De acordo com a dentista Priscila Almeida, não é recomendado utilizar linha de roupa, palito ou algum fiapo de tecido no lugar do fio dental, pois isso pode desencadear diferentes problemas bucais.
O que pode ser usado para substituir o fio dental?
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
Novamente, NUNCA tente remover um dente permanente sozinho. Somente um profissional deve realizar o procedimento. Nunca puxe um dente tentando usar uma linha e uma maçaneta. Isso pode causar danos aos dentes e gengivas.
Utilize escovas interdentais ou interproximais. Elas são mais finas que as escovas normais e são próprias para serem usadas entre os dentes. Utilize o palito de dentes.
Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo; Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
O que acontece se você não limpar os dentes da máquina de costura.
Pode passar linha de costura no dente?
De acordo com a dentista Priscila Almeida, não é recomendado utilizar linha de roupa, palito ou algum fiapo de tecido no lugar do fio dental, pois isso pode desencadear diferentes problemas bucais. “Faz mal por vários motivos. A linha pode ter cor e isso vai manchar a boca.
O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir.
A diferença básica está no tamanhoe no formato desses dispositivos. Enquanto o fio dental possui aparência mais estreita, cilíndrica e é formado por filamentos de náilon ou plástico; a fita dental é mais achatada, mais larga e formada por um único filamento.
Para efetuar a limpeza, primeiro enrole a toalha em volta do dedo indicador. Depois, umedeça-a e coloque um pouco de pasta de dente (se tiver), esfregando nos dentes como se estivesse com uma escova. Comece pela gengiva e depois esfregue a toalha em movimentos circulares por cada dente.
Na verdade, estudos como o publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos demonstraram que, quando usada em conjunto com a escova tradicional, a escovação interdental se apresenta como uma maneira mais eficaz para remover a placa do que o uso de fio dental.
"Quem tem dentes muito juntos e sofre no momento de colocar ou retirar o fio, pode usar o fio dental com cera que irá deslizar com mais facilidade entre os dentes. Esse modelo é mais fino e achatado, com filamento único e com total resistência, evitando desfiar durante o seu uso”, diz.
Cinta Profilática é indicada para uso clínico na remoção de placa bacteriana e tártaro sem agredir o esmalte dental. Pode ainda ser utilizada para remoção de excesso de cimento ou materiais restauradores que tenham se acumulado na região interproximal dos dentes.
O que fazer primeiro fio dental ou escovar os dentes?
O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.
A placa bacteriana é formada na base do dente exposto, provocada pelo acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. No entanto, o uso da escova e do fio dental pode removê-la. Se não for removida, endurece e se transforma em tártaro, provocando o amarelamento dos dentes e deixando-os mais propensos a cáries.
Aparelhos- A água sob pressão de um irrigador oral é uma das melhores formas de retirar os resíduos de alimentos do aparelho, sem ter de passar o tradicional fio dentário entre os dentes.
Sendo assim, fuja de métodos antigos que podem assustar e até machucar a gengiva da criança — nada de amarrar o dente com fio dental na porta, mandar seu filho morder algum objeto ou mesmo arrancar o dente à força e antes da hora.
Quais são os fios absorvíveis que podem ser utilizados na odontologia?
De forma geral, os fios absorvíveis podem ser divididos em rápida, média e lenta absorção. Exemplos: catgut simples, catgut cromado, Vicryl/Poliglactina 910, Monocryl/poliglecaprone ou PDS/polidioxanona (Tabela 2).
Além disso, a placa bacteriana pode levar a infecções e problemas mais graves quando não é tratada. A gengivite e a periodontite, por exemplo, também podem surgir e causar diversos transtornos. Lembrando que o uso do fio dental também é necessário para quem usa aparelho ortodôntico.
No caso do fio dental, a falta ou a falha do seu uso pode ter como resultado os seguintes quadros: Cárie. Doença periodontal (Gengivite e periodontite)