Para garantir que seu disco de freio Shimano ou de qualquer outra marca esteja sempre funcionando bem, é importante limpá-lo regularmente. A sujeira acumulada no disco pode diminuir sua eficiência e causar ruídos desagradáveis. Para limpar o disco, você vai precisar de um pano macio e um pouco de álcool isopropílico.
A resposta é sim! Uma boa manutenção do veículo inclui a limpeza dos freios, processo que envolve a remoção de qualquer acúmulo de sujeira, poeira ou detritos que se acumulam no sistema de frenagem. As pastilhas de freio trabalham em conjunto com os discos.
Evite jogar água diretamente nos discos de freio quando eles ainda estiverem quentes. Durante a limpeza, verifique se o cubo de roda não está com empenamento acima de 0,05mm. Limpe e lubrifique também os cavaletes, pinos deslizantes e pinças de freio.
Limpeza dos freios é, SIM, picaretagem!!! Boris Feldman explica
O que é bom para limpar disco de freio?
Para limpar o disco, você vai precisar de um pano macio e um pouco de álcool isopropílico. Certifique-se de que a bicicleta esteja limpa e seca antes de começar. Com o pano umedecido em álcool isopropílico, limpe cuidadosamente o rotor, girando a roda lentamente para alcançar todas as áreas.
Porém, se você não encontrar nada parecido para comprar, uma ótima alternativa é utilizar álcool isopropílico e um pano limpo. Se perceber que seus freios foram contaminados com óleo ou graxa, evite usar desengraxantes genéricos.
Evite também pulverizar algum tipo de spray anti ferrugem próximo dos discos ou pinças de freio, pois uma pastilha contaminada por óleo não se recupera, o material é poroso e puxa oleosidade com facilidade, fazendo deslizar ao invés de reter o movimento do disco.
A lubrificação de pastilhas de freio requer alguns cuidados para garantir sua eficácia e segurança. Primeiramente, é importante utilizar o lubrificante adequado para o sistema de freios do veículo. Cada fabricante pode recomendar um tipo específico de lubrificante, que deve ser seguido para evitar danos ao sistema.
Graxa de cerâmica – é mais eficiente que as graxas comuns na dissipação de calor e, por isso, é utilizada em sistemas de freio a disco e também na manutenção de cubos, principalmente os de cerâmica. Também é de alto custo, como a de teflon.
O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda para evitar resíduos na superfície de contato com o disco e, assim, não comprometer a montagem.
A contaminação por graxas, fluídos de freio, óleos como diesel e querosene além de outras sujeiras estão entre os motivos que podem prejudicar o sistema e causar barulho de freio.
Segundo o coordenador, existem vários motivos para um disco de freio empenar, entre eles: cubo de roda empenado, falta de limpeza adequada na superfície do cubo antes da instalação dos discos, uso abusivo do sistema de freio, erros na fase de assentamento de pastilhas, aperto incorreto dos parafusos de roda, choque ...
Há uma coisa que a água fria nos discos quentes fará, invariavelmente, e que é ainda pior do que o empenamento. O disco empenado causará vibração do pedal do freio durante o acionamento, talvez ruído, desgaste irregular e prematuro das peças.
Algo perigoso e que deve ser evitado, pois prejudica a eficiência da frenagem. Outro problema, tão grave quanto, é que a contaminação do fluido por água gera a oxidação dos componentes que tem contato com ele.
O assobio do freio é um ruído agudo e estridente que pode ocorrer durante a frenagem. Esse ruído geralmente é causado pelo desgaste das pastilhas de freio ou por pastilhas de baixa qualidade.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
O conselho dado foi mais ou menos assim: Ok, borrifar WD40 nos discos de freio realmente elimina o assobio causado pelo atrito entre as pastilhas e discos de freio, mas… também elimina a capacidade de frenagem do automóvel! O resultado foi o esperado.
Os discos de freio são suscetíveis à ferrugem por diversos motivos. Um dos principais é a sua exposição à umidade. Quando deixamos o carro estacionado por longos períodos, a umidade do ambiente pode causar oxidação. Este processo se intensifica se o carro for lavado e não for adequadamente seco.
Ouvir um estalo quando aciona o freio do carro é sinal de que algo está errado, e, nesse caso, são inúmeras as possibilidades. Dentre elas, falta de mola nas pastilhas, buchas das bandejas estouradas e das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta e pinos e pinças de freio com folga são alguns exemplos.
O que causa o assobio nos freios? Normalmente o barulho no freio de “assobio” ou “agudo” é causado por três situações dentro do universo automotivo, o desgaste da pastilha de freio, pastilhas de má qualidade/serviço executado de maneira incorreta ou algum tipo de material grudado ou aderido as pastilhas de freio.
Esse barulho é um sinal claro de que as pastilhas estão no fim de sua vida útil e precisam ser substituídas o quanto antes. A principal função das pastilhas de freio é criar atrito contra os discos de freio, permitindo que o carro reduza a velocidade ou pare completamente.
Lixar a pastilha, passar lubrificante ou qualquer outro tipo de ação ou material não recomendado ou específico, pode comprometer fortemente o desempenho e a efetividade da peça, colocando em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.
Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado. Nessas situações, o ideal é levar o carro até uma oficina o quanto antes para realizar a substituição dos componentes. Como ver o nível do fluido de freio?