Essa é uma dúvida que surge tanto em veículos elétricos quanto a combustão. Afinal, pode – ou deve – lavar o motor? E a resposta é não! O jato de água direto por comprometer, em qualquer uma das propulsões, alguns componentes eletrônicos e danificar a central eletrônica, por exemplo.
Apesar do mito de que motos e scooters elétricas devem ficar longe da água, elas podem, inclusive, ser lavadas, mas é preciso ter alguns cuidados. Como a moto elétrica usa eletricidade como combustível, muita gente pensa que uma motocicleta alimentada por baterias deve passar longe da água.
Na Bicicleta motorizada, o motor fica externo, no quadro. E não pode molhar e nem pegar chuva. Pois pode queimar a parte elétrica do motor, no caso a Bobina, CDI e vela. E com o motor em funcionamento, o motor esquenta, molhando o motor pode acontecer um choque térmico e trincar a carcaça.
Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
Veja só: jogar uma grande quantidade de água (especialmente com pressão, como é o caso da mangueira) diretamente nos componentes mecânicos e elétricos do carro é certeza de problemas futuros. Usar água não é errado, mas é importante que isso seja feito com panos, esponjas ou ainda com mangueiras de ar.
A entrada pode danificar o filtro de ar, o que leva a uma mistura incorreta entre ar e combustível, afetando o desempenho. Além disso, a água pode entrar em contato com componentes eletrônicos, causando mau funcionamento ou curto-circuitos.
Por exemplo, o sistema de ignição, a bateria e o alternador são apenas alguns dos componentes que podem ser afetados. A água pode causar curtos-circuitos, oxidação e até mesmo a falha total dessas peças.
Esse produto forma uma camada protetora que repele a sujeira e a umidade, prolongando a vida útil do motor e deixando o componente com bom estado de conservação.
A umidade em excesso também pode prejudicar o bom funcionamento do motor, ao atingir o interior da ignição por descarga capacitiva (CDI), certamente vai provocar curto circuito. Por isso, se o CDI molhar, evite usar sua bicicleta motorizada, pois ainda assim o mesmo pode queimar.
É isso mesmo, tome muito cuidado com a bobina do seu motor. Por ser a peça responsável por gerar a energia para o funcionamento do motor, ao ser molhada ela pode queimar. Para que isso não aconteça, recomendamos que não utilize o motor na chuva e nem lave o mesmo com água corrente.
A chave magnética ou automático de partida empurra e conecta o pinhão ao volante do motor. Por ser um componente elétrico, ele apresenta poucos defeitos. No entanto, para que você não tenha problemas desagradáveis, evite molhar a peça.
Recomendamos o uso do Desengraxante Dielétrico Quimatic na higienização de máquinas, motores e equipamentos elétricos. O produto tem alta rigidez dielétrica, não é inflamável, não ataca o verniz do isolamento e protege o equipamento contra umidade e corrosão.
A limpeza do motor não é só uma questão de estética. Quando realizada corretamente por especialistas, a lavagem do motor evita o ressecamento precoce das borrachas e preserva os plásticos internos.
É muito importante que não tenham contato algum com os componentes usados na lavagem, como água e sabão. Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros.
Lavar o motor do carro pode, de fato, ajudar a manter o compartimento do motor limpo, removendo sujeira, poeira e resíduos que se acumulam ao longo do tempo. Uma limpeza adequada pode facilitar a identificação de vazamentos, corrosão ou outras anomalias que podem comprometer o desempenho do veículo.
A recomendação da maioria dos fabricantes de carro é que não deve ser utilizado jato d'água de alta pressão para a limpeza do motor. Esse tipo de equipamento pode danificar o alternador, o módulo de injeção eletrônica, a bateria, o cilindro mestre, a central do sistema ABS e a caixa de fusíveis, por exemplo.
No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível.
Sim, é verdade que lavar a moto com o motor quente pode representar riscos de danos, especialmente ao bloco metálico. Quando você lava a moto enquanto o motor está quente, há uma brusca mudança de temperatura na superfície do bloco do motor. Isso pode causar o que é conhecido como choque térmico.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
O que acontece se acabar a água do radiador? Se o nível de líquido no radiador ficar muito baixo, o motor do seu carro pode superaquecer. Isso pode acontecer porque, sem a quantidade suficiente para absorver e dissipar o calor, a temperatura do motor pode subir rapidamente.
Primeiramente, é preciso deixar claro que, fora o caso de enchentes, a água pode entrar no motor por mau funcionamento interno do próprio propulsor em questão. No caso, a água de outras partes ultrapassa a câmara de combustão, chegando ao motor.