Posso misturar produtos de marcas diferentes? A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome o cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
Tem problema misturar óleo de motor de marcas diferentes?
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
Misturar óleos com diferentes índices de viscosidade pode alterar a capacidade do óleo de manter uma viscosidade adequada sob diferentes condições de temperatura e causar problemas de lubrificação.
A recomendação é de se manter a marca. Até porque os aditivos mais agressivos de uma podem remover os resíduos que ficaram no cárter. E, além disso, troca de óleo não se faz toda semana e não são tantos litros assim de cada vez.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
POSSO MISTURAR COMPLETAR OLEO DO MOTOR DE MOTO COM MARCAS DIFERENTES?
É permitido usar óleo 5w40 no lugar de 5w30?
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
Ou pode ser utilizado o equivalente exato de outra marca? Uma coisa é clara: as especificações são fundamentais. É possível aplicar qualquer óleo de motor, desde que as especificações estejam corretas, de preferência, tendo a aprovação oficial do fabricante do equipamento original (OEM).
Quanto à troca do óleo, ela não deve ser feita com o motor frio, pois é importante o óleo estar quente para se ter certeza de que todo ele vai sair do cárter antes de se colocar um novo.
Adicionar mais óleo do que o necessário sobrecarrega o motor, que vai ter de fazer mais força e consumir mais combustível para funcionar. Além de comprometer a eficiência, o excesso de óleo pode levar a quebra de componentes, vazamentos e até mesmo fundir o propulsor.
O que acontece se colocar um óleo mais grosso no motor?
Tem tudo a ver, pois o óleo lubrificante é oferecido em diferentes viscosidades, ou seja, se ele é mais fluido ou mais denso. Quanto mais grosso o óleo do motor for, maior o esforço das peças móveis. O pistão no cilindro, com o lubrificante mais viscoso, terá mais dificuldade para subir e descer.
Suplemento que reduz e até elimina vazamentos provenientes das folgas excessivas do motor, restaurando, assim, sua potência, além de condicionar juntas e retentores. Bardahl Prolonga diminui consideravelmente a queima do óleo e a emissão de fumaça.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Desde modo, quem troca o óleo do motor do carro e não troca também o filtro está prejudicando o “trabalho” do óleo limpo que acabou de ser trocado. É como tomar banho e não trocar de roupa. O descaso com o filtro prejudica peças como anéis e pistões e acabar fundindo o motor, nos casos mais extremos.
Quanto tempo esperar o motor esfriar para trocar o óleo?
Regra número um: Para fazer esta medição, o motor deve estar frio. Com o motor quente, o óleo estará disperso. O ideal é realizar o procedimento cerca de dez minutos após desligar o carro.
E olhe só que bacana, no nosso Fiestinha estamos com um problema de vazamento, por isso vocês conseguem ver o nível abaixo do mínimo. Ainda bem que a visita ao mecânico já está agendada. Nunca abra a tampa do reservatório de expansão com o motor quente! O líquido ali fica muito quente e sob pressão.
Posso misturar produtos de marcas diferentes? A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome o cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
- Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 7.000 KM, ou 6 meses; - Minimiza desgaste e atrito; - Dissipa calor; - Vedante fino e proteção contra a corrosão.
Qual a diferença entre um óleo API GL-4 e GL-5? Há problema em se utilizar GL-5 no lugar de GL-4? A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4.
O que acontece se colocar óleo 5w30 no lugar do 5w40?
A importância de substituir o óleo 5w30 pelo 5w40 e vice-versa só é possível quando é permitido pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o motor pode avariar-se prematuramente.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.