“A mulher foi o último ser criado por Deus; foi o ápice da criação: cheia de beleza, meiguice, delicadeza, força espiritual; foi criada para ser mãe e esposa, carinhosa e sensível. Foi o coroamento da natureza. Ela é a imagem e semelhança mais sensível de Deus.
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
Ele criou cada um com um propósito diferente, para que cada um com o seu propósito se juntassem, e juntos, homem e mulher, se tornassem uma só carne, formando a família. Deus criou cada coisa com o poder da Palavra. Ele disse “Aja, aja, aja”, e toda vez que Deus criava, Ele via que era bom.
O propósito de Deus ao criar a mulher foi para refletir à sua própria imagem. A Bíblia diz, que Deus nos criou à sua imagem e semelhança,'E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ' (Gn 1.27).
As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
POR QUE E PARA QUE DEUS TE CRIOU? - Podcast Copiando Jesus
Qual o propósito de Deus ao criar a mulher?
Uma companheira para o homem. “A mulher foi o último ser criado por Deus; foi o ápice da criação: cheia de beleza, meiguice, delicadeza, força espiritual; foi criada para ser mãe e esposa, carinhosa e sensível. Foi o coroamento da natureza. Ela é a imagem e semelhança mais sensível de Deus.
O homem foi criado à imagem de Deus e quando Deus criou a mulher era para que ela o respeitasse e ele cuidasse dela. Contudo muitas mulheres se omitem do papel de auxiliadora e justificam a falta de auxílio ao marido em razão do excesso de trabalho e de outros compromissos que assumiram.
Para estudar, trabalhar e competir, Deus fez a mulher... Mas para guiar a criança, Deus fez a mãe. Para os desafios da sociedade, Deus fez a mulher... Mas para o amor e carinho, Deus fez a mãe.
Deus fez a mulher segundo a sua imagem e semelhança, refletindo a sua natureza, assim como ao homem! Homem e mulher são igualmente valorosos para Deus e estão sob a mesma missão (Gn 1:26–28).
O texto bíblico diz que Deus criou a mulher, e logo depois disso anunciou que o que fizera era “muito bom”. A avaliação do sexto dia começou com um “bom”, caiu para um “não é bom”, e logo a seguir Deus declarou que o que havia criado era “muito bom”.
Na prática, a mulher complementa o homem no tocante ao mandato cultural, ou seja, ao pleno propósito pelo qual Deus criou a ambos. Veja que a mulher foi criada com a mesma dignidade do homem, pois ambos foram criados à imagem e conforme a semelhança de Deus. – (Gênesis 1:27).
Deus criou a mulher para ser um apoio físico, emocional, espiritual e conjugal. Na criação, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só: vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda” (Gn 2,18). Quando Deus tirou aquela costela de Adão para fazer a mulher, Adão dormiu solteiro e acordou casado.
Por terem sido a criação perfeita do Pai, há igual dignidade em ambos, um sem o outro, não geram vida. A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida.
A mulher, segundo o Coração de Deus, é uma pessoa de oração, que encontra seu conforto e consolo junto a Deus. Por isso, não se deixa intimidar e humilhar, mas se reconhece amada porque faz a experiência do cuidado divino constantemente.
Por que Deus criou a mulher a partir da costela de Adão?
Segundo ele isso simboliza os papéis do homem e da mulher na sociedade. A mulher teria sido criada por Deus a partir da costela do homem para: Ser muito próxima do coração do homem.
Homem e mulher são feitos um para o outro. Foram criados por Deus para serem uma comunhão de pessoas, cada um sendo ajuda para o outro. Iguais como pessoas, mas complementares enquanto masculino e feminino. Deus os criou para que, formando “uma só carne” (Gn 2,24), pudessem transmitir a vida.
As mulheres obedeçam aos seus maridos como ao Senhor. Pois assim como Cristo é cabeça para a igreja, também o marido o é para a mulher. Cristo é o salvador do corpo, que é a igreja. Ora, assim como a igreja obedece a Cristo, também as mulheres devem obedecer em tudo aos seus maridos.
Sem companhia feminina e uma parceira para a reprodução, o homem não podia realizar totalmente sua humanidade. Dessa necessidade surge a criação da mulher que será companheira e esposa de Adão.
As mulheres devem submeter-se aos seus maridos. Essa submissão não indica inferioridade. Mesmo Jesus se submeteu ao Pai, entretanto ambos, Pai e Filho, participam igualmente da natureza divina. Do mesmo modo, esposo e esposa têm igual valor como pessoas, mas Deus ordena que o esposo guie a família.
O papel da mulher na sociedade é ser a protagonista da sua vida e escolher qual caminho trilhar. Por muito tempo, foi dito pela sociedade que o papel da mulher seria o de se casar, cuidar da casa e ser submissa ao marido.
A missão da mulher é cooperar com seu esposo na edificação e fortalecimento da sua família. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.