Quase todas as motos novas não permitem que o motor de partida gire a menos que a marcha neutra esteja engatada ou a embreagem esteja acionada, então mesmo que você esteja engatado, ela não fará nada.
Alguns modelos necessitam do acionamento da embreagem no momento em que o botão é acionado, essa necessidade é exigida apenas como precaução. Para evitar que acidentalmente a moto arranque apenas por estar com a marcha engatada. Assim que a partida é dada o motor começa a funcionar.
Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor?
“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.
Assim como no carro é um erro permanecer com o pé em cima do pedal da embreagem, nas motos a situação é semelhante. Não devemos ficar com a mão sobre o manete porque isso gera um desgaste maior, aumenta o consumo de combustível, diminui o desempenho da moto e faz o motor durar menos.
Verifique se a moto está engatada corretamente. Você pode fazer isso tentando empurrá-la e vendo se tem resistência. Caso tenha, ela está engatada. Após isso, você irá apertar a embreagem e começar a empurrar e impulsionar a moto.
Minha moto quer andar, mesmo acionando a embreagem! O que pode ser?
Tem problema desligar a moto na primeira marcha?
Se por "desligar em primeira marcha" você quer dizer soltar a embreagem rapidamente para que o carro morra, então sim, é ruim a longo prazo, não faça isso.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.
Quando estiver próximo da parada completa, acione a embreagem para não deixar o motor morrer e lembre-se de manter a cabeça erguida e os olhos apontados para a estrada à sua frente. Pode ser tentador olhar para baixo, para a frente da sua motocicleta ou logo à frente do pneu dianteiro.
Ao compreender como fazer curva de moto, a velocidade de entrada adequada é definida por uma velocidade que seja lenta o suficiente para você poder entrar na curva. Em seguida, de modo constante, é preciso aumentar a aceleração ao mesmo tempo em que realiza a curva.
Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.
Precisa apertar a embreagem para colocar no ponto morto?
Sim, deve estar. Apesar de muitos motoristas acharem que basta deixar a alavanca em ponto morto. Mas deve-se mesmo assim apertar o pedal da embreagem por dois motivos.
No momento da partida, evite acelerar o carro, já que o motor ainda terá óleo frio circulando nele. Os lubrificantes modernos têm especificações e aditivos que desenham viscosidades limite. Assim, fique tranquilo sobre a eficiência do papel do óleo.
Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.
Usar a alavanca o mínimo possível, apenas o necessário para trocas de marcha ou sair da imobilidade. É justamente no momento da transição entre moto parada/moto em movimento que o maior desgaste da embreagem acontece. Portanto, quanto menor for o tempo desta transição e a rotação do motor, menor será o desgaste.
O hábito de aumentar o giro do motor, acelerando a moto com a mão na embreagem, é péssimo para a preservação dos discos da embreagem. Além do desgaste causado, os resíduos dos discos acabam sujando o óleo, desencadeando diversos outros problemas, como um possível superaquecimento.
“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.
Risco de acidentes: ao acelerar a moto parada, você está aumentando a rotação do motor, que pode fazer com que a moto saia do controle caso você solte a embreagem sem querer. Isso pode causar quedas, colisões e até atropelamentos, colocando em risco a segurança do próprio condutor e de outras pessoas ao redor.
É preferível reduzir a marcha e entrar em uma velocidade mais baixa com o motor “cheio” e acelerar gradualmente a entrar numa velocidade alta e ter necessidade de reduzi-la “dentro” da curva.
Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente. Muitas pessoas não gostam de acionar o freio dianteiro, mas não tenha medo: é ele que fornece o maior poder de força de parada. Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas.
É sempre uma boa prática segurar a embreagem ao dar partida, pois se a moto estiver engatada, você pode sair disparado. Lembre-se que ela nem sempre está em ponto morto quando a luz indica que está. Solte a embreagem lentamente apenas para verificar se está em ponto morto.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
O que acontece se desligar a moto sem estar no neutro?
Ao desligar o motor, será interrompido também o funcionamento da bomba de óleo. Assim, por mais que o motor esteja desligado, as engrenagens internas continuam funcionando durante a descida, mas sem a lubrificação necessária. Desse modo, acontece o desgaste de todas as peças de transmissão.
Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.
Contudo, com a introdução da injeção eletrônica, que controla a quantidade ideal de etanol e/ou gasolina, isso deixou de ser fundamental. Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento.