificação dos estudos, a tendência é de que muitos alunos deixem de dormir ou reduzam o seu tempo de sono para estudar mais. Essa atitude pode, no entanto, ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho no exame.
Sim, é permitido fazer o Enem usando chinelo. O edital do exame não traz nenhuma restrição ao uso desse tipo de calçado no dia da prova. Só não é permitido o uso de itens de chapelaria (como bonés, chapéus, viseiras e gorros) durante o exame. Óculos escuros também são proibidos.
O candidato poderá entrar com o celular, mas, na sala de prova, o aparelho deverá permanecer desligado e dentro de um porta-objetos que será fornecido pela organização.
É necessário levar o cartão de confirmação do Enem?
Entenda o que é permitido levar para a sala de exame e o que pode eliminar o participante. Apesar de não ser obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão nos dias de exame.
Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de outras pessoas. Usar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação. Sair da sala, a partir das 13h, sem acompanhamento de um fiscal.