As fezes dos animais tanto dos bovinos, equinos e galinhas, contém altas concentrações de nitrogênio, portanto se usado diretamente no solo pode queimar as raízes das plantas.
Utilizar o esterco sem passar por esse processo, pode queimar a sua cultura e fazer mal à sua saúde. Uma das formas de curtir esterco de gado é formar uma pilha com o material, umedecer todos os dias, e, a cada dois dias, revirar esse material.
A boa notícia é que você mesmo pode fazer um adubo com o esterco bovino, por ser um resíduo orgânico. Dessa forma você reduz a agressão ambiental e ainda dá aquela força para que as plantas e o pasto fiquem mais fortes. Inclusive, você consegue ter até uma renda extra comercializando esse tipo de adubo orgânico.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).
Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. As larvas que eclodem desse material já terão completado seu ciclo e voado para longe dali e os microorganismos que ajudam a decompor a matéria orgânica também terão voltado ao solo.
1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
Indicado para defumação de residência e comércio. Podendo misturar com qualquer outra erva. Produto 100% natural. Ideal utilizar em Turibulo e brasa de carvão.
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
Um subproduto no momento em que está sendo feita a curtição é o “chorume”. Para manter a higiene e evitar doenças, o lugar onde os animais ficam tem que ser lavado, pelo menos uma vez por dia. A água misturada com urina e com o próprio esterco cria o chorume.
O conteúdo de nitrogênio do fertilizante pode ser prejudicial à algumas plantas se o esterco não for devidamente compostado antes do seu uso. Sem a compostagem, que suaviza o nitrogênio, o esterco de galinha pode queimar e matar as plantas do seu jardim.
Qual a diferença entre esterco de vaca e de galinha?
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
Como produzir energia através de esterco de animal?
Nesse processo, o esterco é separado da serragem por uma máquina e depois vai para um biodigestor. Para evitar contaminação, o solo é protegido por uma manta. Depois, os dejetos passam por um processo chamado biodigestão. A queima do gás metano, produzido durante esse processo, é o que faz o gerador funcionar.
Conclui-se que o uso do esterco de curral (bovino) puro pode substituir o substrato com terra na produção de mudas de café, de preferência usando o esterco fresco, sem curtir, ou um curtido de boa qualidade. O uso do esterco puro pode se constituir em alternativa para evitar infestação por nematoides nas mudas.
Matéria orgânica: farinha de osso, torta de mamona, esterco de vaca ou galinha, devem ser decompostos em seus íons para serem absorvidos pelas raízes. Para os inorgânicos, podemos dizer o contrário. A tendência da floricultura moderna é o uso de fertilizantes inorgânicos.
Além do volume, deve-se atentar para a composição desses resíduos, em função do baixo aproveitamento dos alimentos ingeridos pelos animais, que varia, em média, entre 35% e 45% para os componentes nitrogênio, fósfo- ro e potássio; e de 60% para a matéria orgânica (Kiehl, 1985).
Quantos quilos de esterco uma vaca produz por dia?
A produção diária de esterco (fezes + urina) dos bovinos leiteiros é aproximadamente 10% de seu peso corporal, o que representa, na maioria dos casos, uma quantidade de 45 a 48 kg/vaca/dia.
A eficiência de cada um deles varia entre si, já que possuem composições diferentes. O esterco de galinha, por exemplo, é mais rico em nitrogênio do que o esterco bovino. Já que são expelidas junto às fezes.
Um fluxo de ar com temperatura de pelo menos 20º C é suficiente para secar o esterco. Com uma maior temperatura e menor umidade relativa deste fluxo de ar, tem-se um resultado ainda melhor. A estrutura também pode variar quanto ao posicionamento, sendo instalada no fundo ou na lateral do galpão.
O armazenamento adequado e o curtimento do esterco bovino são etapas importantes para garantir que ele haja de forma eficaz e segura. Primeiramente, a armazenagem deve ser um local afastado da produção animal e distante de cursos de água para evitar contaminação ambiental.
O esterco é empilhado em camadas diretamente no chão, intercalando uma camada de restos vegetais com uma de esterco. Atentar para os níveis de umidade das pilhas de compostagem: a melhor faixa está entre 40 e 60% e o material deve apresentar aspecto úmido, sem, todavia, escorrer água quando prensado.