O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
O que acontece se colocar água normal no radiador?
Se você usar água comum da torneira, o que pode acontecer é que você estará acelerando o processo de corrosão, além de entupir os canais do radiador com depósitos minerais, podendo reduzir a eficiência do resfriamento do seu carro.
Qual a maneira correta de colocar água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil. Para isso, desenrosque a tampa e coloque a água aditivada.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Completar o radiador com água pura compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor. Gastos com retifica podem chegar a R$ 4 mil.
1 - Completar nível do radiador com água de torneira
Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
Pois, alguém explicou para um ouvinte nosso que se deve manter o motor ligado quando se completa o líquido de refrigeração, que se chamava antes de água do radiador. E não é nada disso, não é necessário manter o motor em funcionamento quando simplesmente se completa o nível do líquido.
Vale destacar que nunca se deve abrir o reservatório, também conhecido como vaso de expansão, com o motor ainda quente - o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves.
Mantém a temperatura estável: A combinação de aditivo de radiador e água desmineralizada ajuda a manter a temperatura do motor estável, prevenindo superaquecimentos e danos relacionados.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto a cor do aditivo. No mercado, é comum encontrar aditivos rosa e verde, normalmente em cores bem fortes. A cor não muda a composição, sua principal função é facilitar a identificação de vazamentos e definir a base do aditivo, que pode ser orgânico ou sintético, por exemplo.
Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar? Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido.
Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório.
'Nunca usei! Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.