Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
O Álcool 70oGL AdvanSept Spray é prático e fácil de usar. Ideal para assepsia da pele antes aplicar injeção, procedimentos pré-cirúrgicos e limpeza de umbigo de bebê.
Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.
Sendo assim, bebês nascidos em ambientes hospitalares ou locais de baixa mortalidade neonatal, recebem a recomendação de que a limpeza do coto umbilical seja com água e sabão e preservação seca. Dessa forma, o uso de antissépticos, como clorexidina e álcool 70% não são necessários.
🔴 COTO UMBILICAL: POR QUE NÃO PODE LIMPAR O COTO UMBILICAL COM ÁLCOOL 70%?
Pode passar álcool 70% no umbigo?
Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.
O uso de álcool para limpar o umbigo de bebê também é muito comum. No entanto, em 2024, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de álcool 70% no Brasil. Portanto, o uso da clorexidina ficou mais indicado para fazer a limpeza do umbigo do neném.
Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo. Substitua o cotonete por um novo e álcool fresco, se necessário. Então, quando o cotonete não estiver pegando mais sujeira e sair limpo, use outro cotonete embebido em água para tirar o álcool restante, pois pode ressecar a pele.
A limpeza é normal, apenas superficial no banho, sem introduzir o dedo. De modo algum usar Álcool, ou cotonetes. No caso de haver alguma secreção, ou irritação da pele, visite um dermatologista.
Para limpar o umbigo, pode-se utilizar apenas água e sabonete neutro durante o banho, ou utilizar um cotonete no caso do umbigo ser mais para dentro, tendo sempre o cuidado de não fazer movimentos bruscos para não irritar ou ferir a pele do umbigo.
Quando você nasceu, ninguém se importou, ninguém cortou o cordão umbilical, ninguém se preocupou em lavar e esfregar seu corpo com sal, ninguém a vestiu. Foi assim que eu a encontrei. Ninguém teve pena, ninguém se interessou por você, para dar um pouco de carinho e compaixão.
– Realizar a limpeza, no mínimo 1x/dia, lavando-o com água e sabão neutro, secando suavemente. – Após a limpeza, umedecer cotonete com clorexidina 2,3 ou álcool 70%³ e aplicar em toda a circunferência da base do coto (entre o coto e a pele), repetindo até que o cotonete saia limpo, apenas 1x/dia.
Se isso acontecer, lave a ferida operatória com água e sabonete neutro, seque com um pano limpo, passe álcool a 70% ao redor da ferida (nunca em cima da ferida) e cubra novamente com gaze e o esparadrapo recomendado pelo seu médico.
Muitas pessoas acabam coçando essa região, e esse atrito pode provocar microerosões que podem acabar infectando a região com essas sujeira provocando abscessos —também chamados de cistos. A limpeza é simples: lavar a região do umbigo com sabonete, inserindo o dedo na região.
Pode colocar a fralda em cima do umbigo depois que cai?
Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical. Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.
Lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel antes de iniciar a limpeza do coto; Abra a fralda do bebê e umedeça as duas extremidades da haste flexível com álcool 70%. Passe a haste flexível na base do coto (entre o coto e a pele), com movimentos circulares.
Resultado de um acúmulo de sujeira e oleosidade da pele, o onfalolito não é um problema de saúde ou um sintoma de doença. Mas se crescer durante muitos anos sem ser percebido pode começar a irritar a pele dentro do umbigo, causando desconforto, dor, secreção ou odor desagradável.
O que significa quando o umbigo fede e sai um líquido?
Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.
Cheiros ruins, por sua vez, se exalados dessa região, sugerem infecções e sangramentos durante processos de cicatrização e falta de higienização. Como o umbigo é um furo, pode conter pelos e reter em suas dobrinhas sujeira, pele morta, suor, servindo de lar para fungos e bactérias.
O umbigo fedido é um sintoma que pode surgir em situações simples, como má higiene ou pode ser causado por condições mais sérias como cirurgia de hérnia umbilical, onfalite e piercing inflamado.
O uso do álcool 70 %, embora culturalmente ainda muito utilizado, não tem evidência que diminua significativamente o risco de infecção, além de poder acarretar demora na queda do coto umbilical e necrose da pele.
O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
A hérnia umbilical é o abaulamento na região do umbigo e acontece geralmente devido a pressão dentro da barriga. Apesar de ser mais comum em bebes (geralmente desaparece antes dos 5 anos de idade), ela pode acontecer no adulto e precisa ser tratada com cirurgia para evitar problemas, como complicações no intestino.