A temperatura ideal para a plantinha é entre 10° e 15°C. Assim, é necessário sempre ficar de olho em como plantar alho em clima quente, pois o calor pode ser muito excessivo para a hortaliça, podendo levá-la à morte. Por isso, nesses dias mais quentes, mantenha-a sempre em ambientes mais frescos.
As variedades de alho disponíveis no Brasil diferem a partir da duração do ciclo de produção. Há variedades precoces (ciclo curto, de 4 a 4,9 meses entre o plantio e a colheita), médias (5 a 5,9 meses) e tardias (ciclo longo, acima de 5,9 meses).
Como o alho é uma cultura de inverno, as regiões Sul e Sudeste do Brasil são mais adequadas para o plantio, com temperaturas médias mensais entre 13°C e 24°C. Na estação mais fria do ano, o ideal é que os termômetros marquem menos de 15°C para estimular o desenvolvimento inicial.
PLANTIO O mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Em terreno argiloso pesado, o melhor é cultivar em camalhões. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5.
Geralmente não formam os bulbos se a temperatura permanece acima de 25°C, por isso a recomendação. A temperatura ideal para o plantio de alho é característica de climas amenos durante o desenvolvimento das plantas e formação dos bulbos, seguido de meses mais quentes para a maturação correta dos bulbos.
A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca. Ela é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico.
Espere de três dias a uma semana, até que dentes de alho comecem a brotar. Assim que os dentes de alho desenvolveram raízes e alguns brotos é hora de serem plantados na terra.
A implantação de 1 hectare custou cerca de R$ 150 mil em 2020 e deve subir para R$ 180 mil neste ano. “A rentabilidade varia de 12% a 15%, mas depende muito da produtividade, que, além do uso da tecnologia, é impactada pelo clima. Em 2021, o clima foi bem favorável ao alho.”
Para começar, é preciso escolher um local ensolarado e bem drenado para plantar o alho. Em seguida, separe as cabeças de alho em dentes individuais e plante-os com a ponta para baixo, a cerca de 7 centímetros de profundidade.
“Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira quanto na segunda fase do quarto crescente”, acrescenta. Outra fase da lua é o terceiro quarto minguante. Esta fase, observa o técnico, é a ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes.
Em solo preferencialmente leve, bem drenado e rico em matéria orgânica, plante cada dente a uma profundidade de 3 a 5 cm, com a parte mais fina virada para a cima. Tenha o cuidado de espaçar um dentre do outro, entre 25 a 30 cm. As regas devem ser frequentes durante este período inicial do cultivo.
O alho apresenta boa resposta à adubação orgânica que pode ser feita tanto na forma de composto, de esterco de gado ou de aves completamente curtido. Para o esterco de gado ou composto, a quantidade recomendada é de 30 t ha-1. Quando o esterco for de galinha, recomendam-se 10 t ha-¹.
Se ao partir o bulbo, certifique-se de que o alho esteja com uma textura firme e com uma cor branca ou ligeiramente amarelada. Se notar que o alimento está acinzentado ou com algum tipo de mofo, descarte o ingrediente na hora, pois ele certamente está estragado.
O importante é seguir alguns cuidados quanto ao plantio, principalmente respeitando a época certa. Afinal, quando plantar alho? De acordo com informações da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, as melhores épocas para se plantar alho nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste são maio e abril.
Normalmente os bulbilhos são plantados a uma profundidade de 2 a 3 cm e os estandes, neste sistema de cultivo, variam de 350 a 450 mil plantas por hectare, dependendo do espaçamento utilizado. Tabela 5. Recomendações de densidade de plantio para cultura do alho em função do peso dos bulbilhos.
As datas recomendadas para semeadura vão de 20 de abril a 10 de maio e o transplante vai de 20 de junho a 10 de julho. A semeadura direta deve ser feita por volta do dia 30 de maio e a colheita é recomendada a partir de 1º de novembro.
O alho-poró tem um sabor parecido com o da cebola, onde o bulbo e as folhas podem ser usados crus ou cozidos, em saladas e refogados ou como ingrediente de preparações, como risotos, quiche, sopas, bolos, molhos, ensopados, massas, peixes e carnes.
As cabeças de alho estão prontas para a colheita quando as folhas mais velhas começam a amarelar e secar. Deve-se arrancar a planta inteira, sem destacar as folhas.