Assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar-condicionado também pode sofrer algum problema em seu sistema em casos de descargas elétricas ou quedas de energia. Por isso, em dias de chuva muito forte, é aconselhado desligar o ar-condicionado e depois retirá-lo da tomada.
Você pode utilizar o seu ar-condicionado normalmente durante chuvas moderadas ou fracas. Porém, recomendamos que você não utilize nenhum aparelho eletrônico se notar uma quantidade muito grande de relâmpagos muito próximos da sua casa, ou então durante uma tempestade muito forte.
Pode deixar o ar-condicionado ligado quando chove?
Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto.
Ficar com o aparelho funcionando por muito tempo causa excesso de umidade e pode gerar problemas no motor a longo prazo. Se começar uma chuva forte o ideal é desligar o ar condicionado; Em dias com muitos raios é necessário retirar o aparelho da tomada.
Vale a pena desligar a climatização e esperar a tempestade passar para evitar que seu aparelho queime. Normalmente, os raios mais fortes não duram muito tempo, e assim você garante o ar-condicionado em bom funcionamento para o restante do dia e do verão.
Posso Instalar Condensadora Ar Condicionado em Local que chove??
Tem problema chover no ar-condicionado?
A resposta rápida e direta é sim: a condensadora do ar-condicionado (parte externa) é resistente à chuva, neve e sol. Entretanto, alguns cuidados na hora da instalação do aparelho podem prolongar a sua vida útil.
A pesquisa do Inpe mostra que o maior número de acidentes com raios acontece no campo. São as pessoas que trabalham em lugares abertos. Mas um dado surpreendeu os pesquisadores: a nossa própria casa pode ser uma armadilha. Quase 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa.
A unidade condensadora (externa) pode ficar exposta à chuva, pois as áreas pintadas são revestidas para proteção. Não coloque uma tampa na unidade durante a operação, pois isso impede a ventilação e causa mau funcionamento.
Respondendo a pergunta: sim, a condensadora de ar-condicionado pode ficar na chuva desde que sejam tomados os devidos cuidados. Apesar do ar-condicionado ser resistente a diferentes temperaturas e a chuva, a sua vida útil pode ser impactada negativamente caso o aparelho seja exposto diretamente.
A condensadora de um ar-condicionado split pode pegar chuva pelo fato de que ela é projetada para ficar do lado de fora de um ambiente. Mas para que isso aconteça, o instalador observará as melhores maneiras de realizar o seu serviço sem prejudicar o aparelho futuramente, evitando a superexposição da peça ao clima.
Em outras palavras, quando você deixa o ar-condicionado desligado por muito tempo, pode surgir o acúmulo de poeira. Além disso, com o aparelho parado, o compressor fica sem lubrificação. O resultado é o risco de a peça estragar, trazendo problemas ao uso do equipamento.
O que não pode molhar num ar-condicionado? Se o seu ar-condicionado tem filtro de carvão ativado ou filtro do tipo HEPA, eles não podem ser molhados de jeito nenhum, pois serão danificados. As peças metálicas também devem evitar água sempre que possível, para não enferrujar.
Como proteger a condensadora do ar-condicionado da chuva?
Pode ser instado uma tela de sombreamento ou uma cobertura protetora para proteger a unidade; Em dias de chuva, é importante verificar se a unidade condensadora está posicionada de maneira que o fluxo de ar esteja livre em torno da unidade, ao mesmo tempo protegida da água da chuva.
Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros, Fique atento!
A condensadora é projetada para resistir ao clima externo, principalmente à incidência de luz solar direta. Se caso for possível, pode-se fazer uma cobertura para a condensadora a fim de garantir uma eficiência ainda maior, sempre respeitando as instruções no manual para a construção desta proteção.
Se o equipamento está instalado em um local exposto, em dias de chuva é possível usar uma capa para protegê-lo. O ideal é que ela seja respirável para que não aja acúmulo de umidade, o que pode causar mofo. Além disso, é importante não usar o ar-condicionado com a capa, pois não será possível realizar a troca de ar.
Se o seu ar-condicionado tiver uma função de umidade ajustável, usá-lo em conjunto com o umidificador pode ajudar a manter sua casa com níveis ideais de umidade durante todo o ano. Quando o efeito desumidificador do ar-condicionado não é suficiente.
Os aparelhos de ar-condicionado são projetados para que essa água seja expelida pelos drenos. Até aí, nenhum problema aparentemente. O problema maior está por onde essa água circula no sistema de ar-condicionado. Ela pode ter poeiras, bactérias e problemas pelo contato magnético, pois fica para no sistema.
Capas de condicionador de ar não são necessárias para climas amenos, mas ainda são úteis para impedir a entrada de folhas soltas, sujeira, pedras, grama e outros detritos. O principal motivo para cobrir o seu ar-condicionado é mantê-lo eficiente.
Além disso, em dias de chuva, o uso pode ser um problema. Como a mangueira usada para a troca do ar quente pelo ar frio tem que ficar para fora do ambiente, ela impede o fechamento da janela e corre o risco de o local ficar exposto à chuva. A área ocupada pelo aparelho também precisa ser levada em conta.
“A antena do celular é muito pequena e, teoricamente, está baixa, na altura do ser humano. Então a tendência é que, pelo próprio tamanho e altura da antena, isso dificulte que ela possa atrair raios. É muito improvável que isso aconteça”, explica.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
No caso de uma casa, os canos metálicos de água, os fios da instalação elétrica e as ferragens das lajes e colunas irão conduzir parte da corrente do raio e ficarão também "carregados de eletricidade".