A resposta é NÃO! Por mais que o fluido R410A possua R32 em sua composição (R32 50% e R125 50%) ele é um fluído Blend que compõem de duas ou mais fluídos em sua fórmula. No caso do R32 ele é um fluido natural então sempre devemos nos atentar para não cometermos estes erros.
O R410A possui um GWP relativamente alto, em torno de 2.088, enquanto o R32 possui um GWP mais baixo, cerca de 675. Isso significa que o R32 tem um impacto ambiental menor em termos de aquecimento global. Eficiência Energética: O R32 é considerado um refrigerante mais eficiente em termos de desempenho energético.
Sim, o fluido R32 pode ser completado, pois é um gás puro. Para realizar o procedimento, é necessário identificar e corrigir o vazamento de gás. Além disso, é importante realizar o superaquecimento no equipamento para efetuar a carga de gás.
TOME CUIDADO COM MAL INSTALAÇÃO ! COMO FAZER RECARGA DE GÁS R32 EM AR CONDICIONADO - FLUIDO R32
Pode misturar gás R410 com R32?
A resposta é NÃO! Por mais que o fluido R410A possua R32 em sua composição (R32 50% e R125 50%) ele é um fluído Blend que compõem de duas ou mais fluídos em sua fórmula.
A inalação ou contato com o material pode irritar ou provocar queimaduras na pele e olhos. O fogo pode produzir gases irritantes, corrosivos ou tóxicos. Os vapores podem provocar tonturas ou asfixia.
É possível fazer carga de adicional em produtos com R32?
Como inexiste mudança de composição com R-32, o refrigerante pode ser completado. Com outras misturas não azeotrópicas, não é recomendado completar a carga.
O Manifold 2 Vias Premium R134A/R22/R32/R410A sem mangueiras é utilizado para medir a pressão positiva dos principais fluidos refrigerantes no sistema durante a manutenção. Possui proteção plástica de alta resistência, e perfeito controle de fluxo através de seus manípulos, garantindo precisão e confiabilidade.
Pode ser gerado gás tóxico se o gás refrigerante vazar no ambiente e entrar em contato com uma fonte de calor, tal como um aquecedor, estufa ou fogão. Ao instalar ou mudar o ar condicionado de lugar, não deixe nenhuma outra substância além do R32, tal como o ar, entrar no circuito do refrigerante.
O R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Refrigerant 410A e que a carga seja feita na fase líquida.
O R32 tem uma eficiência energética maior que o R410A, requer menos volume de refrigerante por cada kW, ou seja, tem uma densidade muito menor, o que requer menos refrigerante. 4. O R410A não é um fluido inflamável. O R32 é um fluido de baixa inflamabilidade e toxicidade, classe 2L.
O R32 tem um GWP cerca de um terço menor do que o R410A, que é um gás amplamente utilizado em sistemas de ar condicionado atualmente. Além disso, o R32 tem uma eficiência energética maior, o que significa que ele pode ajudar a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa.
O gás R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi. A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, descobriram, após testar quatro fluidos refrigerantes diferentes, que o R-290 (propano) é o que oferece maior potencial para substituir o R-32, que é muito usado em sistemas de aquecimento e refrigeração por conta de suas propriedades de transferência de calor.
O gás R410A, muito usado em sistemas de ar-condicionado, tem um grande impacto no aquecimento global. Já o gás R32 tem um potencial de aquecimento global cerca de três vezes menor, o que faz dele uma opção muito mais consciente para o meio ambiente.
No Brasil, o primeiro ar-condicionado com R-32 foi lançado pela Daikin. Desde então, já é utilizado em aparelhos dos tipos Split e Portátil da Hisense, Portátil da Gree, Piso Teto e Cassete da Fujitsu.
Saber qual é o gás do ar-condicionado é interessante, pois permite determinar a eficácia e o consumo de energia do aparelho. Por exemplo, o R-407C é mais econômico em relação ao consumo de energia elétrica quando comparado com outros gases, o que pode representar uma economia significativa na conta de luz.