Já a tinta esmalte é ideal para pintar madeira. Ela pode ser feita à base de solvente ou água, o que confere maior resistência e durabilidade na superfície.
4. Pintando a madeira. Comece diluindo a tinta Suvinil Esmalte Seca Rápido de acordo com as recomendações da embalagem. Feito isso, despeje a mistura em uma bandeja e aplique em toda a superfície de madeira.
Qual a melhor tinta esmalte para pintar porta de madeira?
Esmalte sintético à base de água
Essa tinta é a mais recomendada para madeira porque não possui cheiro forte e a secagem é rápida. Isso faz com que o intervalo entre uma demão e outra possa ser menor. Além disso, os esmaltes sintéticos à base de água possuem acabamento mais resistente que a Látex PVA.
Mas se precisar diluir, anote: utilize 100ml de Suvinil Aguarrás para cada 1L de esmalte sintético. Diluindo ou não, você vai precisar misturar bem com uma ferramenta em formato de régua até a tinta ficar bem homogênea.
Esmalte à base de água e esmalte sintético (base solvente) podem ser usados para áreas internas e externas, móveis, madeiras e metais em geral em diversos tipos de superfícies.
03 DICAS PINTURA DE PORTAS EM MADEIRA COM ESMALTE A BASE DE AGUA ACETINADO
Qual a tinta ideal para pintar madeira?
No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície. Essa é a principal diferença em relação às tintas para parede, que devem ser acrílicas.
O que passar na madeira antes do esmalte sintético?
Tinta acrílica
Porém, ela fixa melhor a madeira e garante impermeabilidade. Por isso, é recomendada para móveis de madeira que vão ficar em áreas externas, assim como em ambientes com umidade, como banheiro e lavanderia. Você pode aplicar a tinta acrílica com rolo, pincel ou pistola de pintura.
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.
Logo, não pode ser diluído em água. Esse produto tem um resultado muito bom. Além de pintar, o esmalte sintético forma uma camada de proteção, tornando metais e madeiras mais resistentes.
Como evitar bolhas na pintura com esmalte sintético?
Verificar a qualidade do esmalte, preparar adequadamente a superfície, evitar a humidade excessiva e aplicar camadas finas são medidas que podem minimizar a ocorrência de bolhas.
As antigas, por exemplo, feitas tradicionalmente de madeira escura e com acabamento brilhante, precisam ser lixadas, para que tenham mais aderência antes de receber a camada de tinta. Por outro lado, é necessário aplicar um fundo selador nas portas novas antes de pintá-las. “Sem ele, a porta vai sugar muita tinta.
Para começar, limpe bem a superfície para os requisitos de sujeira não interferirem no acabamento da tinta. Para essa limpeza, utilize uma solução de água e sabão neutro, aplicando com um pano macio ou esponja do lado amarelo.
Rolos de espuma: são ideais para trabalhos de pintura em superfícies lisas, como portas, armários e móveis. Eles são feitos de espuma de poliuretano e são ideais para aplicação de tinta em áreas pequenas e de difícil acesso.
No caso das madeiras resinosas, que soltam óleos e extrativos que dificultam a secagem do acabamento e podem causar manchas, o ideal é preparar a superfície previamente através da aplicação de um isolante para madeira.
Um dos principais cuidados com a madeira é lixá-la antes de começar a aplicar qualquer produto. Isso ajuda a eliminar farpas e possíveis imperfeições que podem atrapalhar na hora de passar a tinta e, principalmente, preservar a pintura futuramente.
Será necessário lixar a superfície da madeira até a retirada total ou parcial da tinta existente até que a superfície fique uniforme e com o mínimo de imperfeições e, após o processo de lixamento, aplicar uma ou duas demãos de tinta sobre a madeira.
A proporção de diluição depende do método de aplicação que você vai utilizar: Pincel ou Rolo: Dilua de 10% a 20% de thinner na tinta. Isso significa que, para cada litro de esmalte sintético, adicione entre 100 ml e 200 ml de thinner.
– “Final” é o tempo depois do qual a pintura estará completamente seca. Em geral, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas.
A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.
Além disso, a falta de água diminui a aderência da tinta e, consequentemente, a cobertura, exigindo mais demãos para o acabamento desejado. Fora isso, pode ocasionar uma parede manchada após a pintura, já que deixa marcas do pincel na superfície.
Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.
Já a tinta esmalte é ideal para pintar madeira. Ela pode ser feita à base de solvente ou água, o que confere maior resistência e durabilidade na superfície.
Hoje, o mercado de tintas possui as mais diversas opções de materiais, porém, as tintas mais adequadas e que tem a melhor relação com a madeira são o Látex, os esmaltes a base de água e as tintas acrílicas.
Como pintar uma porta de madeira que já foi pintada?
Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro. Depois, deve secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Após retirar todo o pó gerado pelo lixamento, pode aplicar a tinta.