Qualquer tipo de impacto, mesmo uma leve pisada, pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas. As microfissuras são invisíveis e seu efeito só pode ser detectado através de ferramentas especializadas. Um módulo defeituoso pode comprometer o desempenho do sistema ou pode causar um incêndio em casos extremos.
Então definitivamente não é recomendado pisar ou até mesmo se apoiar sobre os painéis solares, pois isso pode danificá-los. Ainda que existam muitos vídeos e fotos de pessoas pisando nos módulos enquanto realizam a sua instalação ou manutenção, essa não é uma prática segura.
Na hora da limpeza não é recomendado pisar nos módulos fotovoltaicos, apesar de serem resistentes, qualquer tipo de impacto por menor que seja pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas.
De um modo geral, a carga adicionada é de aproximadamente 15 kg/m². Em telhados com coberturas metálicas, como telhas trapezoidais comum ou termoacústicas, o peso pode cair para 13,5 kg/m². O peso vai variar principalmente com o tipo de estrutura de fixação que será utilizado.
Que tipo de danos podem sofrer as placas solares? Os placas fotovoltaicas podem sofrer danos elétricos - geralmente causados por mau contato ou sobre aquecimento - e danos mecânicos - devido a choques mecânicos, vento, pedras ou granizo.
Indo direto ao ponto, a vida útil de um painel solar é de 25 a 30 anos — inclusive esse é o prazo que as fabricantes costumam dar como garantia. Contudo, algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar os 40 anos.
Antes de iniciar qualquer manutenção do sistema de energia solar, é preciso desligá-lo, e essa regra é válida também para a limpeza das placas solares. Por isso, antes de qualquer coisa, desligue a chave interruptora na string box para garantir a segurança no procedimento.
Quantas placas de energia solar para gerar 500 kWh?
Nessa média citada acima, dá para ter uma noção similar de ideia do preço de um sistema de energia solar também. Por isso, imagine que você vai precisar de algo em torno de 12 a 16 placas solares para gerar 500 kWh para o seu imóvel. Isso porque, cada painel solar consegue gerar entre 24 e 40 kWh ao mês.
Em geral, apenas jogar água com uma mangueira já é suficiente para limpar as placas. Porém, caso elas estejam mais sujas ou encardidas, talvez seja preciso usar um pano, rodo ou escova macia.
Em relação ao melhor horário para a limpeza, o recomendado é logo de manhã, assim que amanhecer, preferencialmente em um dia nublado. Assim, dá para aproveitar o orvalho para amolecer as sujeiras e removê-las mais facilmente. Além disso, há menos perda de produção durante a limpeza.
A forma de limpeza dos módulos depende do tipo de sujeira. A poeira simples pode ser limpa só com água e uma esponja, pano úmido ou limpador de janela. Só se for necessário pode-se usar detergente neutro. Mas, lembre-se de limpar bem os módulos depois para eliminar todo o resíduo.
Não pode andar em cima de sistemas fotovoltaicos. Apesar do painel aparentemente aguentar o peso de um adulto sem aparentar danos ou deformidade, as células fotovoltaicas que ficam abaixo da proteção de vidro são extremamente frágeis e podem ser danificadas quando aplicado muita força em um único ponto do módulo.
“Na folha de dados você pode descobrir que a temperatura de operação do painel é de -40 ℃ a +85 ℃. No nordeste da China, pode ocorrer até -30 ℃ ou menos no inverno, e ainda assim a placa pode funcionar muito bem”, destacou.
Isso significa que, para produzir a sua potência máxima nominal (Pmax), conforme ele é classificado na ficha técnica, o painel solar não pode ficar mais quente do que 25°C.
Este gerador de Energia Solar residencial, produz através dos 14 painéis entre 250 kWh/mês até 560 kWh/mês variando de acordo com o local de instalação, isto se dá pela diferença de incidência de luz Solar no percorrer do território brasileiro.
O Gerador de Energia Solar possui potência instalada de 5,40 kWp sendo composto por 20 painéis que geram entre 350 e 792kWh/mês, baseado em dados do Estado do Rio Grande do Sul.
O Gerador de Energia Solar possui potência instalada de 3,24 kWp sendo composto por 12 painéis que geram entre 230 e 475 kWh/mês, baseado em dados do Estado do Rio Grande do Sul. É voltado a sistemas residenciais e comerciais, ambos conectados à rede de energia elétrica.
Este gerador de Energia Solar residencial, produz através dos 16 painéis entre 280 kWh/mês até 634 kWh/mês variando de acordo com o local de instalação, isto se dá pela diferença de incidência de luz Solar no percorrer do território brasileiro.
É possível zerar a conta de luz com energia solar?
Porém, isso não acontece e vamos te explicar os motivos por trás disso. Embora seja possível reduzir significativamente a conta de luz com energia solar, é improvável que seja possível zerá-la completamente.
O principal benefício da limpeza regular do painel solar é o aumento da eficiência energética do sistema. Com a limpeza, é possível remover os resíduos que se acumulam na superfície das placas, o que melhora a captação de energia do sol.