Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto.
Se você sabe que vai começar a chover, resfrie o ambiente até que se inicie a chuva e em seguida desligue o aparelho. Em dias de chuva mais fraca é possível permanecer com o ar condicionado ligado, mas não por muito tempo.
Você pode utilizar o seu ar-condicionado normalmente durante chuvas moderadas ou fracas. Porém, recomendamos que você não utilize nenhum aparelho eletrônico se notar uma quantidade muito grande de relâmpagos muito próximos da sua casa, ou então durante uma tempestade muito forte.
A resposta rápida e direta é sim: a condensadora do ar-condicionado (parte externa) é resistente à chuva, neve e sol. Entretanto, alguns cuidados na hora da instalação do aparelho podem prolongar a sua vida útil.
Respondendo a pergunta: sim, a condensadora de ar-condicionado pode ficar na chuva desde que sejam tomados os devidos cuidados. Apesar do ar-condicionado ser resistente a diferentes temperaturas e a chuva, a sua vida útil pode ser impactada negativamente caso o aparelho seja exposto diretamente.
Posso Instalar Condensadora Ar Condicionado em Local que chove??
Pode deixar o ar-condicionado ligado chovendo?
Ocasionalmente, durante os dias de chuva leve, o uso do ar-condicionado pode ser feito moderadamente durante alguns instantes. Apenas para climatizar o ambiente. Entretanto, o uso contínuo não é recomendado, visto que a umidade da chuva pode acabar danificando o motor do produto.
Vale a pena desligar a climatização e esperar a tempestade passar para evitar que seu aparelho queime. Normalmente, os raios mais fortes não duram muito tempo, e assim você garante o ar-condicionado em bom funcionamento para o restante do dia e do verão.
Qual é a parte do ar-condicionado que não pode molhar?
O que não pode molhar num ar-condicionado? Se o seu ar-condicionado tem filtro de carvão ativado ou filtro do tipo HEPA, eles não podem ser molhados de jeito nenhum, pois serão danificados. As peças metálicas também devem evitar água sempre que possível, para não enferrujar.
A unidade condensadora (externa) pode ficar exposta à chuva, pois as áreas pintadas são revestidas para proteção. Não coloque uma tampa na unidade durante a operação, pois isso impede a ventilação e causa mau funcionamento.
A condensadora de um ar-condicionado split pode pegar chuva pelo fato de que ela é projetada para ficar do lado de fora de um ambiente. Mas para que isso aconteça, o instalador observará as melhores maneiras de realizar o seu serviço sem prejudicar o aparelho futuramente, evitando a superexposição da peça ao clima.
Como proteger a condensadora do ar-condicionado da chuva?
Pode ser instado uma tela de sombreamento ou uma cobertura protetora para proteger a unidade; Em dias de chuva, é importante verificar se a unidade condensadora está posicionada de maneira que o fluxo de ar esteja livre em torno da unidade, ao mesmo tempo protegida da água da chuva.
Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros, Fique atento!
Em outras palavras, quando você deixa o ar-condicionado desligado por muito tempo, pode surgir o acúmulo de poeira. Além disso, com o aparelho parado, o compressor fica sem lubrificação. O resultado é o risco de a peça estragar, trazendo problemas ao uso do equipamento.
Quanto tempo tenho que esperar para ligar o ar-condicionado?
Normalmente em caso de saídas rápidas, com duração menor que duas horas, não há necessidade de desligar o ar-condicionado. Se o tempo for longo, mais de 2 horas, a energia gasta após ligar novamente compensa, em comparação a deixar o ar-condicionado ligado por todo o período fora.
A resposta à pergunta inicial é clara: a parte externa do ar-condicionado pode permanecer ao ar livre, mas tenha em mente que a escolha do local de instalação não apenas influencia o desempenho do seu aparelho, mas também a sua durabilidade a longo prazo.
Em dias frios o condensador retira do gás mais calor do que foi absolvido dentro do datacenter, assim “sobra” capacidade de resfriamento e essa “sobra” faz com que a unidade resfrie muito rápido causando o congelamento da unidade interna.
Além disso, em dias de chuva, o uso pode ser um problema. Como a mangueira usada para a troca do ar quente pelo ar frio tem que ficar para fora do ambiente, ela impede o fechamento da janela e corre o risco de o local ficar exposto à chuva. A área ocupada pelo aparelho também precisa ser levada em conta.
Mas como eu posso resolver isso? Telhado para proteger a condensadora do ar-condicionado. Caso o seu ar-condicionado já esteja instalado em algum local que a condensadora fique exposta ao sol, uma solução para você corrigir esse problema é construir um telhadinho em cima do aparelho.
Tem problema ar-condicionado de janela pegar chuva?
Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada.
Os aparelhos de ar-condicionado são projetados para que essa água seja expelida pelos drenos. Até aí, nenhum problema aparentemente. O problema maior está por onde essa água circula no sistema de ar-condicionado. Ela pode ter poeiras, bactérias e problemas pelo contato magnético, pois fica para no sistema.
Se o equipamento está instalado em um local exposto, em dias de chuva é possível usar uma capa para protegê-lo. O ideal é que ela seja respirável para que não aja acúmulo de umidade, o que pode causar mofo. Além disso, é importante não usar o ar-condicionado com a capa, pois não será possível realizar a troca de ar.
Pode ligar o ar-condicionado assim que ligar o carro?
Mito. Mesmo com o motor em pleno funcionamento, se o sistema está desligado o compressor está imóvel. Dar a partida com o compressor “atracado” em nada vai prejudicar o mesmo, pois o movimento vai iniciar da imobilidade, como ocorreria numa situação normal de acionamento (motor funcionando).