Mesmo que a água não entre diretamente no motor, resíduos líquidos no capô podem causar oxidação e danos aos componentes eletrônicos e metálicos. A água pode se infiltrar em pequenas fendas, levando à corrosão e outros problemas.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
A água pode ser aspirada para dentro do motor, causando hidro travamento, o que pode resultar em danos catastróficos ao motor. Por fim, ao tentar ligar o carro submerso, você pode prejudicar a possibilidade de acionar o seguro para cobrir os danos.
Por fim, o ideal é não molhar nenhuma parte do teto ou estofados. Porém, caso isso ocorra, você deve usar um pano seco para remover o excesso de umidade.
COMO LAVAR O CARRO POR BAIXO SEM ESFREGAR | LAVAGEM TECNICA DE CHASSI | LAVAGEM PESADA
O que acontece se entrar água dentro do carro?
No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
Para limpar o interior do carro nunca é aconselhável jogar água sobre nenhuma superfície diretamente. Quando você for limpar o painel, utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. É muito importante que o pano não esteja sujo.
A solução mais comum, que consiste em limpar os drenos, lavar o carpete e retirar todas as peças para lavagem e limpeza, fica em torno de R$ 1.000 de acordo com o proprietário da Polimentos Roberto. Em alguns casos também pode ser necessário substituir uma peça por uma parte nova, o que sobe o preço.
Basta o mecânico chegar ao dreno para desobstrui-lo. Pode estar entupido ou até mesmo dobrado. O que às vezes dá mais trabalho é chegar à mangueira. Em alguns veículos é preciso desmontar parte do painel.
Se você estiver em casa, com o veículo parado, abra as portas — se tiver espaço, claro — para permitir a circulação de vento. A corrente de ar ajudará a secar o tecido mais rapidamente. Porém, caso não haja espaço, ou se estiver andando com ele, manter as janelas abertas poderá ajudar nesse processo.
Após secar o capô e todos os componentes por dentro, retire os plásticos dos componentes elétricos. Para isso, use um pano seco. Todo esse processo é o suficiente para você lavar o carro debaixo do capô.
A resposta é sim, pode-se lavar o motor do carro, mas é preciso fazer isso com muito cuidado e conhecimento. A lavagem de motor, quando feita corretamente, pode trazer benefícios estéticos, auxiliar na manutenção preventiva e promover um resfriamento mais eficiente.
A recomendação da maioria dos fabricantes de carro é que não deve ser utilizado jato d'água de alta pressão para a limpeza do motor. Esse tipo de equipamento pode danificar o alternador, o módulo de injeção eletrônica, a bateria, o cilindro mestre, a central do sistema ABS e a caixa de fusíveis, por exemplo.
Portanto, aquela atividade de preferência nacional, de lavar o carro no sábado de manhã, na garagem de casa ou na rua, não tem contraindicação. Mas abrir o capô e jogar um jato de água forte para lavar o motor não deve ser feito. Se você quer limpar o motor, passe um pano úmido ou com um produto neutro adequado.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
Durante chuva com raios, a regra é clara: se estiver dentro de um carro, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo.
“Para remover a água acumulada dentro das portas, você pode usar algum elemento plástico, ou até um palito de madeira, para desobstruir os drenos e então deixar a água sair por completo. Não é recomendado usar nada metálico, que possa danificar o carro”, explica Burin.
A entrada pode danificar o filtro de ar, o que leva a uma mistura incorreta entre ar e combustível, afetando o desempenho. Além disso, a água pode entrar em contato com componentes eletrônicos, causando mau funcionamento ou curto-circuitos.
Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso. Com o tempo, esses drenos acabam entupindo com sujeira e poluição e a água transborda para o interior do carro.
O que fazer para tirar umidade de dentro do carro?
Arejar o carro regularmente abrindo os vidros e as portas, idealmente em dias de sol, de forma a promover a circulação de ar e o desaparecimento da humidade. Recorrer ao ar condicionado: o ar condicionado promove a secagem do ar, reduzindo a humidade. Ligue o ar condicionado ocasionalmente durante os meses de Inverno.
Sendo assim, espere a chuva passar e a água baixar para acionar o seguro ou o guincho e fazer a remoção do veículo. Se você tem o seguro, a situação é ainda mais tranquila. A seguradora ficará responsável pela reparação parcial ou total do veículo. Contudo, se esse não é seu caso, saiba que você pode ser indenizado.
Dessa forma, para secar o assoalho, utilize um pano limpo que não solte fiapos. Sendo assim, é melhor fazer isso com auxílio de uma microfibra, para remover o excesso de umidade na região. Desse modo, passe o pano por toda extensão molhada do assoalho e repita o processo até que a área fique seca.
Primeiro, retire o pó acumulado com ajuda de um pano. Em seguida, borrife 30 ml de um limpador de interiores diluído em 200 ml de água no painel. Com a ajuda de um pano umedecido de fibra, espalhe o produto na superfície. Depois, use um pano úmido apenas com água para enxaguar a área limpa.