Ao usar o celular o motorista perde a visão 360 graus possibilitada pelos retrovisores e vidros dianteiros, ficando com a visão limitada, o que pode aumentar drasticamente o número de colisão com outros veículos, muretas, postes e etc; 7- Pense nos outros! Os acidentes de trânsito geralmente envolvem terceiros.
A tecnologia liberta, mas também cria dependências. Uma delas é a necessidade de estar com o smartphone sempre carregado. Quem fica muito dentro do automóvel costuma utilizar os mecanismos do veículo.
SCANNER automotivo ELM327 bluetooth de 27 reais funciona?
Pode mexer no celular no suporte do carro?
Não, utilizar um suporte para celular não é uma infração de trânsito já que não há qualquer restrição no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A infração relacionada ao celular é manuseá-lo enquanto dirige. Uma vez que o aparelho está fixo no suporte, você não será penalizado a menos que decida manipular o celular.
O uso do dispositivo é permitido, desde que o mesmo esteja fixo no para-brisa ou no painel dianteiro do veículo e o motorista não manuseie enquanto estiver dirigindo. Apesar de não ter uma definição jurídica clara para o uso do celular fixado, algumas interpretações podem gerar multas aos condutores.
No Brasil, usar o telefone celular ao dirigir implica em multa de R$293,47 e a soma de sete pontos na carteira. Não utilizar o celular ao circular pelas vias é uma atitude simples, mas decisiva na proteção à vida.
"Por si só, não há legislação de trânsito que proíba a utilização de suportes para celular em automóveis ou motocicletas, tampouco proibição sobre o uso de equipamentos eletrônicos, GPS, centrais multimídia, ou dos aplicativos disponibilizados nos telefones celulares.
Isso geralmente ocorre durante o movimento, quando o sistema visual (olhos), o sistema vestibular (ouvido interno) e o sistema proprioceptivo (músculos e articulações) enviam informações diferentes ao cérebro. O cérebro, então, interpreta essas informações conflitantes gerando uma tontura ou enjoo.
O enjoo que ocorre em viagens de carro é causado por confusão sensorial. Seus olhos e ouvidos internos recebem sinais conflitantes sobre o movimento ao seu redor, muito parecido com a sensação que você tem quando fica girado.
Caso esteja em um carro mais antigo, é importante ter cuidado ao carregar o celular no veículo, especialmente quando o motor estiver desligado, pois isso pode esgotar a bateria do carro.
Pode carregar o celular no acendedor de cigarro do carro?
Os kits para carregar seu aparelho no lugar do acendedor de cigarros também são perigosos. A tomada é fabricada para aquecer uma resistência em poucos segundos. Por isso, utilize apenas os carregadores 12V. Eles podem custar mais caro, entretanto, oferecem segurança e garantia.
Principais riscos de se carregar o celular no carro: superaquecimento da bateria e instabilidade da fonte. Quando se carrega o celular no USB do painel, isso significa que a bateria do veículo é a fonte de energia para o smartphone.
Quanto tempo carro pode ficar com som ligado? Não há um tempo determinado. Na verdade, o que deve-se evitar mesmo é deixar o som ligado com o carro desligado, pois isso faz com que a bateria seja descarregada rapidamente.
Como se percebe, apenas o aparelho celular fixado em um suporte dentro do carro não acarreta em multa se o condutor não manuseá-lo com o veículo em movimento. Ou seja, não há uma regulamentação sobre o uso do acessório.
As entradas USB presentes em carros novos são mais seguras. “Além de ser um risco menor, ele já vai ter lá dentro o dispositivo de segurança para ele. Além do fusível, ele vai ter alguns reguladores de tensão dentro do próprio carro e aí você pode usar tranquilamente.
É preciso tomar alguns cuidados ao carregar a bateria do celular. Especialistas afirmam que, embora casos com vítimas fatais sejam raros, acidentes como choques e incêndios podem ocorrer.
Portanto, quando o condutor parar no semáforo ou num engarrafamento, não poderá fazer uso do seu celular, uma vez que ainda se encontra em trânsito com o veículo, devendo estar atento ao ato de condução do mesmo, prezando pela segurança dos outros veículos, e demais envolvidos, como pedestres ou ciclistas”, esclarece a ...
Em casos normais de saúde ocular, ler no ônibus ou carro não faz mal para a visão – no máximo causa alguma fadiga temporária. Assim, achar que essa atitude faz mal para a visão não passa de mito.
Os equipamentos eletrônicos, como smartphones e computadores, não são muito amigos de altas temperaturas. Portanto, deixá-los dentro do veículo pode danificar esses objetos, podendo inclusive causar danos permanentes.