As grandezas vetoriais, ou vetores, são caracterizadas por terem direção e sentido, além do módulo e unidade de medida. A direção é a posição da grandeza vetorial, no caso, horizontal, vertical ou diagonal. O sentido é a orientação do vetor, se está indo para cima, para baixo, para direita ou para esquerda.
Grandezas vetoriais: Além do módulo, necessitam da direção e do sentido para serem compreendidas. Exemplos: velocidade, aceleração, força, posição, deslocamento, etc.
Posição, velocidade, aceleração, força e quantidade de movimento são bons exemplos de grandezas vetoriais. Por exemplo, se quisermos saber a posição de algum local, é necessário que se aponte para uma direção. Nesse caso, o sentido do movimento é dado pela ponta do dedo. Figura mostra um vetor de módulo (tamanho) a.
Aprenda de maneira significativa: vetores e operações vetoriais
O que são grandezas vetoriais?
Grandeza vetorial é aquela que somente fica caracterizada quando conhecemos, pelo menos, uma direção, um sentido, um número e uma unidade. O deslocamento de uma pessoa entre dois pontos é uma grandeza vetorial.
O Sistema Internacional de Unidades é completamente escrito sobre sete unidades de medida básicas, baseadas nas grandezas físicas fundamentais: comprimento, tempo, massa, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de matéria, e intensidade luminosa.
Na Física, o conceito Força é uma grandeza vetorial que necessita de um módulo, de um sentido e de uma direção para ser representada, ou seja, necessita do conceito Vetor para sua representação.
Imagens vetoriais possuem esse nome porque os formatos são gerados a partir de vetores matemáticos. Ou seja, ao invés de termos o mapeamento de cada um dos pixels da imagem, teremos uma fórmula que indica uma forma. Isso significa que imagens vetoriais não possuem pixels.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Um vetor (geométrico) no plano R2 é uma classe de objetos matemáticos (segmentos) com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo módulo (intensidade). A direção é a da reta que contém o segmento. O sentido é dado pelo sentido do movimento.
Em outras palavras, os vetores (na Física) representam as grandezas vetoriais — que apresentam um valor numérico, direção e sentido — por meio de segmentos de retas. Como principais exemplos, podemos citar a força, a velocidade, a aceleração e o movimento.
Vetores são os animais (pernilongos, pulgas, mosquitos, ratos etc) que transmitem algumas doenças. Doenças transmitidas por vetores são aquelas que precisam de um intermediário para passar de um animal para outro, ou seja, essas doenças não são transmitidas pelo contato direto como as gripes e maioria das viroses.
Definição: Um vetor (geométrico) no espaço R3 é uma classe de objetos matemáticos (segmentos de reta) que tem a mesma direção, mesmo sentido e mesma intensidade. Esta classe de equivalência de objetos com as mesmas características é representada por um segmento de reta desta família (representante).
Na Física, temos como objetivo explicar a natureza e, para isso, fazendo diversas medições. Essas medidas podem ser grandezas escalares ou vetoriais. Vetores são grandezas que apresentam: Modulo, Direção e Sentido.
As grandezas físicas, com suas unidades do sistema internacional e suas respectivas abreviações são: tempo (segundo, s); massa (quilograma, kg); comprimento (metro, m); temperatura (kelvin, K); quantidade de substância (mol); corrente elétrica (ampere, A), intensidade luminosa (candela, cd).
No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.