As caixas de gordura devem ser instaladas no lado interno do alinhamento predial, não sendo permitidas no passeio. DICAS – Instalada na rede interna de esgoto, a caixa pode ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria.
A caixa de gordura acumula os resíduos de gordura da cozinha, transformando-os em blocos compactos. Isso evita que eles passem pelo ralo e danifiquem a tubulação. Com o tempo, esses blocos compactos de gordura enchem a caixa. Além do risco de transbordar, isso pode causar o entupimento de redes de esgoto.
Tratam-se de dois produtos diferentes do sistema hidráulico. Enquanto o esgoto da cozinha é ligado à caixa de gordura, a tubulação que sai dos banheiros e lavanderia é conectada à caixa de inspeção.
Qual é a diferença da caixa de esgoto para caixa de gordura?
A caixa de gordura funciona como um filtro, que capta a água residual gordurosa, e envia para a rede pública de esgoto “limpa”, sem gordura. A caixa de inspeção, capta e envia água potável para a residência e funciona como um dispositivo para verificação de problemas na rede hidráulica.
As instalações de esgoto correm, em sua maior parte, por baixo do piso, estando conectadas ao vaso sanitário, ao ralo do banheiro, às pias e “deságuam” na caixa de inspeção, de onde são conduzidas para a rede de esgoto pública.
O que fazer com o esgoto quando não houver rede coletora de esgoto no meu bairro? Deverá ser feito um sistema individual de tratamento (fossa séptica e sumidouro). O ideal é consultar um profissional. Lembramos que não é permitida a construção de sumidouros no passeio público (calçadas).
A água que vem da cozinha, com gordura e óleo, cai dentro da caixa, pelo óleo não se misturar com a água e ser mais leve, todas as partículas de gordura são elevadas até a superfície. A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto.
O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.
A caixa de gordura deverá ter VOLUME MÍNIMO DE RETENÇÃO DE 18 LITROS e ser limpa periodicamente. Os detritos e gorduras retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo.
Pode colocar a água da máquina de lavar roupa na caixa de gordura?
Pela ação do sifão ou do septo fixo, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação. Ela deve ser exclusiva para pias de cozinha, de churrasqueira ou máquinas de lavar louça. Não é permitido conectar efluentes de lavanderia e banheiro na caixa de gordura.
Sua função é reter e separar a gordura e outros resíduos sólidos do esgoto antes que eles entrem na rede de esgoto principal. No entanto, com o tempo, pode ficar cheia e precisar ser esvaziada. Ignorar os sinais de que sua caixa está cheia pode levar a problemas sérios de encanamento, como entupimentos e mau cheiro.
Agora é o momento de limpar: indicamos água sanitária e/ou detergente, mas, caso não tenha esses produtos por perto, o bicarbonato de sódio pode ser uma alternativa. É sempre importante lembrar que, para uma limpeza 100% eficiente, nada substitui os produtos de limpeza!
De acordo com o artigo 15 do decreto estadual 12342/78, o uso da caixa retentora de gordura é obrigatório em hospitais, hotéis e restaurantes. Quando o estabelecimento não possui o equipamento, toda gordura descartada pelo ralo da pia é levada diretamente para a tubulação, causando entupimentos.
A lei altera o artigo 144 da lei 11.095 de 2004, que passa a vigorar acrescido do §3º com a seguinte redação: “As águas provenientes de pias de cozinha e de copa deverão passar por uma caixa de gordura antes de serem lançadas no sumidouro ou no ramal conectado à rede de esgotos sanitários.”
É proibida a instalação da mesma na calçada; 2. A caixa deve ter dimensões mínimas internas de 50 cm x 50 cm, conforme desenho acima. Sua profundidade depende do nível do terreno em relação à via pública, mas deve ter, no mínimo, 50 cm; 3.
Segundo a Lei Federal nº 11.445/2007, os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços não podem colocar os resíduos de caixas de gordura na coleta pública de resíduos sólidos.
O ideal é que se evite a utilização de água quente, água sanitária, sabão em pó ou produtos químicos abrasivos, que podem danificar as tubulações ou a parede da sua caixa de gordura. Para finalizar, deixe a água escoar, e sua caixa ficará muito bem higienizada!
6. Caixa de gordura transbordando. Nesse nível de entupimento da caixa de gordura, você já tem bastante rejeito acumulado e a passagem é mínima ou está totalmente fechada. É como se fosse uma equação de matemática: a água vem da pia numa quantidade que a caixa de gordura não consegue passar para os canos.
Qual a diferença entre caixa de esgoto e caixa de gordura?
Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura.
Entupimento: O acúmulo excessivo de gordura e resíduos pode levar ao entupimento da caixa. Isso pode resultar em vazamentos e mau cheiro. Mau Cheiro: Quando não limpa regularmente, a caixa de gordura pode exalar odores desagradáveis.
Segundo a Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/07), a conexão à rede de esgoto é obrigatória. O Art. 45 diz que “toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e esgotamento sanitário disponíveis”.
A responsabilidade por promover a regularização do esgotamento sanitário, com sua ligação à rede pública disponível, é do proprietário do imóvel que, mesmo sem providenciar tal medida, pode ser cobrado pela respectiva concessionária ao oferecer o serviço.
Entre em contato com a concessionária. Apesar de a interligação das tubulações à rede pública ser de responsabilidade do proprietário do imóvel, é possível entrar em contato pelos canais de atendimento ao cliente da companhia de saneamento e solicitar uma vistoria de primeira ligação de esgoto.