O óleo é reconhecido por suas propriedades curativas, como anti-inflamatório, analgésico, útil na cicatrização de ferimentos e lesões de pele (ARAÚJO-LIMA et al., 2018).
Óleo de melaleuca - é antisséptico, antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório e germicida, ideal para desinfectar feridas; Óleo de copaíba - ajuda na cicatrização da pele; Ácido oléico - substância hidratante; Ácido linoleico - fortalece a barreira natural da pele.
CONCLUSÃO: O uso tópico do óleo de semente de girassol acelerou a cicatrização, podendo ser utilizado como alternativa terapêutica na cicatrização de feridas por segunda intenção.
Os estudos incluídos demonstram que há interesse pelo uso tópico de óleos essenciais no tratamento de feridas, principalmente quanto ao óleo essencial de lavanda e tea tree, como uma alternativa de baixo custo e acessível para pacientes e profissionais de saúde.
AGE: PODE OU NÃO USAR NA FERIDA? ENTENDA AGORA! (ÓLEO DE GIRASSOL)
Qual é o óleo que é cicatrizante?
Óleo Cicatrizante Dermaex Nutriex é formulado com ácidos graxos, com ação cicatrizante. Hidrata a lesão, nutrindo, oxigenando e protegendo a pele contra a ação de microorganismos e outras agressões, auxiliando no tratamento de feridas e escaras.
O alecrim é um óleo essencial para dores com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que o tornam útil no alívio da dor muscular. Além disso, o óleo essencial de alecrim pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que é benéfico para a recuperação dos músculos!
O óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), consagrado por seu potencial calmante, analgésico e sedativo, é igualmente útil no processo de cicatrização, atenuando manchas e cicatrizes (BAUDOUX, 2018; JOHNSON, 2015).
Resumos. A Copaifera langsdorffii é uma leguminosa nativa do Brasil, da qual pode ser extraído um óleo, popularmente conhecido como óleo de copaíba. Este óleo é amplamente utilizado para tratamento de feridas cutâneas por ser reconhecido como antiinflamatório e cicatrizante.
Óleo essencial de incenso (frankincense): pode contribuir com suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, proporcionando benefícios antissinais contra rugas e linhas finas.
São utilizados no tratamento de feridas abertas com ou sem infecção e profilaxia de ulceras de decúbito, por formar uma película protetora sobre a pele.
Qual a melhor pomada para fechar uma ferida aberta?
As pomadas cicatrizantes, como a pomada de sulfato de neomicina + bacitracina, o gel de silicone ou a pomada de sulfadiazina de prata são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória ou antimicrobiana, ajudando as células da pele a recuperar mais ...
No uso tópico do óleo mineral para tratamento de ferida neoplásica com presença acentuada de tecido desvitalizado, mostrou-se eficaz. Concluiu-se que há necessidade de se realizar pesquisas os quais gerem dados que possam validar a conduta que está preconizada do ponto de vista empírico.
As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. Além disso, as compressas também são indicadas para contusões e para a aplicação de calor e frio no local desejado.
Importante: Faça o curativo de 1 à 2 vezes ao dia. A troca frequente reduz a temperatura do local da ferida, o que pode retardar o processo de cicatrização e pode levar até mesmo o desenvolvimento de um ferida complexa.
Podemos citar alguns óleos essenciais que agilizam a recuperação no processo de cicatrização, são eles: óleo essencial de palmarosa, óleo essencia cravo folhas, óleo essencial de anis estrelado, óleo essencial de copaíba, entre outros.
O Óleo de Copaíba é super indicado para combater a acne e a oleosidade, tanto da pele, quanto do cabelo. Ele possui ação antimicrobiana e possui efeito relaxante sobre os músculos, sendo eficaz para dores musculares e até mesmo para enxaquecas.
Inflamações, tétano, tumores, infecção urinária, bronquite, doenças de pele, sífilis. Estes são alguns males que, segundo a cultura popular, podem ser curados pela ação do óleo de copaíba, resina extraída das árvores do gênero Copaifera, encontradas em diversas regiões do país.
O óleo de girassol Dermaex é um óleo cicatrizante curativo, com sua base em Ácidos Graxos Essenciais (ácido oleico, ácido linoléico e ácido linolénico), além de possuir vitaminas A e E, e ainda óleo de soja e óleo de copaíba, a fim de hidratar e prevenir feridas e escaras.
Caso queira usar um antisséptico, aqueles à base de iodopovidona e a clorexidina são os mais recomendados, pois atuam contra múltiplos microrganismos e não interferem no processo de cicatrização.
Um dos mais indicados é o óleo de Romã, bom antioxidante e anti-inflamatório, além de melhorar a firmeza, elasticidade e renovação celular da pele. O óleo de Rosa Mosqueta aparece novamente nas peles maduras por ser ótimo no efeito reparador e regenerador, tudo isso aliado ao efeito hidratante e anti-inflamatório.
O óleo essencial de Copaíba pode ser diluído com um hidratante facial ou Óleo Carreador doTERRA e aplicado na pele. Anti-inflamatório, analgésico, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, anticacioma, carminativo, antimicrobiano.
1. Melaleuca (tea tree) O óleo essencial de Melaleuca estimula o sistema imunológico, pois tem ação antifúngica (previne contra fungos), anti-infecciosa, antisséptica, antiviral e bactericida. Por isso, auxilia em todas as infecções e inflamações, tanto da pele como no sistema respiratório, digestivo e circulatório.