- O Grama Verde é uma forma eficiente, rápida e segura para pintar a grama. É uma tinta para gramado especialmente desenvolvida para não prejudicar o meio ambiente.
Se está em busca de tinta para grades e portões de metal, essa é uma ótima opção. Disponível em duas cores (Grafite Claro e Escuro), esse produto oferece dez anos de garantia após a aplicação.
Uma irrigação pela manhã ou uma boa chuva por semana é suficiente para manter o gramado saudável. Em períodos de forte calor, recomenda-se irrigar com mais frequencia! Mas lembre-se, gramado muito úmido favorece o aparecimento de doenças, como infestação por fungos.
É hora de fazer a cobertura do gramado utilizando uma misture com 70% de areia média e 30% de substrato apropriado para gramados, aplique uma camada fina sobre toda a área, sempre deixando as pontas das folhas descobertas, esse procedimento ajudará no nivelamento, cobrindo áreas com pouca cobertura de grama e ...
A areia (de textura média) pode ser usada na cobertura do gramado, e é usada com dois propósitos: o de proteger a grama de geadas no inverno, em regiões de clima muito frio; o de nivelar o solo e encorajar brotação quando é feita no verão.
Painting grass the easy way with oil | Episode 228
O que é bom para a grama ficar verde?
A adubação para a grama ficar sempre verde normalmente é feita uma ou duas vezes por ano e deve ser realizada com fertilizantes granulados tipo NPK. A formulação varia conforme o solo e a época da aplicação, complementada com adubação foliar com ação bioestimulante.
Muitas vezes nos perguntamos o que fazer com a grama quando ela começa a amarelar no inverno, em muitos casos acreditamos que jogar apenas terra sobre o gramado pode ajudar a grama, mas jogar terra por cima da grama só em pouquíssimos casos é a melhor solução.
A cobertura de gramado deve ser realizada para cobrir pequenas imperfeições de nível, de maneira gradativa e sempre utilizando areia lavada média. Nunca terra argilosa!
O ideal nesse caso, é deixar o gramado crescer um pouco mais em períodos de seca ou no verão, irriga-lo abundantemente, mas não com muita frequência, isso ajudará a sua grama a crescer mais saudável e recuperar sua cor. Assim como o excesso de cuidado pode provocar o amarelamento, a falta dele também pode.
Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.
Não tem água para regar a grama? Pinta de verde! Esta é a solução inusitada que alguns moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, têm adotado para manter a grama sempre lustrosa em meio à seca histórica que castiga a região.
Podemos encontrar dois tipos mais comuns e recomendados para tinta para piso: acrílica e à base de resinas especiais como os epóxis e PU. As tintas epóxi e PU são as mais resistentes e mais usadas, por conta da durabilidade e da sua alta resistência ao atrito e em alguns casos ao ataque químico.
Sem água a planta perde eficiência e não cresce direito, podendo inclusive secar e morrer. Um gramado sem irrigação tem um crescimento muito mais lento, com muito mais palha seca e muito mais falhas. Uma grama pouco irrigada aguenta menos o pisoteio e o sombreamento.
Durante a primavera, para se ter uma grama sempre verde é preciso realizar a irrigação frequentemente, especialmente quando as temperaturas estiverem mais altas. Nesses casos, você pode irrigar a área até duas vezes por dia, de preferência durante a manhã e nunca de noite, já que isso favorece a proliferação de fungos.
Um sinal claro de ataque de fungos na grama é o aparecimento manchas circulares amareladas que ao longo do tempo vão se tornando cor de palha por causa da morte da grama. Esse sintoma geralmente é causado pelo tipo de fungo mais comum em gramados residenciais: o Rhizoctonia spp. causando a morte das raízes.
Diminuir a frequência de irrigação, e aumentar o volume de água/irrigação faz com que as raízes busquem água mais profundamente, o gramado fica mais resistente à seca, pragas e doenças e diminui a taxa de evapotranspiração.
Contudo, quando o calcário é aplicado sobre a superfície da área gramada, acaba demorando muito para que esse corrija as camadas do solo, podendo levar anos para sua eficiência ser atingida. Assim, ele deve ser incorporado ao solo, onde sua reação será mais eficiente quanto maior seu contato com o solo.
Muita gente se pergunta se a terra que está no terreno influencia no desenvolvimento do gramado. A resposta é sim. A melhor terra para a instalação é a argilosa. Mas, fique tranquilo: a grama esmeralda tem bons resultados na terra vermelha e até na areia.
A terra adubada é ótima para manter a grama sempre bonita e saudável ajudando na manutenção e recuperação de gramados. A terra adubada pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado.
De acordo com um estudo publicado na revista National Center for Biotechnology Information (NCBI), o fato de pisar descalço no solo ou grama aumenta consideravelmente nossa saúde e nosso sentimento de bem-estar. Esses benefícios se devem à carga de elétrons livres presentes no solo.
O ideal é realizar a adubação até o início do outono, sendo reduzida ou interrompida durante o inverno uma vez que há redução sua atividade metabólica das plantas de grama no decorrer das estações mais frias do ano.