A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
Ao molhar meu piso vinílico, ele irá estragar? Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso.
O laminado não pode ficar em contato com a água, pois seu extrato é produzido com fibras de madeira que incham quando molhadas. Já o vinílico, por ser produzido em PVC, é resistente a água. Em áreas molhadas tem que utilizar adesivo resistente a água.
Fique longe de solventes e produtos derivados de petróleo: Esses produtos são altamente agressivos e podem causar danos irreversíveis na superfície do piso vinílico.
A limpeza diária é a melhor forma de manter a boa aparência e aumentar a vida útil do seu vinílico. Para isso, basta utilizar um pano úmido e detergente neutro. Quando for realizar a higienização, use o mínimo possível de água para evitar o desperdício.
Para evitar riscos e marcas no piso vinílico causados pelo contato com os pés dos móveis, é importante utilizar feltros ou protetores de borracha. Esses acessórios ajudam a distribuir o peso dos móveis de forma uniforme e a minimizar o impacto sobre o piso, preservando sua aparência e durabilidade.
Para realizar a impermeabilização é muito simples e rápido, basta uma limpeza após a instalação no piso vinílico para retirar detritos e resíduos de pós e depois se aplica o impermeabilizante de alta dureza que vai proteger seu piso vinílico de 2 a 5 anos, dependendo do seu uso e local de instalação.
Se preferir, ao invés do pano umedecido utilizando rodo ou mop, é possível lavar o seu piso – sim, pisos vinílicos colados podem ser lavados, desde que você não se esqueça das próximas etapas: enxaguar e secar tudo usando um piso limpo.
O segredo de como limpar piso vinílico pós obra é bem simples, basta utilizar um aspirador de pó ou uma vassoura e retirar bem toda a poeira e sujeira, após isso, faça a limpeza com um pano úmido e pequenas gotas de detergente neutro.
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
Sim, você pode jogar água no piso vinílico sem medo! Ele é resistente à umidade, o que facilita muito a limpeza. Além disso, a maioria utiliza adesivos que o protegem contra a água.
As variações do clima e do tempo formam um cenário muito agressivo às propriedades do vinílico, por isso não indicamos a instalação do piso vinílico em áreas externas como quintais, jardins e bordas de piscina.
A superfície do material é impermeável, mas lavar interfere com a cola à base de água que está sob o piso, que pode soltar. Por isso, a recomendação é não jogar água. Seguindo essa orientação, o consumidor pode aplicar as peças coladas em cozinhas e, se for o vinílico click, também em banheiros – exceto no box.
O porcelanato vai ser mais caro na maioria dos orçamentos, pois é um tipo de piso que precisa de mão de obra especializada. Já o piso vinílico é instalado rapidamente e você mesmo pode fazer a instalação. Logo,vai ser mais barato.
Independente do formato (régua ou placa), método de aplicação (colado ou clicado), ou capa de uso (confere a resistência), o revestimento vinílico foi desenvolvido exclusivamente para ambientes internos, portanto, não é recomendada sua aplicação em áreas externas.
Utilize os produtos adequados. Apenas água e detergente neutro são suficientes para limpar o piso vinílico. Caso não abra mão de um cheirinho pela casa, use um odorizador de ambiente depois da faxina. Para ter um brilho extra, a cera acrílica é uma boa opção.
Os mais indicados são os detergentes neutros e os produtos específicos para limpeza de pisos vinílicos. Eles devem ser diluídos em água e aplicados com um pano úmido. Evite o uso de produtos à base de cloro ou álcool, que podem danificar o revestimento.
Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro. Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, recomendamos o uso de cera acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada produto.
Os pisos vinílicos colados podem ser aplicados na parede, ou seja, as mesmas peças que são fixadas por adesivo no contrapiso também podem ser 'espelhadas' em uma paginação vertical.
A partir do final de 2018 a industria buscou incrementar a rigidez, dureza e resistência dos revestimentos vinílicos e o resultado de melhor performance até o presente momento no que se relaciona à resistência extrema contra água, é o Piso Vinílico Rígido SPC.
Quanto tempo depois de colocar o piso vinílico pode pisar?
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.
Por conta do sistema de encaixe fácil, os pisos vinílicos clicados dispensam o uso de adesivo na instalação. Tanto nos colados quanto nos clicados, outra vantagem é a possibilidade de instalar sobre outros revestimentos como a cerâmica ou porcelanato, desde que estejam nivelados com placas e juntas bem aderidas.