Se alguma mídia sua não está funcionando, há uma coisa que você jamais deve fazer: utilizar álcool comum (etílico) para limpá-la. O álcool ao invés de limpar, poderá danificar por completo seu disco, transformando algo possível de ser consertado em algo irrecuperável.
Para tirar isso nada melhor que água e um detergente suave, no meu caso o sabonete, mas pode ser usado detergente, sabão de coco, shampoo, et. Evite usar sabão muito forte (barra, sabão em pó) devido ao alto teor de cáusticos, que podem prejudicar o "verniz".
Sempre segure o disco com um dedo no centro e outros na borda. Comece com um pano seco, macio e que não solte fiapos. Alguns exemplos são panos de microfibra e aqueles para a limpeza de óculos. Sem fazer pressão, passe o pano do centro para a borda do disco.
Pode usar álcool 70 para limpar componentes eletrônicos?
O tipo de álcool ideal para equipamentos eletrônicos é o álcool isopropílico nas partes externas em concentração 70%, porém ele não deve ser jogado diretamente em seu dispositivo. O ideal é que seja aplicado em um pano de microfibra sem encharcar o mesmo para ser feita a limpeza do aparelho.
Não borrife água ou produto de limpeza diretamente na tela do Monitor. Não use produtos químicos, incluindo limpador de vidro, qualquer tipo de odorizador, inseticida, lubrificantes, cera (carro industrial), abrasivo, diluente, benzeno, álcool que podem danificar o produto.
Qual a diferença do álcool 70% para o álcool isopropílico?
Álcool isopropílico apresenta em sua constituição menos que 1% de água. fazendo com que esse álcool seja recomendado para a limpeza e higienização de equipamentos eletrônicos. 3. Álcool 70% é constituído de 30% de água e 70% de álcool.
Lave o DVD ou Blu-Ray em água corrente com um pouco de detergente neutro. Espalhe o detergente por toda a superfície para remover formações de bolor e resíduos mais resistentes. Enxágue e seque com um pano limpo de microfibra. Jamais guarde ou utilize DVD ou Blu-Ray quando estiver molhado.
Você pode eliminar riscos passando pasta de dente no CD. E é a internet, sempre ela, que ensina. Pegue a pasta e jogue-a na superfície de leitura do CD ou DVD, em quantidade um pouco maior que você usaria para escovar os dentes.
Solventes também são proibidos, pois muitas vezes eles são extremamente agressivos com o vinil, podendo até mesmo dissolver o plástico, isso mesmo! Podem derreter seus Lps e ainda incendiá-lo, pois são inflamáveis! Fuja de gasolina, fluído de isqueiro, amoníaco, acetona, água ráz, tiner e muitos outros deste tipo.
Você pode comprar uma máquina de limpeza de CD. Alternativamente, você pode usar um pano, tecido ou toalha de papel macios sem fiapos, umedecido com água e sabão ou com um detergente suave.
DVDs e CDs – A pasta é boa para tirar arranhões superficiais e manchas dos DVDs e CDs. Aplique uma fina camada de creme dental e esfregue suavemente. Depois lave bem e passe um pano macio de algodão. Aqui deve-se ter bastante cuidado, pois deve ser uma camada bem fina de pasta.
Faça uma mistura com um pouco de água, álcool e 2 gotas de sabão de lavar roupas suave e pulverize essa solução no disco. Você pode usar, por exemplo, OMO Puro Cuidado ou qualquer outro da linha. Depois, seque com um pano de microfibra – para não encher a superfície com fiapos.
O melhor álcool e o mais utilizado para a limpeza doméstica é o álcool com 70% de pureza. Ele oferece o melhor efeito bactericida, já que graças a sua menor concentração de água o álcool consegue penetrar de forma mais eficiente na célula da bactéria. O álcool também é uma ótima opção para limpar e eliminar bactérias.
Álcool isopropílico. Além de água e sabão, você também pode usar álcool isopropílico. Também é um limpador de disco eficaz. Mas, ao aplicar, certifique-se de usar uma pequena quantidade de álcool.
Sem muita enrolação, a resposta à questão levantada no título deste artigo é NÃO. Isso mesmo, lavar com água NÃO irá danificar uma mídia. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados como o uso de apenas água ou, no máximo, sabão neutro. Além disso, somente a face macia de uma esponja umedecida.
A limpeza deverá ser feita em movimentos circulares e com leve pressão nos dedos, para não danificar a lente e as suspensões da bobina”, diz Antônio Melo, gerente de produtos de notebook da LG. De acordo com o especialista, não se deve ir além disso.
Etapa 1: Prepare um tubo de pasta de dente, vaselina ou cera líquida para carros ou Scratch Out. Etapa 2: Cubra uma fina camada de pasta de dente, vaselina ou Scratch Out no CD/DVD riscado. Etapa 3: Limpe o disco em um movimento radial: dentro - fora com um pano limpo e macio sem fiapos.
Segure o disco pelas bordas sem tocar nas superfícies superior e inferior. Use um pano macio, limpo e levemente úmido para limpar levemente do centro para as bordas do disco. Observação Use APENAS água para limpar o disco. NUNCA use solventes para limpar o disco.
O álcool isopropílico ou etílico com concentrações em 70% é utilizado para a limpeza de produtos eletrônicos. Porém, não pode ser jogado diretamente no dispositivo, o ideal é utilizar com um pano de microfibra.
A decisão de permitir a venda do álcool líquido 70% em 2020 foi tomada em meio à necessidade de medidas preventivas para conter a propagação do novo coronavírus. No entanto, a Anvisa ressaltou que o produto é altamente inflamável e que já havia sido proibido em 2002 devido ao grande número de acidentes registrados.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.