- Painéis balísticos podem ser lavados com um pano ou esponja úmida e detergente, mas nunca submersos em água. - Jamais utilize solventes ou produtos à base de álcool, pois poderá danificar o colete.
Já o painel balístico, por sua vez, não é lavável. A forma correta de higienizar o colete é retirar o painel balístico da parte interna da capa e seguir as instruções do manual de uso do produto (link).
Lave com água e detergente neutro e enxague muito bem. Deixe secar à sombra. Nada de sol, secador no ar quente e coisa do tipo. Geralmente leva um dia inteiro (ou mais) pra secar totalmente.
Coletes balísticos se enquadram na categoria de equipamento, cujo posse/uso, embora restrito, não caracteriza o tipo penal do art. 16 da Lei 10.826 /03, já que não configuram ser um acessório de arma de fogo. Absolvição impositiva, ante a atipicidade da conduta. Preliminar afastada.
ATENÇÃO: No Brasil, adquirir ou utilizar colete à prova de balas sem autorização, ou que não esteja registrado em seu nome é crime inafiançável (mais informações no site DFPC).
Art. 22. Os coletes à prova de balas de uso permitido podem ser adquiridos no comércio especializado, por órgãos de segurança pública e empresas especializadas de segurança privada, por integrantes dos órgãos de segurança pública e Forças Armadas, guardas municipais e demais pessoas listadas no art.
Embora seja o material mais utilizado, o Kevlar não é a única alternativa na construção de coletes à prova de bala. Outra fibra, chamada Vectran, é capaz de apresentar resistência até duas vezes superior à do Kevlar, chegando a ser até 10 vezes mais resistente do que o aço.
Segundo o magistrado, o tribunal tem a firme orientação no sentido de que a posse ilegal de munição de uso permitido, mesmo sem a arma, caracteriza o crime do artigo 12 da Lei 10.826/2003, no qual se presume a ocorrência de risco à segurança pública, não havendo a necessidade de dano efetivo às pessoas.
A limpeza de placas eletrônicas de equipamentos pode ser efetuada com Limpa Contato Ação Imediata ou a versão Não Inflamável. Nesta operação é preciso: Limpar a área afetada aplicando Limpa Contato, esfregando com uma escova firme, até a remoção total. Em casos mais resistentes, utilizar ação abrasiva.
O Álcool Isopropílico é sem dúvidas o melhor produto para eliminar essas impurezas de forma segura, ele é capaz de eliminar em média 99,99% das impurezas que estão inseridas na placa eletrônica que você está montando, soldando ou realizando manutenções. Para que serve?
O tipo de álcool ideal para equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico nas partes externas em concentração 70%, porém ele não deve ser jogado diretamente em seu dispositivo.
Limpe a capa de colete usando um pano macio e detergente neutro, como detergente de louça líquido misturado com água. Retire o excesso de água enquanto realiza a limpeza. Se o seu equipamento estiver manchado ou muito sujo, use uma escova de dentes ou outra escova macia para esfregar o material suavemente.
Coletes balísticos são produtos controlados, com prazo de garantia e quando a validade expira tornam-se um ponto de alerta. Manter coletes vencidos representa um risco à integridade dos usuários, logo a destruição é o caminho mais seguro.
Para os Julgadores, os coletes balísticos de uso permitido ou restrito, destinados à proteção contra armas de fogo, não se enquadram no conceito de acessórios, mas sim no de equipamentos, conforme artigo 15 do Decreto nº. 3.665/2000.
Então, ao selecionar coletes leves, acho que o IIIA é a melhor escolha universal. Vai atende a maioria das ameaças existentes no mercado e é por isso que a maioria das policias o usa.
Qual o órgão responsável pela permissão do uso do colete balístico?
A Delegacia de Polícia responsável por receber a nota fiscal remeterá via SGPE para GEFID, que fará o registro e emitirá a carteira física do colete balístico, remetendo-a via malote para entrega ao interessado.
Composição do Kevlar: longas cadeias de anel benzeno interconectadas com grupos amida. O que o torna um polímero altamente resistente é a estrutura organizada da cadeia. As forças atrativas entre as moléculas permitem que elas se alinhem em camadas rígidas uma em cima da outra.
Descrição Completa. Colete à prova de balas, nível II, modelo RTCOL-2NF, misto, composto por dezesseis camadas de KEVLAR NFT 120 g/m², dez camadas de fibra de tecido balístico KEVLAR NFT 200 g/m², uma camada ARAMIDA, uma camada de KEVLAR NFT 200 g/m² e uma camada KEVLAR AS2 390 g/m².
Além disso, o peso dos coletes balísticos varia em torno de 1,6 kg a 2,6 kg os masculinos e 1,1 kg a 1,8 kg os femininos, o que dependendo da condição física do policial pode ser um fator limitante para o bom desempenho de suas atividades, e assim colaborar para o aparecimento de sinais de cansaço, dores nos membros ...
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o preço máximo da placa é de R$ 138,24 para carros e R$ 114,86 para motos. No entanto, alguns estados podem cobrar valores menores, dependendo da concorrência.