Se você roda bastante por estradas de terra ou se mora perto da praia, as lavagens devem ser mais frequentes, é importante que lave sua moto toda a semana ou a cada 10 dias no máximo.
Como muitas partes da motocicleta estão expostas, alguns componentes são particularmente sensíveis. Estes incluem o motor e a corrente. Em particular, o cuidado ou manutenção da corrente da motocicleta não deve ser negligenciado - deve ser feito a cada 300 a 500 quilómetros.
3 – Frequência: se você mora em região litorânea, sujeita à ação da maresia, as lavagens devem ser mais frequentes, a cada semana/dez dias e o mesmo vale para quem roda por estradas de terra.
Sem contar que, se a sujeira for negligenciada por muito tempo, ela pode corroer a pintura e até mesmo penetrar em partes importantes, como o motor e a transmissão, causando danos mais graves.
Após lavar a moto, é importante secá-la com a flanela pois deixar os componentes molhados para secar sozinho no sol, por exemplo, pode ocasionar manchas nas partes plásticas como também na pintura.
Primeiro de tudo, saiba que moto não é carro. O jato de água não faz mal ao carro porque ele tem a carroceria que cobre o motor, freios, cabos, componentes elétricos e eletrônicos etc. Na moto, devemos proteger algumas partes - por exemplo, bote um tampão no escapamento para evitar a entrada de água.
Secar a moto depois de lavar é um passo essencial para manter a sua motocicleta em boas condições por mais tempo. Muitas vezes, os motociclistas negligenciam essa etapa, o que pode levar ao acúmulo de água e a danos indesejados, como ferrugem, corrosão e até mesmo problemas elétricos.
Tabela de preço - Lavagem de moto Lavagem técnica (lavagem externa completa) - Moto até 400 cilindradas: R$ 30,00 - Moto acima de 400 cilindradas: R$ 40,00 - Motos de trilha e motocross: R$ 40,00 Lavagem técnica e detalhada de moto até 400 cilindradas -Desmonta kit (tanque e carenagens em geral), lavagem, polimento e ...
Além de refletir o cuidado de seu proprietário, a limpeza da moto ajuda a identificar problemas como vazamentos em juntas e mangueiras, por exemplo, e também a evitar o acúmulo de lama, graxa e poeira, que podem acelerar atrito e corrosão (quando também retêm salinidade e umidade) e prejudicar peças móveis.
Veja só: jogar uma grande quantidade de água (especialmente com pressão, como é o caso da mangueira) diretamente nos componentes mecânicos e elétricos do carro é certeza de problemas futuros. Usar água não é errado, mas é importante que isso seja feito com panos, esponjas ou ainda com mangueiras de ar.
6 – Secar a moto é fundamental, principalmente as partes elétricas. A secagem ainda ajuda, pois para passar o pano com cera a moto deve estar completamente seca. 7 – É recomendado passar um pano limpo para tirar o excesso de água. Somente depois aplique a cera com um pano novo.
Para sua segurança, aguarde o motor ficar frio para iniciar o processo de lavagem. Isso significa esperar cerca de 30 minutos depois de desligar a moto, ou seja, o tempo de você tomar uma água e separar os materiais.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
Apesar do mito de que motos e scooters elétricas devem ficar longe da água, elas podem, inclusive, ser lavadas, mas é preciso ter alguns cuidados. Como a moto elétrica usa eletricidade como combustível, muita gente pensa que uma motocicleta alimentada por baterias deve passar longe da água.
Só molhe a moto se o motor estiver frio, e use uma bucha macia e xampu específico (geralmente encontrado em lojas especializadas em produtos para lavar carros) para tirar a sujeira.
De sabão comum a silicone para plástico de moto, passando por revitalizador de plástico automotivo, a maioria funciona bem. Mas tenha cuidado com o que passar nas partes plásticas do veículo. Não use ceras, desengraxantes ou algo parecido.
Desse modo, você vai deixar o seu veículo sempre limpo e bonito e garantir a sua conservação. Para quem passa frequentemente por estradas de terra ou vive em regiões litorâneas, sujeitas à ação da maresia, a recomendação é lavar a moto toda semana.
– Procure um local com sombra para realizar a lavagem. Se a espuma dos produtos secar em contato com o sol, há grandes chances de manchar a pintura. Além disso, deixe sempre o motor frio, pois a água fria no motor quente pode danificá-lo.
Assim como outros cuidados que você tem com seu veículo, a limpeza do motor é fundamental para o bom funcionamento mecânico e elétrico. Isso porque, com o tempo, impurezas se acumulam no motor. Esses detritos podem prejudicar a parte elétrica, enferrujar componentes, ressecar mangueiras e até danificar a bateria.
Diferente da lavagem comum, a limpeza técnica detalhada é feita de forma minuciosa e com a utilização de produtos e equipamentos de alta tecnologia, responsáveis por eliminar todos os detritos e sujeiras presentes no motor, interior e carroceria do veículo.
Um detergente neutro ou um shampoo automotivo é suficiente para fazer uma boa limpeza em sua moto. Porém, lembre-se de dar uma boa caprichada, pois a sua moto merece. Já para garantir uma boa limpeza, mergulhe uma esponja macia e limpa embebendo nos produtos de limpeza.
A cera para polir é muito mais do que apenas um produto para dar brilho a sua moto ou carro. Ela desempenha um papel crucial na manutenção e proteção da pintura do veículo, preservando sua beleza e valor ao longo do tempo.
O que passar no motor da moto para ficar brilhando?
Use um desengraxante específico para motores para remover a sujeira e a graxa acumulada. Pulverize o produto no motor e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar a superfície do motor. Lembre-se de usar luvas de borracha para proteger as mãos.
DICA IMPORTANTE: não reutilize escovas de dentes para limpar novamente a moto, já que o uso de uma escova “engraxada” faz mal ao motor. Depois de tirar o “grosso” da sujeira, é finalmente a hora de complementar a limpeza. O sentido agora é de cima pra baixo, utilizando-se de panos limpos.