A presença de água em um transformador pode levar a vários problemas. Primeiro, a água pode causar curtos-circuitos, resultando em interrupções no fornecimento de energia e danos ao equipamento. Segundo, a combinação de eletricidade e água apresenta um risco significativo de choque elétrico, o que pode ser fatal.
Pode molhar o transformador? Alguns transformadores, como aqueles que ficam no alto dos postes, podem ser molhados, já que eles têm proteção para isso. A água da chuva não vai interferir no funcionamento dos enrolamentos e não vai criar descargas elétricas, já que há um isolamento previsto para essas situações.
Um dos métodos para combater o incêndio nos transformadores é resfriar o equipamento com o uso de água nebulizada através de spray ou linhas manuais com hidrantes.
Contenção de Óleo Isolante: O transformador deve ser instalado numa área com sistema de contenção para evitar a contaminação do solo e da água em caso de derramamento de óleo isolante.
O óleo dos transformadores de potência pode ficar contaminado com impurezas, como humidade, sujidade e partículas metálicas. O óleo contaminado pode levar à redução da rigidez dielétrica, aumento das perdas e envelhecimento acelerado do isolamento.
Sobrecarga, falhas internas, falhas externas, falta de manutenção e envelhecimento são alguns dos principais fatores que podem levar a essas explosões.
Qual é a única causa de queima de um transformador?
As principais causas de um transformador queimado são: Sobrecarga – A sobrecarga ocorre quando muita corrente está fluindo através do transformador do que foi projetado. Isso pode acontecer quando muitos dispositivos estão conectados a uma tomada ou quando um dispositivo está consumindo mais energia do que deveria.
Não é aconselhável deitar o Transformador, seja ele de qual modelo ou potência for, devido ao aquecimento causado pelo mesmo durante seu funcionamento, pois isso pode acarretar em acidentes. O ideal é posicioná-lo em pé, e em local fresco e arejado, longe de materiais inflamáveis, fora do alcance de crianças.
O que fazer quando estoura um transformador na rua?
Ligue para a concessionária da cidade com urgência, informando sobre a explosão do transformador e o local exato, para que o deslocamento dos profissionais seja o mais breve possível.
Certamente é normal. Se está tendo entrada de energia o aparelho vai esquentar. Segundo o fabricante ele tem um sistema de autodesligamento caso a temperatura suba demais.
O processo mais usual para secagem da isolação do transformador, devido a eficácia, é a utilização de ciclos de óleo quente – vácuo. Devem ser aplicados tantos ciclos quanto necessários para a secagem do transformador.
O professor Gomes avisa que mesmo se deixarmos o equipamento desligado, mas ainda conectado à tomada, haverá um consumo constante de cerca de 2%. Tudo depende de sua potência, quanto maior for, mais irá absorver. Sendo assim, ele sugere que “não é uma boa ideia deixá-lo conectado à energia se não estiver usando.
O óleo naftênico é um fluido usado em transformadores, porém, muito pouco em comparação com o de base parafínica. Também é um óleo mineral, mas de natureza parafínica.
Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar. Entretanto, isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.
A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.
Vazamentos de hidrocarbonetos provenientes de um transformador podem assim poluir as águas de drenagem que serão absorvidas pela terra. Do mesmo modo, a água da chuva que cai sobre o transformador também se carregará em hidrocarbonetos e corre o risco de poluir gravemente o solo.
A água no transformador induz uma redução progressiva das propriedades de isolamento do papel-óleo (tensão de descarga, fator de dissipação) gerando defeitos elétricos (por exemplo, descargas parciais) que podem evoluir em descargas elétricas e cordas de alimentação com falhas elétrico para o transformador.
É muito comum que isso aconteça, pois os transformadores são objetos metálicos em altitudes elevadas, o que atrai os raios. Em casos extremos, dependendo do transformador atingido, uma cidade inteira pode ficar sem energia.
Um transformador estourar é muito raro. “Dentro do aparelho tem óleo e se houver o estouro o que acontece é que partes dele e até o óleo em alta temperatura pode atingir alguém, mas isso é difícil de ocorrer, o que é mais comum é o rompimento dos cabos ligados a ele e estes caírem ao solo energizados.
O consumo nos fios depende da voltagem do aparelho. Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.
Sim, é possível usar um transformador na geladeira, assim como em outros aparelhos como fogão (caso não permita troca de tensão) e ferro de passar. No entanto, para garantir uma instalação adequada e segura, é recomendado contratar um profissional para fazer os cálculos necessários e realizar a instalação corretamente.
O que fazer quando o transformador da rua explode?
Pelo procedimento padrão, todo consumidor que tem um aparelho danificado por eventual problema na rede elétrica, deve procurar uma agência, ou acionar o 116 e informar o identificador. “O cliente precisa informar a hora exata em que ocorreu o problema e qual o aparelho que foi danificado.
É normal o transformador ficar com cheiro de queimado?
O problema mais sério que pode ocorrer em um transformador é o superaquecimento. O superaquecimento pode resultar de vários problemas, incluindo sobrecarga, ventilação insuficiente e problemas de isolamento. Os sinais de superaquecimento incluem cheiro de queimado, aumento de ruído e superfícies quentes.
Em casos onde o equipamento deixa de funcionar por algum motivo específico, a reforma do transformador deve ser realizada. Então, sim, na grande maioria das vezes é possível sim você recuperar um transformador que parou por algum defeito, mas você vai precisar de uma empresa especializada para te ajudar.