4. Cuidado com o capô e a frente. Mesmo que você não lave diretamente o motor, é importante ter cuidado ao limpar o interior do capô, a região do painel frontal, as laterais internas e os para-lamas. A água pode escorrer e atingir áreas sensíveis, causando danos inesperados.
Uma dica importante, é começar a limpeza pelo capô, para que toda sujeira não caia no motor novamente. Você pode aplicar a mistura de água e detergente com a ajuda de um borrifador. Em seguida, utilize o pano para esfregar. Mas lembre-se de usar pouca água.
Entrada de água nos componentes eletrônicos: A parte interna do capô do carro abriga vários componentes eletrônicos sensíveis, como centrais eletrônicas e fiações. Se a água entrar em contato com esses componentes, pode causar danos sérios e até mesmo provocar curtos-circuitos.
Primeiro, retire o pó acumulado com ajuda de um pano. Em seguida, borrife 30 ml de um limpador de interiores diluído em 200 ml de água no painel. Com a ajuda de um pano umedecido de fibra, espalhe o produto na superfície. Depois, use um pano úmido apenas com água para enxaguar a área limpa.
Lavar o motor do carro pode, de fato, ajudar a manter o compartimento do motor limpo, removendo sujeira, poeira e resíduos que se acumulam ao longo do tempo. Uma limpeza adequada pode facilitar a identificação de vazamentos, corrosão ou outras anomalias que podem comprometer o desempenho do veículo.
Água no motor pode se tornar um problema muito sério
Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
A água pode ser aspirada para dentro do motor, causando hidro travamento, o que pode resultar em danos catastróficos ao motor. Por fim, ao tentar ligar o carro submerso, você pode prejudicar a possibilidade de acionar o seguro para cobrir os danos.
Portanto, aquela atividade de preferência nacional, de lavar o carro no sábado de manhã, na garagem de casa ou na rua, não tem contraindicação. Mas abrir o capô e jogar um jato de água forte para lavar o motor não deve ser feito. Se você quer limpar o motor, passe um pano úmido ou com um produto neutro adequado.
Limpar o interior do carro requer o uso de produtos específicos para os vidros, encontrados em lojas especializadas e até mesmo supermercados. Por fora, o recomendado é utilizar limpa-vidros com uma esponja macia ou pano macio.
Por que lavar carro por baixo? A parte de baixo do carro acumula sujidades com facilidade e isso pode danificar as peças. Então, se você quer aprender a cuidar do seu veículo, precisa saber que processos de limpeza e manutenção vão além da parte estética.
A entrada pode danificar o filtro de ar, o que leva a uma mistura incorreta entre ar e combustível, afetando o desempenho. Além disso, a água pode entrar em contato com componentes eletrônicos, causando mau funcionamento ou curto-circuitos.
O uso de produtos de limpeza adequados e a aplicação correta da água são essenciais para garantir que os componentes eletrônicos sejam protegidos e não danificados durante o processo de lavagem. Não se esqueça de saber o que isolar para lavar o motor: bateria é o principal!
Evite limpar diretamente o motor do ventilador, pois isso pode causar danos. No entanto, você pode usar um pincel de cerdas macias ou um aspirador de pó com baixa potência para remover a poeira que possa estar acumulada nas áreas próximas ao motor.
Como falamos no texto, o motor do carro não pode ser lavado sem o devido cuidado. Isso porque, trata-se de uma região sensível do veículo. Dessa forma, um erro ou acidente, provoca danos graves e ainda atrapalha o seu desempenho.
A limpeza química da parte interna de motores, conhecida como "flush", pode causar mais danos do que benefícios - especialmente em veículos bastante rodados e que não costumam ser abastecidos com combustível aditivado.
A recomendação da maioria dos fabricantes de carro é que não deve ser utilizado jato d'água de alta pressão para a limpeza do motor. Esse tipo de equipamento pode danificar o alternador, o módulo de injeção eletrônica, a bateria, o cilindro mestre, a central do sistema ABS e a caixa de fusíveis, por exemplo.
Veja só: jogar uma grande quantidade de água (especialmente com pressão, como é o caso da mangueira) diretamente nos componentes mecânicos e elétricos do carro é certeza de problemas futuros. Usar água não é errado, mas é importante que isso seja feito com panos, esponjas ou ainda com mangueiras de ar.
Qual a melhor maneira de lavar o motor de um carro?
Quais produtos usar para lavar o motor? Além de água, podem ser usados sabão neutro, esponja macia e pano úmido. Jamais utilize querosene ou qualquer outro tipo de produto abrasivo, pois podem danificar o motor e a bateria automotiva. Também é necessário usar luvas de borracha.
Muito mais do que um simples capricho estético, a lavagem do motor também ajuda a prolongar a vida útil de alguns componentes internos, como borrachas e plásticos, garantindo o bom funcionamento do motor e ajudando a manter o carro valorizado.